terça-feira, 14 de março de 2023

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" foi o grande vencedor dos Óscares



Quando esta manhã vi no noticiário das 7 horas que “Tudo em Todo Lado ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor dos Óscares de Hollywood, de imediato pensei ter encontrado o tema para a publicação neste blogue. 

Pode parecer absurda a analogia do nome do filme com o tema da publicação, mas acreditem que tem uma intrínseca relação. 

O Marketing e as suas tendências atuais e futuras passam justamente pelo “tudo em todo lado e ao mesmo tempo”. Basta pensar na quantidade de vezes que fazemos scroll no ecrã do smartphone quando estamos numa loja física à procura do último modelo do casaco da moda, ou quando registamos aquela compra online para recolher na loja, é motivo para questionar, quem nunca? 

Coabitamos na chamada era do PHYGITAL, a integração entre o mundo físico e o digital, a imersão na macrotendência alicerçada nas estratégias online-to-offline (O2O). 

Pergunte-se então, onde podemos encontrar este conceito Phygital nas nossas interações de compra do dia a dia e como esta revolução impacta nas decisões de compra das novas gerações, nomeadamente a gen Z. 

Phygital é, portanto, o melhor de dois mundos – físico e digital. 

Sem necessidade de entrar no mundo do meta verso experienciámos em simples interações do dia a dia o conceito Phygital, do self-checkout, às lojas pop-up, ou a compra online para recolha click colect, são exemplos de como vivemos num mercado de estratégias multicanal, crosschannel ou omnicanal, onde o que verdadeiramente releva é ter tudo em todo lado ao mesmo tempo, é estar conectado e poder usufruir da interação com a loja física e vice versa. 

No entanto esta visão poderá ser redutora se não analisarmos o conceito phygital do ponto de vista da experiência do cliente e o quanto este aspeto influencia a opção de compra das novas gerações, nomeadamente a gen Y e Z. 

As novas tendências de mercado apostam cada vez mais na respostas aos estímulos do cliente, o que os move, os seus valores, a nova perspetiva de interação baseada em pressupostos de sustentabilidade, ativismo, autenticidade. A estratégia do mercado atual e futuro passa por responder às necessidades tangíveis dos consumidores, como são exemplo a qualidade, bem como das intangíveis, relacionados com as necessidades emocionais. 

Novos consumidores criam mercados novos e o grande desafio do marketing do futuro é projetar experiências atraentes, sensuais e únicas, fazendo uso direcionado dos serviços digitais para tornar a experiência de compra verdadeiramente agradável. 

Termino por onde comecei, o filme, Everything Everywhere All at Once incorpora elementos de vários géneros e meios cinematográficos, incluindo comédia absurda , ficção científica , fantasia , filmes de artes marciais e animação. É um filme metaverso e tiktokiano, que espelha a estratégia de marketing necessária para cativar público das novas gerações, que se reconhece nesta “loucura” de ação e emoção. Vamos então no caminho certo, o marketing cinematográfico a acompanhar tendências e a arrecadar prémios, é motivo para dizer, este filme é TOP. 

Fontes: 

Mau, G., Schweizer, M., Fleischer, A. (2023). Synthesis: Phygital – The Dawn of a New Age of the Senses. In: Mau, G., Schweizer, M., Oriet, C. (eds) Multisensory in Stationary Retail. Springer, Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-38227-8_15 
Wided Batat (2022) What does phygital really mean? A conceptual introduction to the phygital customer experience (PH-CX) framework, Journal of Strategic Marketing, DOI: 10.1080/0965254X.2022.2059775 
https://en.wikipedia.org/wiki/Everything_Everywhere_All_at_Once

2 comentários:

  1. Olá Susana!

    Desde já, adorei a interligação entre o filme que venceu os óscares 2023 com as tendências de marketing de hoje em dia.

    Sem dúvida, que o título “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” é uma síntese fiel em apenas 8 palavras ao que, especialmente, a geração Y e Z procura. Na era da informação e onde os estímulos são muitos, a geração net é um grupo em permanente “brain on”, onde a capacidade de um conteúdo gerar interação e captar a atenção é notável.

    Esta é também uma geração que quer sempre mais e mais, refletindo-se no multitasking e multiplataformas. Tal como referiste, o estar a fazer scroll no ecrã do smartphone quando estamos numa loja física à procura de algo é um bom exemplo de physical (“Tudo em todo o lado”), mas também do multitasking (“Tudo ao mesmo tempo”).

    O marketing está cada vez mais consciencioso em relação a estas correntes e, totalmente de acordo com o que mencionaste, procura responder e ir de encontro ao que os consumidores necessitam, de forma a vencer a atenção e apreço destes.

    Muito obrigada pela partilha!

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  2. A analogia que fazes com o titulo deste filme vencedor do Oscar de melhor filme e o marketing dos dias de hoje é extremamente pertinente. Depois de omnicanal e do seamless, o publico está cada vez mais exigente e agora quer ser surpreendido com marketing ultra-personalizado que pode aparecer em qualquer lado de todas as formas possiveis e em qualquer altura desde que de forma impactante e adaptada para gerar valor para cada um de nos. Uma nova revolucao a caminho.

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