Num mundo repleto de marketing e publicidade, o sucesso muitas vezes é celebrado, enquanto o fracasso é rapidamente esquecido. No entanto, por trás de cada campanha bem-sucedida, há uma série de tentativas que não alcançaram os resultados desejados. Essas campanhas falhadas, embora possam parecer desencorajadoras à primeira vista, são na verdade fontes valiosas de aprendizagem. Estas oferecem insights cruciais sobre o que não funciona, fornecendo oportunidades para ajustes estratégicos e inovação.
Neste post, explora-se uma campanha publicitária que não atingiu os seus objetivos e que a sua interpretação causou bastante polémica. O retalhista mundialmente conhecido como “H&M” publicou um anúncio que apresentava duas crianças do sexo feminino a usar a nova coleção da marca. O slogan dessa campanha dizia o seguinte: “Faça com que as cabeças se virem com a moda de Regresso às Aulas da H&M”.
Fonte: Redes sociais da H&M
Embora a publicação não tenha sido projetada para ter uma conotação negativa, foram várias as críticas relativamente à mesma, como é demonstrado de seguida. Considerando a frase utilizada, afirmou-se que tanto esta publicação pode ter sido propositada para gerar reconhecimento, como crianças de pré-escolar não querem que as “cabeças se virem” quando elas passam, representando a sexualização de menores de idade.
Fonte: Redes sociais da H&M
Após a polémica se
ter instalado, a H&M retirou o anúncio, tendo afirmado: “Lamentamos
profundamente a ofensa que isto causou e estamos a analisar a forma como
apresentamos as campanhas daqui para a frente”.
Recentemente a retalhista
Zara foi compelida a retirar uma campanha após um boicote devido a semelhanças
com imagens de guerra em Gaza, ilustrando um padrão recorrente de marcas de
moda fast fashion confrontadas com contestações sociais e consequente
remoção de anúncios.
Fonte: Website da Zara
Olá Carolina. De facto, existem muitas campanhas, que sem intenção, acabam por gerar um buzz negativo no público, podendo colocar a reputação da marca em risco, tal como a da H&M. Este tipo de campanhas, demonstra que as mensagens podem ser interpretadas de maneiras diferentes, acabando por levar a duras críticas. Desta forma, é, cada vez mais, necessário haver mais consciência por parte da marca no que toca à publicidade, considerando não apenas os lucros, como também o impacto social da mensagem que transmitem.
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