quarta-feira, 25 de maio de 2022

Netflix em live streaming

O gigante do streaming estará a equacionar a possibilidade de transmitir certos programas em direto, o que permite que os espectadores consigam ter uma participação ativa, por exemplo, em votações. E assim, poderá estar em causa uma revolução na participação dos utilizadores da plataforma de streaming. A Netflix está pela primeira vez a explorar a possibilidade de transmitir em direto. Esta iniciativa, que se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, significaria que os espectadores seriam capazes de, por exemplo, votar em certos programas de talentos ou concursos. 

Para os entusiastas de reality shows, já imaginaste escolher o vencedor do "The Circle" por exemplo? Um pouco parecido com a experiência que foi feita na série “Black Mirror” ou em conteúdos infantis já disponíveis.

O live streaming pode também representar a existência de séries sem guião ou diretos especiais de comédia, mas que talvez tivessem uns segundos de atraso para salvaguardar eventuais situações como estalos em direto😊

O cerco começa a apertar, com a maior perda de subscritores da Netflix em dez anos, já está a ter efeitos reais nas decisões da plataforma de streaming. Além destas alterações na forma de comunicar com os utilizadores e aumentar o seu engagement, a plataforma também está em fase de redução de custos.

A empresa decidiu cancelar a série infantil de animação idealizada por Meghan Markle, intitulada provisoriamente de "Pearl", e ainda em desenvolvimento. A Netflix já tinha anunciado, entre outras estratégias, cortes no investimento de conteúdos perante a perda de 200 mil subscritores no primeiro trimestre de 2022. Além desta, também já cancelou outras duas séries infantis de animação que estavam em desenvolvimento. 

E tu o que achas da utilização do live streaming pela Netflix? Achas que irá conquistar mais seguidores ou apenas fidelizar os existentes?


Fontes:

https://magg/cultura/artigos/netflix-transmitir-em-direto; 

https:magg//cultura/artigos/o-cerco-comeca-a-apertar-a-volta-da-netflix-plataforma-cancela-serie-de-meghan-markle

5 comentários:

  1. Artigo muito interessante que mostra sobre uma nova estratégia de atrair mais clientes devido a maior perda de subscritores em 10 anos de Netflix. Sinceramente não acredito que a transmissão de programas em direto será um atributo que trará mais clientes.
    No meu ponto de vista, a melhor forma de atrair mais público é produzindo séries e filmes de bom conteúdo. A transmissão em direto seria somente uma mais valia ao atual cliente e provavelmente aumentaria a fidelização.

    ResponderEliminar
  2. Primeiramente obrigado pela partilha.
    Acredito que um modelo de Live Streaming será atraente para quem gosta de programas de reality TV e concursos. Assim irão ter um input e sentir que são parte do programa. Como uma Eurovisão on-line.
    Mas, ao mesmo tempo, todos os que não são fãs desse tipo de programas não serão atraidos. A Netflix tem perdido muitos usuários por várias razões, atualmente tem mais concorrência, os concorrentes tem novas séries e filmes de propriedades intelectuais que a Netflix não tem (Disney, Star Wars, Simpsons, etc.) e claro, uma queixa constante que esta tem é a de cancelar séries após a primeira temporada, algo que revolta os fãs e que a concorrência já aprendeu a não fazer.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana. Penso que este novo método vai fidelizar o consumidor, sim, mas também atrair novos. Isto, porque sendo um formato diferente, com mais participação por parte do consumidor e com mais "novidade", vai acabar por atrair mais mercado para a Netflix. Ansiosa para ver como vai funcionar! :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que fiquei presa quando fizeram o primeiro teste na série "Black Mirror". Testei todas as hipóteses possíveis e todos os finais possíveis, o que é demonstrativo, de quanto esta opção pode viciar e até fidelizar o cliente.

    ResponderEliminar
  5. Também gostei muito da parte interativa do episódio de "Black Mirror" e também revi algumas vezes. Lembra-me um pouco alguns jogos de consolas, em first person, em que mediante as ações tomadas no desenrolar do jogo, afetam a história da ação, potenciando vários desfechos para o jogo. Nesta caso poderemos dizer que é uma estratégia de gamification? pode ser, mas de facto a parte interativa é muito atraente e poderá atrair novo público.
    Quando ao live stream faz sentido tem potencial para cativar novos clientes promovendo transmissão de espetáculos ao video, não só de comédia mas também de música, aliciando novos públicos.

    ResponderEliminar