quarta-feira, 30 de março de 2022

Será este o futuro?

A pandemia COVID-19 trouxe consigo um despertar da consciência de muitos de nós para as Criptomoedas, NFTs, Metaverso, e tantos outros conceitos de uma realidade misteriosa, curiosa e um tanto-quanto duvidosa para muitos dos que pela primeira vez prestaram atenção a este potencial “mundo novo”.

Dentro desta visão futurista cabem todo o tipo de novas realidades, quer seja a vertente financeira, talvez o seu lado mais bem conhecido de todos através da Bitcoin, passando pela arte digital com os NFTs, e mesmo um mundo virtual chamado Metaverso onde podemos perceber algumas implicações para o marketing e para áreas como o retalho de moda, que estaríamos longe de imaginar que fosse possível.

Algumas notícias têm títulos surpreendentes,  “DKNY opens digital store during Metaverse Fashion Week” ou mesmo um press release da Tommy Hilfiger onde o titulo é “Tommy Hilfiger joins inaugural Decentraland metaverse fashion week in partnership with Boson Protocol”, no qual o seu criador admite que estaria longe de imaginar que a marca que carrega o seu nome lançada em 1985, fosse participar em semanas da moda num mundo totalmente virtual em 3D, onde segundo o site Retaildive.com, para além da apresentação das coleções tiveram lugar discussões, concertos e festas, como se de uma semana da moda real se tratasse.

Mas afinal o que é o metaverso e qual a sua implicação para o marketing?

Metaverso pode ser definido como um mundo virtual que decorre em paralelo no tempo com o mundo real, onde os utilizadores podem participar através de uma personagem avatar, em que tecnologias como a realidade aumentada e realidade virtual muitas vezes entram em ação. A sua definição envolve 6 características principais:

  •       Sempre ativo
  •         Existe em tempo real
  •           Os utilizadores têm existência individual e independente
  •           Universo contido em si mesmo e totalmente funcional
  •           Existem diversas plataformas com comunicação entre si
  •           User-generated content

São plataformas de realidade virtual que querem ser muito mais do que um jogo, pretendem ser uma extensão da realidade e fundir-se com o normal decorrer da vida real, nas quais confluem já milhões de utilizadores, principalmente da geração Z e Millennials.


Assim e segundo o site InfluencerMarketingHub.com existem já inúmeras formas de tornar estas plataformas locais de interação com os consumidores, materializadas de diversas formas, quer sejam outdoors ou mupis virtuais, publicidade num jogo de futebol, lojas virtuais, showrooms virtuais e até eventos especiais criados pelas marcas como o caso do Gucci Garden Archetyes ou o Balenciaga: Afterworld.

A disrupção é tal que muitas das principais marcas de luxo da indústria da moda tentam estar presentes nestas plataformas, porque existe a possibilidade de venderem artigos virtuais com que os consumidores podem personalizar os seus avatares. Existe até o caso gritante de uma marca (RTFKT) que vendeu no espaço de 5 minutos o equivalente a 3 milhões de dólares em sneakers virtuais.

Será que no futuro o nosso guarda-roupa será mais digital do que real???  Estaremos preparados para viver ainda mais online? E será que realmente as pessoas querem fazer esta transição?

Independentemente disto, as marcas não podem ignorar a sua existência e devem estar conscientes do que se tratam estas plataformas, como interagem os seus utilizadores e aquilo que procuram quando as utilizam, porque as oportunidades de negócio são reais, como provam alguns exemplos de artistas/marcas completamente desconhecidas, o melhor é estar presente e saber como fazê-lo.

https://influencermarketinghub.com/metaverse-marketing/

https://www.voguebusiness.com/technology/dimension-studio-how-fashion-is-being-brought-to-the-metaverse

https://influencermarketinghub.com/metaverse-websites/

https://www.forbes.com/sites/forbesbusinessdevelopmentcouncil/2021/12/21/why-the-metaverse-is-marketings-next-big-thing/?sh=444bb95325f0

https://www.businessinsider.com/inside-marketing-and-advertising-in-the-metaverse-2022-1

https://www.retaildive.com/news/tommy-hilfiger-dkny-and-other-brands-to-participate-in-metaverse-fashion-w/620955/

https://www.retailgazette.co.uk/blog/2022/03/dkny-opens-digital-store-during-metaverse-fashion-week/


3 comentários:

  1. Olá João, bem vindo ao blogue! Concordo que a transição para esta nova realidade é (felizmente ou não) inevitável. Aproveito para deixar aqui mais um exemplo, a da loja da Benetton em Milão: https://marketeer.sapo.pt/benetton-entra-no-metaverso-com-experiencia-imersiva-na-loja-fisica/

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  2. Olá João! Também concordo que esta nova realidade veio para ficar e vai estar cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. No caso em específico do metaverso, para além dos benefícios que poderá trazer à vida de cada um de nós, também poderá representar uma vantagem competitiva para as marcas que nele apostarem. Deixo aqui um artigo muito interessante sobre algumas marcas que já fazem usufruto do metaverso, bem como sobre o futuro desta nova realidade: https://tnews.pt/o-metaverso-pode-ser-uma-nova-forma-de-as-marcas-se-conectarem-com-os-consumidores/. Saliento, neste artigo, a estimativa da empresa de tecnologia Wildbytes de que "(...) nos próximos cinco anos 70% das grandes marcas estarão presentes no Metaverso."

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  3. Realmente, com a evolução da tecnologia que está cada vez mais modernizada e o desenvolvimento de tecnologias digitais, a expansão das marcas para estes novos horizontes seria inevitável.
    Com a criação de obras únicas digitais (como os NFT's), o novo mundo dos jogos online cada vez mais avançados ou a realidade virtual, este mundo é simplesmente perfeito para marcas ou empresas de vários ramos lançarem campanhas ou até publicidade simples.
    Podemos verificar cada vez mais uma massiva adesão e este mundo, então claro, para se afirmarem, as marcas podem criar diversos tipos de produtos/serviços que no mundo real até seriam impossiveis. Então este sim, será um mundo cada vez mais real no nosso quotidiano e gerará cada vez mais atenção das marcas.
    Bom artigo de explicação.

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