terça-feira, 11 de maio de 2021

Influencers com mais de 50 anos melhoram os resultados da Nestlé

Com o objetivo de beneficiar das vantagens do influencer marketing, a Nestlé começou uma parceria com a agência Fizz que englobou 21 marcas, incluindo as da seção de health and science, tais como a Nutren Senior. Esta marca caracteriza-se por produtos direcionados a indivíduos a partir dos 50 anos, público esse que apesar de não ter uma presença no mundo online tão ativa como os jovens,  representam uma parte significativa dos utilizadores da internet. Assim, a Nestlé teve de adaptar a sua estratégia de marketing da melhor maneira possível para obter os resultados pretendidos.

Primeiro, a marca começou por fazer uma seleção de influencers. Foram escolhidos os influencers com idade igual à do público alvo (50 anos ou mais), permitindo uma relação mais próxima entre ambos. De um total de 28 influencers, 26 tinham idade superior a 50 anos, entre os quais o ator Ary Fontoura (2, 7 milhões de seguidores no Instagram). Adicionalmente, também foram selecionados influencers com um público mais jovem, como por exemplo a Anna Carolina Apocalypse (81,1 mil seguidores no Instagram), de forma a que possam influenciar os seus pais e avós a comprarem produtos da marca.


    
Com esta jogada de marketing, a Nestlé aproveitou as redes sociais com a ajuda dos influencers para divulgar os seus produtos, comunicar de uma forma fácil e rápida com os consumidores e ganhar notoriedade. Assim, a marca conseguiu desenvolver uma relação mais forte com o cliente através do influencer, suscitando o interesse e a curiosidade no consumidor pelos produtos divulgados. Isto porque a Nestlé escolheu influencers com características semelhantes às do seu público alvo, aumentando a proximidade entre as duas partes, tornando a comunicação mais simples. O segredo consiste na criação de uma narrativa que traga representatividade, pois não se trata apenas da venda do produto, mas sim da relação com o cliente. 

Graças a todo este processo, a Nutren Senior aumentou o seu alcance em 30% e apresentou um crescimento de 58% em citações relacionadas com a marca. A Nestlé tem trabalhado também com outras marcas - Nutren Beauty, Nutren Protein, ... – que sentiram um aumento de 20% no seu alcance e um crescimento de 230% em impressões.

E vocês, consideram que a Nestlé utilizou o influencer marketing de forma inteligente?

Fonte

2 comentários:

  1. Olá Catarina! Fiquei fascinada com o teu post! A verdade é que a imersão dos Baby Boomers e da geração X no digital está a aumentar cada vez mais. Considero que, atualmente, a todo o lado que vamos o mundo está mais digitalizado, desde ecrãs para realizar pedidos, caixas automáticas, etc. Apesar de algumas pessoas de idade superior terem aversão e medo das tecnologias, outras são muito curiosas e gostam de saber e aprender mais sobre elas, assim como interagir com os dispositivos. Acredito que o maior incentivo para as pessoas aderirem a todo o mundo tecnológico vem na tentativa de acompanhar os seus descendentes e querem ser os "avós/pais cools" que sabem usar a tecnologia. Inicialmente, eram os descendentes a incentivar o ensino dos mais velhos ('isto é fácil , faz-se assim e assim. agora podes fazer sozinho'), mas já assisti e convivo com pessoas que dizem "vi isto, gostava de fazer igual, mas não percebo como, podes ensinar-me?". Podemos perceber que a geração Baby Boomers e X estão a mergulhar no habitat da geração Millennial e Z. Por isso, apesar da pouca quantidade de pessoas de 50 anos para acima se encontrarem nas redes socais, acredito que este número tem tendência a aumentar.
    Deste modo, como as redes sociais estão a ficar cada vez mais abrangentes a nível de temáticas e idades, acredito que a Nestlé utilizou uma estratégia inteligente. Quer queiramos quer não, irá aparecer sempre publicações que darão a influencers ou publicidades, sendo que a primeira torna-se menos invasiva se o próprio utilizador segui-lo, considerando e ponderando a experimentação do produto.
    Como os millennials e a geração Z são os utilizadores dominantes do Instagram, acredito que as gerações antecessoras ao encontrarem pessoas de sua idade no meio tendem a criar uma espécie de relação mental, quase como se fosse um grupo em que a afinidade é a idade e sentem uma ligação imediata, pois não é muito comum naquele meio. Desta forma, acredito que essa situação impactou positivamente na estratégia adotada pela Nestlé, porque dirigiu-se uma comunidade no Instagram que se sentem ligados perante os influencers utilizados.

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  2. Olá Catarina! Muito interessante este seu post, uma iniciativa original e inteligente da Nestlé. Claro que o Marketing já deu uma designação própria a estes Baby Boomers "cool" e digitais com mais de 50 anos: são os Silver Surfers e há quem diga que vão representar (ou já representam) um futuro promissor na Internet...

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