domingo, 19 de março de 2023

Inteligência Artificial & Marketing: uma relação com futuro

A Inteligência Artificial (IA) refere-se ao desenvolvimento da tecnologia que trabalha no sentido de tornar um computador capaz de fazer previsões, tomar decisões ou reproduzir comportamentos humanos através de algoritmos, redes neuronais artificiais e machine learning.

A IA tem vindo a impactar o digital, sendo que tem trazido ferramentas úteis para o marketing, como por exemplo:

  • Chatbots - permitem uma comunicação sem barreiras temporais;
  • Análise preditiva - oferece a possibilidade de antecipar a procura, as escolhas e o comportamento dos consumidores;
  • Maior capacidade de personalização, de automação e de criação de conteúdos online - a IA consegue automatizar e customizar o conteúdo de forma a direcioná-lo eficazmente a cada utilizador de acordo com as suas preferências.

E quem é que não gosta de ter acesso a conteúdos personalizados e adequados ao seu estilo de vida? Principalmente, os nativos digitais da geração net!

São várias as empresas que adotam este tipo de tecnologia para satisfazerem os seus clientes e/ou potenciarem as suas vendas:

  • A Netflix utiliza algoritmos de IA que fornecem recomendações de filmes e séries a cada subscritor com base no histórico de cada um;
  • A Vodafone tem disponível um assistente virtual (TOBi) onde os clientes podem resolver os seus problemas;
  • Google dispõe de assistente virtual (Google Assistente), reconhecimento e agrupamento de imagens (no Google Fotos), cálculo do melhor percurso entre duas localizações (no Google Maps), sugestão de texto (no Gmail) e ainda pesquisa por voz;
  • O Minipreço integrou, recentemente, o ChatGPT ao WhatsApp para os clientes solicitarem sugestões de compras, refeições e receitas ao chefGPT.

No entanto e referindo algumas preocupações que advêm deste tema, a IA depende dos dados dos consumidores pelo que surgem preocupações ao nível da segurança e da privacidade. A capacidade de a IA automatizar o trabalho traz ainda o receio da substituição de pessoas por máquinas e, consequentemente, a perda de empregos.

Neste sentido, é também importante refletir sobre as limitações da IA. Será que a IA consegue reproduzir a criatividade de humanos? Será a IA capaz de lidar com emoções humanas e responder com inteligência emocional?

É difícil reproduzir totalmente as habilidades cognitivas humanas como sentir emoções, ter opiniões próprias e responder com base em experiências e vivências pessoais. Para além disso, a IA é dependente da qualidade e quantidade dos dados existentes. Pelo menos para já…

Na minha opinião, há determinadas tarefas que estão destinadas a serem desenvolvidas e trabalhadas por pessoas, mas a IA tem potencial para ser um ótimo complemento para os profissionais de marketing, uma vez que auxilia na tomada de decisão e permite otimizar e aprimorar as suas estratégias. É importante que se tenha em conta as potencialidades da IA, mas também os seus riscos ou limitações, para que se implemente esta tecnologia de forma sábia e consciente, criando assim mais valor no plano de marketing, pelo que considero que podem ser dois grandes aliados.

E porque também eu quis aprimorar esta publicação, achei boa ideia ter um “testemunho” de uma plataforma desenvolvida por IA e que tem vindo a demonstrar ser revolucionária, o ChatGPT, que diz que: “a IA transformou o marketing, fornecendo às empresas ferramentas poderosas para entender melhor os clientes e criar campanhas de marketing mais eficazes, dinâmicas e personalizadas” e o seu impacto “depende de como é implementada, se usada de forma responsável e ética, a IA pode trazer benefícios significativos tanto para as empresas como para os consumidores”, assim “o futuro da relação entre o marketing e a IA parece muito promissor e podemos esperar um crescimento contínuo e inovador nessa área”.

Agora pergunto-vos a vocês? O que acham da relação entre a IA e o marketing? Tornar-se-á numa relação duradoura? Conhecem mais exemplos de empresas que utilizam IA na sua estratégia?

Fontes:

Fonte 1     Fonte 2     Fonte 3     Fonte 4 

3 comentários:

  1. Olá, Marta!
    Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo post. Gostei da organização e da estrutura que aplicaste: enquadramento do conceito de IA; em seguida deste alguns exemplos da sua utilização e apresentaste casos de sucesso de marcas que utilizam a IA a fim de melhorar a experiência dos utilizadores; fazendo ainda referência das suas limitações e preocupações provenientes do seu uso. Também achei muito interessante a ligação que fizeste entre a IA e o marketing, e concordo inteiramente com o teu ponto de vista.
    A meu ver, é curioso, por vezes, a posição tomada pelo consumidor em relação à IA: por um lado admite que melhora a sua experiência, e por outro afirma que põe em causa os seus dados pessoais (RGPD). Naturalmente, uma acaba por ser a consequência da outra.
    No que toca à relação da IA com o marketing, acredito que sim, que vai ser duradoura. Vivemos numa era em que o consumidor espera ter tudo de forma quase instantânea, sendo que as suas necessidades alteram-se cada vez mais rápido. Desta forma, a IA atua como uma forma de acelerar os processos e providencia insights que permitem saber aquilo que o consumidor procura, sendo um aliado importante na tomada de decisão. Contudo, não posso negar que me assusta um pouco a ideia de que, num futuro próxima, a IA tenha a palavra principal no momento da tomada de uma decisão.
    Na minha opinião, e admitindo as potencialidades da IA, não creio que esta venha substituir a presença humana, pelo menos nas posições de topo de uma organização, dado não possuir as habilidades cognitivas humanas necessárias, como referiste.

    Uma vez mais, obrigado pela tua partilha e a continuação de um bom trabalho.

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  2. Olá, Marta!

    Desde já, gostava de te dar os parabéns pelo post espetacular que partilhaste. Em primeiro lugar é um tema bastante atual e que cada vez tem um maior impacto nas nossas vidas e está presente de uma forma contínua. A realidade é que, os conteúdos personalizados e o “agora”, são cada vez mais necessários, de modo que se está a tornar algo normal.
    Gostei da forma como abordaste, não só as facilidades da inteligência artificial, como referiste tudo o que isso acarreta, pois, as preocupações acabam por estar presentes, mas de forma momentânea. Quero acreditar que as limitações são importantes, uma vez que acho que o medo de não ser possível distinguir a realidade do virtual ainda é visível na nossa forma de pensar.
    Como também mencionaste, existem determinadas tarefas que estão destinadas a serem desenvolvidas por pessoas, mas que, sem dúvida, seria uma ótima ferramenta para os profissionais de marketing, de modo a expandir o real significado de marketing. Contudo, acho que é necessário existirem regras e limites para a utilização desta ferramenta, mas será sem dúvida uma relação duradoura.
    O ChatGPT é sem dúvida uma ótima adição à nossa vida, apesar de ficarmos sempre apreensivos, se as respostas são fiáveis.
    A Tesla tem trabalhado já há alguns anos com o desenvolvimento de processadores de IA para os seus veículos, sendo considerada umas das empresas que mais investe Inteligência Artificial.

    Muito obrigada pela partilha!

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  3. Marta, muito obrigada pela partilha.
    Eu acredito que a Inteligência Artificial-IA pode trazer muitos benefícios, principalmente para a área de Marketing. Há, no entanto, uma linha meio difusa entre buscar antecipar o desejo do cliente e a invasão de privacidade que isso pode causar. O profissional de Marketing deve atentar para essa questão.
    Como benefício, pode-citar o da Amazon que faz sugestões de livros; a empresa Uber que faz atualização dos preços em determinados horários e demandas, dentre muitos outros exemplos.
    Importante também ter ciência da importância do uso de forma supervionada (programadores humanos analisam os algoritmos) e não supervisionada (computador aprende com os padrões de comportamento do consumidor). Importante atentar para o uso adequado a fim de evitar problemas para a imagem da empresa.

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