quarta-feira, 3 de abril de 2024

Governo volta à antiga identidade visual

Caras e caros colegas, atendendo a atualidade do assunto e à proximidade de que o mesmo tem à nossa unidade curricular, não resisto trazer à discussão, a medida do Governo, tomada no primeiro Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional que foi “alterar o logótipo oficial utilizado na comunicação” do executivo, e que já se tinha refletido na terça-feira nas plataformas digitais e comunicações internas.
A identidade visual do Governo foi alterada pelo Executivo de António Costa no primeiro semestre de 2023. O objetivo, explicava o manual da marca, “foi adaptar a imagem ao ambiente digital, no qual se processa grande parte da comunicação”.


Primeira imagem de 2011, estando de volta hoje!
Segunda imagem, aplicada em setembro de 2023 e abolida hoje!


Segundo Wrona, K. (2015) A identificação visual e o rebranding são cruciais para a criação de uma identidade coerente de uma organização, sendo que componentes como logótipos, formulários comerciais, anúncios, websites e sinalização em edifícios estão sujeitos a revitalização. Concordando ou não com a decisão de “voltar” à antiga imagem, na minha opinião foi o que o anterior Governo tentou fazer, ou seja revitalizar a imagem institucional com uma nova abordagem.

Sem qualquer filtro partidário, colocando a lente das nossas matérias apreendidas neste assunto, tão discutido nos órgãos de comunicação social por estes dias, senti a necessidade de refletir sobre este assunto e não queria refletir sozinha!

https://hcdfbaul.wordpress.com/2013/12/21/marca-governo-de-portugal/

https://www.dn.pt/5870390474/pagina-oficial-do-governo-recupera-anterior-logotipo/

https://identidade.portugal.gov.pt/visao-geral/

Wrona, K. (2015). VISUAL IDENTITY AND REBRANDING. Marketing of Scientific and Research Organisations.

7 comentários:

  1. Olá Sofia, finalmente uma boa explicação para esta decisão do estado. Concordo contigo, faz imenso sentido ser essa a justificação, no entanto não concordo muito, a nossa bandeira representa a história de Portugal e passamos do simbolismo dos descobrimentos e das muitas batalhas travadas pelos nossos antepassados para um simples círculo amarelo…

    já para não falar que conseguiram gastar 74 mil euros em algo que até uma criança de 10 anos faria no paint. Mudar esta imagem legalmente deve ser dispendioso mas duvido muito que seja tanto. Ainda por cima agora voltam atrás com a decisão… tantas pessoas sem casa que podiam ser ajudadas com 74 mil €…

    Mas isto de discussões políticas tem muito que se lhe diga 😂

    Mais uma vez Sofia, parabéns pela tua publicação, foi ótimo finalmente perceber o que ia na cabeça do nosso governo.

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  2. Deixando de fora qualquer ideologia ou preferência partidária, reconheço que esta primeira medida, ainda que leve, teve um grande impacto na nação.
    Não mudou as nossas vidas mas creio que foi de bom grado geral ao povo português a recuperação de um símbolo nacional que carrega o nosso legado a nossa história.

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  3. Olá Sofia! Excelente tema a abordar! Não querendo entrar muito na discussão acerca dos custos associados à mudança do logótipo, pois não sendo designer, nem percebendo do assunto, não me sinto na posição de julgar o valor ou sequer o processo criativo por detrás de um logótipo que nos parece "demasiado simples". Acredito vivamente que todo o processo de mudança do logótipo envolva muito mais do que aquilo que pensamos.

    Isto faz-me, de certa forma, pensar na mudança de visual da mimosa... Vi muitas críticas ao novo logótipo da mimosa, sendo o novo bastante mais minimalista do que o anterior. Mas isso é necessáriamente mau?

    Sou a favor de que não nos devemos agarrar ao antigo, podendo esta decisão estar associada a ideologias... Também não entrando muito por aqui, digo que concordo contigo na intenção governamental que teve o logótipo inovador.

    Quanto ao regresso do antigo, posso confessar que não me agrada. O dinheiro foi gasto independetemente de voltarmos ou não ao anterior e para mim é uma forma de derespeitar tanto quem o pagou (que não preciso de dizer quem foi... querendo ou não) e o trabalho de design envolvido. Não sendo designer não posso acrescentar muito, mas já vi escolas de design e instituições associadas a reprovar a decisão nas redes sociais.

    Esta publicação do porto canal mostra-nos alguns tweets sobre o tema e alguns em especial podem-nos deixar a pensar... https://www.instagram.com/p/C5WJRqIMgf8/?img_index=7

    Para mim isto é uma discussão impossível sem tocar naquilo que são ideologias... O regresso ao antigo não passa de regressar aquilo que ele representa e, para mim, para o bem ou para o mal vai ao encontro das ideologias de quem nos governa.

    Acrescento só que dentro do link que deixaste nas fontes https://identidade.portugal.gov.pt/logotipo/ , podemos também perceber que a mudança de logótipo foi intencional para se adaptar a vários tamanhos, várias cores e tonalidades, que o antigo não se adaptaria tão bem.

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  4. Olá Sofia! De facto, às vezes é melhor recuar com a decisão tomada, do que continuar com o erro cometido 😄 Durante bastante tempo, esta decisão foi altamente criticada,especialmente depois de sabermos o valor pago ao design do logótipo novo. Claro que já existem marcas a reagir, e a Hilti é uma delas. Deixo aqui o link para que possam ver a publicação respetiva https://www.linkedin.com/posts/hilti-portugal_hiltiportugal-activity-7181978340969304066-KK39?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

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  5. E já agora a IKEA... what else? https://www.imagensdemarca.pt/artigo/ikea-e-o-novo-simbolo-do-governo-o-nosso-design-e-para-todos/

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  6. Olá Sofia! Tendo nós a aula de Gestão de Marca com a Prof. Amélia seria uma pergunta interessante de lhe fazer. No entanto, acho que o trabalho desenvolvido pelo designer vai além do logótipo e há um muito completo e desenvolvido manual de identidade, onde podemos ver as diferentes aplicações do logotipo em diferentes contextos, a arquitetura, cor, escalabilidade, entre outros.

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  7. Colegas,
    Antigo logótipo ganha prémio nacional e segue para outro fasquia internacional!
    O manual de identidade, aplicafo a diferentes contextos, a arquitetura, a cor, a escalabilidade.
    Gosto muito desta área, é muito interessante.

    https://www.publico.pt/2024/05/25/politica/noticia/logotipo-retirado-novo-governo-ganha-premio-nacional-design-2091814

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