terça-feira, 21 de março de 2023

Criptomoedas e Marketing Digital: como se relacionam?

Certamente, muitos de vocês já ouviram falar em criptomoedas mas não percebem bem em que consistem ou como estas podem vir a ser importantes no futuro. 

As criptomoedas são uma forma de dinheiro digital, ativos sem “valor intrínseco”, que podem ser utilizadas para fazer compras ou até mesmo para investir. A principal diferença das criptomoedas face às moedas tradicionais, como o Euro ou o Dólar, é que não são emitidas por nenhum governo nem verificadas por um banco. Em vez disso, as criptomoedas são transferidas diretamente entre utilizadores, num sistema peer-to-peer, sem intermediários ou supervisão. Assim, é possível transferir fundos entre indivíduos/ entidades em qualquer parte do mundo sem ser necessário confiar numa entidade terceira para executar essa tarefa

As criptomoedas são uma forma de dinheiro digital, ativos sem “valor intrínseco”, que podem ser utilizadas para fazer compras ou até mesmo para investir. A principal diferença das criptomoedas face às moedas tradicionais, como o Euro ou o Dólar, é que não são emitidas por nenhum governo nem verificadas por um banco. Em vez disso, as criptomoedas são transferidas diretamente entre utilizadores, num sistema peer-to-peer, sem intermediários ou supervisão. Assim, é possível transferir fundos entre indivíduos/ entidades em qualquer parte do mundo sem ser necessário confiar numa entidade terceira para executar essa tarefa.

Esta moeda digital utiliza criptografia de maneira a garantir a segurança das transações e controlar a criação de novas unidades. A Bitcoin é um dos exemplos mais conhecidos e mais antigos de criptomoeda mas existem muitas outras, como Ethereum, Ripple e Litecoin, entre outras.

É notório o crescente impacto que a criptomoeda tem provocado no marketing digital. Muitas empresas, hoje em dia, já começam a usar as criptomoedas nas suas estratégias de Marketing Digital, dada a enorme falta de transparência do mercado e dada as vantagens que estas podem proporcionar.

Uma das principais maneiras de adesão por parte das empresas a este método é através da aceitação desta moeda digital como forma de pagamento, tornando os pagamentos mais rápidos e mais seguros em transações online. Além disso, estas não exigem a necessidade de um intermediário para a realização das transações financeiras, o que pode reduzir os custos para as empresas.

Com a popularidade crescente das criptomoedas, as empresas podem investir em marketing digital para atrair novos clientes e criar uma presença forte no mercado. Cada vez mais se tem verificado um aumento da procura por parte de novos clientes que preferem utilizar este método de pagamento. Assim, as empresas que adiram a este meio poderão vir a aumentando a sua carteira de clientes.

Outro impacto importante da criptomoeda no marketing digital é a criação de novos modelos de negócios, como as ICOs (ofertas iniciais de moeda). As ICOs são uma forma de crowdfunding que permite que startups levantem dinheiro de investidores em todo o mundo, oferecendo tokens de criptomoeda em troca de investimento. Isso pode ajudar as empresas a obter o capital necessário para desenvolver novos produtos e serviços, sem a necessidade de passar pelo processo de arrecadação de fundos tradicional.

Além disso, a criptomoeda também pode ser usada como uma forma de recompensa para incentivar a participação em campanhas de marketing digital, como programas de referência e recompensas para compartilhas de conteúdo. A criptomoeda pode ser oferecida como recompensa para os clientes que compartilham conteúdo ou para aqueles que indicam novos clientes para a empresa.
Em suma, as criptomoedas têm o potencial de impactar positivamente o marketing digital, ao oferecerem formas mais rápidas e seguras de pagamento, ao aumentarem a privacidade dos usuários e ao permitirem novos modelos de negócios.
De que mais maneiras consideras que as criptomoedas têm impactado o marketing digital? Já experimentaste o uso de criptomoedas? Como foi a tua experiência?

1 comentário:

  1. Boa noite Diana,
    Achei o teu post muito pertinente e completo, para além de que, pegas num assunto muito atual e relacionas com o marketing numa perspetiva que ainda não tinha pensado. Só para complementar a tua ideia, acho relevante vermos as principais desvantagens das criptomoedas para o marketing:

    Uma das principais desvantagens das criptomoedas no marketing é a sua volatilidade. O valor das das mesmas pode flutuar significativamente em um curto espaço de tempo, o que pode tornar difícil a previsão dos custos. Além disso, a incerteza em torno do valor futuro pode afetar a confiança dos consumidores.

    Além disso, as criptomoedas ainda não são amplamente aceites como forma de pagamento pelos comerciantes e retalhistas. Embora haja um número crescente de empresas que aceitam criptomoedas como forma de pagamento, ainda existem muitas - a maioria- que não o fazem. Isso pode limitar o alcance do público atingido por campanhas de marketing que utilizam criptomoedas como forma de pagamento.

    Por fim, a segurança também é uma preocupação. Embora as transações com criptomoedas sejam seguras, o roubo de senhas, por exemplo, pode resultar na perda de acesso às moedas, levando à desconfiança dos consumidores deste tipo de práticas.

    Porém, é também relevante ressalvar o potencial das mesmas, tal como tu referes no teu post, até porque as criptomoedas geralmente envolvem taxas muito mais baixas do que as transações com cartão de crédito ou débito; oferecem um alto nível de anonimato em comparação com outros métodos de pagamento e não são restritas a fronteiras geográficas e podem ser usadas para transações em qualquer lugar do mundo (Isso pode ser benéfico para empresas que desejam expandir seus negócios globalmente e atingir um público mais amplo).

    ResponderEliminar