quinta-feira, 1 de abril de 2021

O fenómeno dos Podcasts

Provavelmente muitos de vocês já ouviram o termo Podcasts e muitos são também consumidores deste tipo de conteúdo que tem ganho cada vez mais ênfase nos últimos anos. Mas afinal o que é um Podcast? Podcast pode definir-se como uma série de episódios que em vez de serem em vídeo como estávamos habituados, são ficheiros em áudio que qualquer pessoa consegue aceder nas diversas plataformas de streaming disponíveis, desde o Spotify ao Apple Podcasts.


Contudo, quem pensa que este termo é novo, engana-se, oficialmente o termo podcast surgiu em 2004 por Adam Curry, um ex-VJ da MTV, e chegou a Portugal logo no ano seguinte, tendo o Blitzkrieg Bop, de Duarte Velez Grilo sido o podcast pioneiro no nosso País. Este tipo de conteúdo ficou meio que adormecido durante alguns anos tendo se tornado um fenómeno emergente nos últimos anos. Por exemplo, nos EUA, o principal mercado de Podcasting, em 2006 apenas 22% da população estava ciente do termo, comparado aos 75% em 2020. O crescimento é abismal e Portugal não é exceção.

Em termos de assunto, existe podcast para todos os gostos, desde a comédia, à informação, à criminalidade ou mesmo sociedade e cultura. Em Portugal o Top dos Podcasts, é constituído pelo “Tubo de Ensaio” de Bruno Nogueira, "Extremamente desagradável" por Joana Marques, “Ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota e “O homem que mordeu o cão” dor Nuno Markl, podendo-se afirmar que sem dúvida a comédia domina o mercado de podcasting no nosso país.

No entanto, tal como todas as plataformas de conteúdos, os podcasts têm se tornado palco de marketing e advertising, sendo assim um instrumento valioso nesse aspeto. O número de influenciadores e criadores de conteúdo, canais de rádio e comunicação que criam o seu próprio podcast tem crescido evidentemente, assim como as marcas começam a apostar em patrocínios dos mesmos para ganhar mais visibilidade. Enquanto que, por exemplo, a maioria dos influenciadores utilizam o podcast tanto para se mostrar mais ao público e assim criar uma relação mais pessoal intensificando a sua influência como para diversificar a sua marca pessoal, as marcas utilizam-no como outra plataforma de comunicação.

Pessoalmente, consumo mais podcasts estrangeiros que nacionais, e todos esses têm diversas pausas ao longo do episódio dedicadas aos patrocinadores, os conhecidos anúncios, dando assim mais visibilidade às marcas. Na minha opinião os podcasts são uma plataforma que não deve ser ignorada pelas marcas, pois tal como o Instagram ou o Youtube, pode ser utilizada com o mesmo propósito e dado o seu crescimento nos últimos anos, torna-se cada vez mais uma mais valia para o marketing.

E vocês o que acham deste tema?

Fonte 1

Fonte 2

Fonte 3

2 comentários:

  1. Olá, Sara!

    Sem dúvida que, pelo menos em Portugal, os podcasts ainda são muito ignorados enquanto meio para publicidade. A meu ver, isso acontece porque as marcas ainda não perceberam nem o potencial nem como podem atuar neste formato e porque a indústria portuguesa ainda está no início. A grande maioria dos podcasts em Portugal não tem números significativos que atraiam marcas. Os que têm ou pertencem a rádios ou são criados por figuras públicas, ou seja, pessoas que já tinham o seu público, como se pode ver pelos exemplos do top charts.

    Enquanto o anúncio puro e duro ainda não é muito usual, o que já começa a acontecer é, dentro dos poucos podcasts com grandes números, as marcas patrocinarem um que seja adequado à sua identidade e depois os podcasters inserem o tema algures durante o episódio.

    Daqui a uns anos, acredito que a aposta seja maior, porque, efetivamente, quem ouve um podcast quer mesmo ouvir e acaba por ter mais tempo e disponibilidade para ouvir um anúncio, ao contrário do que acontece nos outros meios já saturados, como o instagram em que, num simples scroll pelo feed, encontram-se várias marcas a serem anunciadas. Por exemplo, no caso dos humoristas, os podcasts são um grande meio de divulgação de espetáculos. Apesar de um post no instagram ter muito maior alcance, a referência num episódio do podcast tem maior taxa de conversão no que toca à venda de bilhetes. Portanto, para as marcas que ainda têm as suas dúvidas, parece-me uma boa prova de como funciona este meio.

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  2. Ouço vários Podcast do Expresso e, ao nível da publicidade, há, de facto, a dita publicidade "pura e dura". O Podcast simplesmente para e surge uma publicidade sobre a TAP ou o BPI, ou mesmo antes de o podcast começar.

    A audiência ainda é curta, mas acredito que em breve possam haver mudanças e comecemos a deparar com mais publicidades, sejam elas mais agressivas ou subtis como já se tem vindo a verificar na rádio.

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