Fiquei contente porque me levou à boa memória de conteúdos que temos aprendido com esta unidade curricular, mas reparem na falta de cuidado de escrita.
Também faz lembrar outros conteúdos, “máquinas” a escreverem. Mas sem o cuidado necessário para uma boa imagem da marca.
Será que os leitores/clientes relevam? Eu disse para mim mesma, mas o que é isto? Não será que descredibiliza a marca? Nós clientes “perdoamos” porque é próximo da nossa escrita para amigos? Na realidade é a nossa forma de escrever neste mundo acelerado digital, sem acentos e sem cedilhas! 😉
Olá Sofia. Provavelmente se recebesse uma mensagem assim, nem sequer pensaria sobre o assunto... por isso, bem observado! Não sei se propositado ou algum tipo de erro de programação... Mas se perdoava? Completamente.
ResponderEliminarOlá Sofia! É uma realidade este tipo de mensagens. No entanto, estou familiarizada com este tipo de problema. Trabalho frequentemente com mensagens automáticas e tenho sempre de colocar tudo sem acentos e sem cedilhas porque, se colocar, o cliente irá receber a SMS toda desformatada. O problema aqui, penso que não está na marca ou na sua tentativa de informalidade, para se assemelhar com as mensagens trocadas no nosso dia a dia, mas sim na incapacidade dos sistemas informáticos. Atualmente, com a evolução da tecnologia, acho que as operadoras de telecomunicações já deveriam ter conseguido ultrapassar esta limitação!
ResponderEliminarOlá Sofia. Esta mensagem automática remete-nos para a dicotomia tecnologia (automatismo) vs ponto de contacto tradicional. Se por um lado a tecnologia aumentou a rapidez de disseminação, o acompanhamento do comportamento do consumidor, o carácter prático e útil do bem ou serviço, por outro lado dependemos de um código binário codificado incompatível com as regras gramaticais básicas e com os cuidados que nos fomos habituando na era face to face.
ResponderEliminarGrata pela tua partilha. Sempre atenta aos pequenos mas importantes pormenores para o engagement do cliente.
Olá Sofia.
ResponderEliminarEsta temática é interessante e retrata alguns conteúdos das aulas de Web Marketing.
Em minha opinião, a decisão de usar ou não acentos e cedilhas deve ser alinhada com a identidade da marca e o perfil do seu público-alvo. Conhecer bem seu público e entender suas expectativas e preferências é crucial. Por exemplo, para um público-alvo mais jovem e informal, pode ser aceitável e até mesmo esperado que a comunicação seja mais descontraída e próxima da linguagem quotidiana. Já para um público-alvo mais tradicional, a precisão na escrita pode ser crucial para manter a credibilidade e a confiança na marca. Eu, pessoalmente, valorizo mais a linguagem cuidada, mas tal não é, determinante para a minha escolha.