terça-feira, 26 de março de 2024

Páscoa da Americanas SA (Empresa Brasileira)

Quem é Brasileiro ou imigrante no Brasil, com certeza tem boas recordações ao entrar em uma loja Americanas durante a Páscoa e encontrar diversas parreiras de ovos, por toda loja. Acho que ninguém esquece disso, rs. A Americanas sempre investiu muito na Páscoa e em seu Marketing, sendo na Loja, na TV, e nos últimos anos, na internet.

Em 2023, A Americanas e a Lacta se uniram para promover uma divertida ação no Metrô Rio com o objetivo de celebrar a criação de um dos símbolos da Páscoa brasileira: a parreira de ovos. As marcas montaram, juntas, uma parreira cenográfica gigante na estação do Metrô Rio de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da cidade. São milhares ovos cenográficos cobrindo uma passagem de 25 metros para levar a magia que as pessoas sentem ao entrar em um túnel de ovos de chocolate na época da Páscoa.

Com a perspetiva das pessoas passarem por ali e lembrarem de ir a Americanas comprar os ovos de páscoa de toda a família.


Toda a estrutura traz mensagens que remetem à história da parreira, uma ideia da Lacta que nasceu em uma loja da Americanas no Rio de Janeiro. Na ativação, os passageiros podem escanear QR Codes disponíveis em adesivos colados ao longo do cenário e em flyers disponíveis no local e, com isso, garantir descontos na compra de chocolates Lacta no app Americanas.

“A criação da parreira de ovos de chocolate é uma solução que se estendeu para todo o varejo em um de seus principais momentos no ano. Hoje o consumidor é omnichannel e o elemento que mais o conecta à Páscoa continua sendo a parreira. Pesquisas externas mostram que, assim que o consumidor visualiza a parreira, ele reconhece que o período da Páscoa chegou. Temos muito orgulho em dizer que, em 111 anos, a Lacta é pioneira em ovos de Páscoa e peça fundamental na democratização do chocolate e na expansão do evento em todo o varejo brasileiro”, afirma Álvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelēz Brasil.

Embora a Americanas esteja em uma crise económica desde Janeiro de 2023, as vendas de Páscoa de 2023 trouxeram um "folêgo" para a mesma, conforme matéria da Forbes:


Páscoa de 2023: Foram 150 milhões de produtos vendidos, volume 10% superior ao mesmo período do ano passado

A primeira parreira de ovos de páscoa do Brasil foi criada pela Americanas. Segue vídeo abaixo:


Com a venda crescente de produtos de Páscoa, a empresa continua investindo muito no setor.



Este ano de 2024, apesar de ainda estar em crise econômica, a Americanas resolveu criar o "Ameriquinho", um mascote, um coelho de Páscoa criado pela IA. Ele fui divulgado nas últimas semanas nas redes sociais da empresa para engajamento com o público, e teve bastante adesão.


Esse ano, com o Ameriquinho, a empresa decidiu transformá-lo em um "coelho de verdade", e o mesmo estará disponível em algumas cidades do Brasil para tirar fotografias com crianças e adultos, e ainda ganhar um brinde, um ovo de páscoa da Americanas.

Uma ótima jogada de Marketing para uma empresa em crise, não é mesmo?
Visto que o faturamento de Páscoa sempre foi alto, vale a pena investir nesse setor, pois o retorno é certo.

Segue abaixo vídeo sobre onde encontrar o Ameriquinho:


Feliz Páscoa a todos!


Fontes:
https://revistalivemarketing.com.br/americanas-e-lacta-promovem-acao-especial-no-metro-rio/
https://forbes.com.br/forbes-money/2023/04/americanas-tem-resultado-historico-na-pascoa-em-meio-a-crise/
https://www.americanas.com.br/categoria/pascoa

4 comentários:

  1. Olá Rafaella! Ótima publicação! A parceria com a Lacta para fazerem o teto com ovos de chocolate capitaliza a tradição de Páscoa do Brasil e aproveita as antigas campanhas de Páscoa da Americanas.

    A mascote "Americaninho" é criado por IA, o tema do momento. Além disso, o coelhinho é um amor e um forma ótima de captar a atenção na internet.

    Parece-me que a decisão de investirem na Páscoa, mesmo com uma crise económica, é boa. Como portuguesa, vejo a tradição de Páscoa nos hipermercados bem maior no Brasil do que em Portugal e, por isso, acho importante que as marcas se adaptem e inovem, sem deixar cair no esquecimento quando existe algum obstáculo.

    Boa páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Oi Ana, que bom que gostou, fico contente. :)

    No Brasil, além do significado principal, que é o religioso, a Páscoa sempre teve um viés muito comercial. A Americanas é a principal nesse setor, porém, existem muitos hiper e super mercados que também praticam essa montagem de parreira de ovos de Páscoa.

    Achei essa nova campanha deste ano, novamente da Lacta com a Americanas, mas dessa vez, a parreira de ovos cenográficos foi em um metro com alta circulação de pessoas em São Paulo, SP. Conforme link: https://www.promoview.com.br/experiencia-de-marca/ativacao/lacta-e-americanas-levam-pascoa-ao-metro-pinheiros/

    Feliz Páscoa ;)

    ResponderEliminar
  3. Que incrível ver como a Americanas e a Lacta se uniram para criar uma experiência tão memorável durante a Páscoa! Como pessoa que nunca foi ao Brasil, é interessante conhecer um pouco mais sobre as tradições e iniciativas que acontecem nesta época.

    A parreira cenográfica no Metrô Rio e o lançamento do Ameriquinho são ideias muito criativas e já imagino as crianças a adorarem essa Mascote tão gira.

    Feliz Páscoa a todos! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Rita. A tradição de Páscoa no Brasil é muito forte. Fica sempre tudo muito bonito e colorido. As crianças (e os adultos, rs), adoram. Feliz Páscoa! ;)

    ResponderEliminar