quarta-feira, 31 de março de 2021

Campanha Dove: Show Us. It’s On Us.

A Dove distingue-se no mercado pelas suas campanhas únicas, que têm como objetivo enaltecer as diferentes características físicas das mulheres, tentando acabar com os estereótipos de beleza que perpetuam na sociedade. Uma das mais conhecidas é a “Campaign for Real Beauty”, lançada em 2004. A principal mensagem era celebrar as diferenças únicas das mulheres e não ignorá-las, pelo que selecionaram mulheres cujas aparências estão fora das normas estereotipadas de beleza, por exemplo, mulheres mais velhas com rugas, mulheres com excesso de peso, entre outros.

Após um estudo realizado pela Dove, esta concluiu que 70% das mulheres continuam sem se sentir representadas nos media e na publicidade. Sendo assim, decidiu que era altura de mudar esta realidade.

Em 2019, a Dove criou o projeto #ShowUs em parceria com a Getty Images, Girlgaze e mulheres de todo o mundo, para mudar a perceção de beleza a nível global. Este projeto consiste numa coleção de mais de 10 000 imagens, que oferecem uma visão mais inclusiva da beleza.

No entanto, não se ficou por aí. Em 2020, lançou a campanha “It's On Us", uma extensão do projeto #ShowUS, com o objetivo de invadir a indústria publicitária com os modelos de beleza real do projeto #ShowUs. Cada modelo encoraja a inclusão, através de uma mensagem simples “If you choose me, and show me as I really am, Dove will cover the cost of my appearance fee”.

A Unilever está, então, a subsidiar o custo da contratação de modelos de beleza real por outras marcas, visto que se comprometeu a promover a diversidade e a inclusão na publicidade, de modo a fazer avançar a indústria publicitária. Assim, deixa este apelo a outras marcas:

        “Dear brands, together, we can drive change and empower women by striving for a more inclusive representation of beauty. It’s on us to change the media and advertising for the better.”

Até ao momento, algumas marcas já se juntaram à Dove, para para mostrar ao mundo uma visão mais inclusiva e diversificada da beleza, nomeadamente, a Magnum, Krispy Kreme, Cif e Nedbank.

Sugiro que vejam o vídeo!


O que acham desta campanha? Será que o esforço da Dove terá um impacto significativo na indústria publicitária?

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2 comentários:

  1. Olá Maria!

    Sem dúvida que este tipo de iniciativas tem um impacto gigante tanto na sociedade como na reputação da própria marca. Estamos numa era que o negligenciar ou exclusão de causas como a integração de todos os tipos de beleza pode ser bastante prejudicial para uma organização ou marca. Temos o exemplo da Victoria Secret, que após ter sido acusada pela falta de diversidade cultural nas suas modelos e estreitos conceitos daquilo que uma mulher deveria parecer, as vendas começaram a diminuir e chegaram mesmo a cancelar o seu legendário "Fashion Show" após 23 anos.

    Assim, respondendo à tua pergunta, na minha opinião a Dove foi extremamente inteligente em avançar com esta campanha, pois para além de ter um impacto positivamente significativo na sua reputação, também serve de incentivo para outras marcas seguirem o mesmo caminho e continuar a mudança na indústria publicitária.

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