quinta-feira, 4 de abril de 2024

Lições de Campanhas Falhadas: O Fracasso da H&M

Num mundo repleto de marketing e publicidade, o sucesso muitas vezes é celebrado, enquanto o fracasso é rapidamente esquecido. No entanto, por trás de cada campanha bem-sucedida, há uma série de tentativas que não alcançaram os resultados desejados. Essas campanhas falhadas, embora possam parecer desencorajadoras à primeira vista, são na verdade fontes valiosas de aprendizagem. Estas oferecem insights cruciais sobre o que não funciona, fornecendo oportunidades para ajustes estratégicos e inovação.

Neste post, explora-se uma campanha publicitária que não atingiu os seus objetivos e que a sua interpretação causou bastante polémica. O retalhista mundialmente conhecido como “H&M” publicou um anúncio que apresentava duas crianças do sexo feminino a usar a nova coleção da marca. O slogan dessa campanha dizia o seguinte: “Faça com que as cabeças se virem com a moda de Regresso às Aulas da H&M”.

Fonte: Redes sociais da H&M


Embora a publicação não tenha sido projetada para ter uma conotação negativa, foram várias as críticas relativamente à mesma, como é demonstrado de seguida. Considerando a frase utilizada, afirmou-se que tanto esta publicação pode ter sido propositada para gerar reconhecimento, como crianças de pré-escolar não querem que as “cabeças se virem” quando elas passam, representando a sexualização de menores de idade.

Fonte: Redes sociais da H&M

Após a polémica se ter instalado, a H&M retirou o anúncio, tendo afirmado: “Lamentamos profundamente a ofensa que isto causou e estamos a analisar a forma como apresentamos as campanhas daqui para a frente”.

Recentemente a retalhista Zara foi compelida a retirar uma campanha após um boicote devido a semelhanças com imagens de guerra em Gaza, ilustrando um padrão recorrente de marcas de moda fast fashion confrontadas com contestações sociais e consequente remoção de anúncios.


Fonte: Website da Zara

1 comentário:

  1. Olá Carolina. De facto, existem muitas campanhas, que sem intenção, acabam por gerar um buzz negativo no público, podendo colocar a reputação da marca em risco, tal como a da H&M. Este tipo de campanhas, demonstra que as mensagens podem ser interpretadas de maneiras diferentes, acabando por levar a duras críticas. Desta forma, é, cada vez mais, necessário haver mais consciência por parte da marca no que toca à publicidade, considerando não apenas os lucros, como também o impacto social da mensagem que transmitem.

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