sábado, 6 de abril de 2024

TikTok e Cosmética: O caso da Sephora Kids

Na era digital e das redes sociais, a influência dos famosos/ influenciadores sobre as escolhas de consumo da nova geração, tornou-se uma realidade evidente. Em Portugal, como por todo o mundo, jovens e até mesmo crianças são frequentemente influenciados pelos gostos e preferências das suas celebridades preferidas. Esta tendência não só afeta o tipo de produtos que os jovens escolhem, mas também molda as suas perceções de estilo de vida, moda, assim como a sua personalidade.

É o caso da “Sephora Kids” assim apelidado, pelo facto de existirem cada vez mais crianças e jovens a comprarem cosméticos de beleza para uso próprio, muito por influência de estratégias de marketing e redes sociais. São muitos os pais e influenciadores que se questionam e se preocupam, pela forma como crianças de 10/11 anos começam a procurar maquilhagem de forma abrupta, visto que este fenómeno se estende cada vez mais. Estas , admitem que se não usarem maquilhagem não se sentem “elas mesmas”.
 
                               

Lojas como a Sephora (conhecida por oferecer uma grande diversidade de produtos de alta qualidade, captando a atenção dos mais jovens), Ulta Beauty, entre outras, encontram-se repletas de meninas entre os 10-12 anos e até mesmo crianças com apenas 8 anos, que não têm necessidade para este tipo de consumo. Os próprios especialistas da pele, estão cada vez mais preocupados e tentam alertar as mesmas para os problemas que poderão vir a ter no futuro, como irritação, acne e dermatite, consequência da obsessão de imitar os influenciadores.

São muitas as redes sociais utilizadas para a divulgação de vídeos de skincare, sendo mais frequente no TikTok. O que já era uma tendência entre adultos, estendeu-se à faixa etária mais jovem, por influência dos seus ídolos e das próprias campanhas de marketing de marcas de produtos de beleza. Além disso, a crescente disponibilidade de tutoriais de beleza online e o fácil acesso aos produtos através de lojas físicas e online também podem contribuir para essa tendência.

Um dos casos mais famosos do TikTok é North West, filha da Kim Kardashian, que com apenas 10 anos já se enquadra nesta tendência.



Quando se trata de divulgar produtos de beleza, as marcas e os influenciadores devem tomar em atenção a forma como fazem os seus discursos, de modo a não levarem ao uso excessivo e inadequado dos cosméticos. Existem conteúdos que se associam a padrões de estética e que, por conseguinte, influenciam a autoestima dos mais jovens.

Seria uma mais-valia a produção de gamas de cosmético mais específicas, com químicos adequados à idade de crianças e jovens. Desta forma, não afetavam os problemas adversos do uso excessivo de maquilhagem com químicos inadequados para a sua pele, pois muitas influenciadoras admitem receber mensagens de jovens que as questionam sobre os produtos que utilizam, para os poderem comprar e imitá-las, para alcançarem padrões de estética irreais.

E vocês, não acham que a “obsessão” de imitarmos os influenciadores e famosos trará consequências no modo como vivemos?

Fontes:

'Sephora kids': a obsessão pelas rotinas de cosméticos alcança crianças e acende o alerta de especialistas | Medicina | O Globo

Breaking down the 'Sephora kids' trend (youtube.com)

'Sephora Kids' e o alarmante crescimento do mercado de produtos de beleza para crianças - BBC News Brasil

TikTok e make-up: o polémico sucesso infantil das “Sephora Kids” - Atualidade - SAPO Lifestyle

'Sephora Kids': fenômeno é um alerta para adultização da infância - Estadão (estadao.com.br)

3 comentários:

  1. Como mãe, acho isso bastante preocupante. Primeiramente, como bem colocado, há produtos infantis - pesquisas científicas apontam que crianças não devem utilizar produtos para adultos, uma vez que estes estimulam a entrada precoce na puberdade (deixo abaixo um link, mas são inúmeros).

    Outro ponto, temos que proteger nossas crianças da exposição nas redes - o perigo disso...me admiro em ver que pais tão facilmente monetizam com essa prática.

    Terceiro e mais revoltante, maquiagem em excesso, preocupação com padrões de beleza, vestimentas que não condizem com a idade - isso se chama erotização infantil...

    Numa situação hipotética em que minha filha esteja mais velha (10, 12 anos) e venha solicitar maquiagens da sephora para gravar vídeos - a resposta seria imediata: NÃO.

    Para além disso, comento a trend de perguntar para a criança qual o palavrão mais feio que ela pode falar. A que ponto chegamos? Isso é violência. As pessoas passaram do ponto.

    (https://www.uol.com.br/universa/noticias/rfi/2018/12/04/substancias-em-cosmeticos-sao-associadas-a-puberdade-precoce-em-meninas.htm)

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  2. Olá Inês! Adorei o tema do teu post. O assunto já era do meu conhecimento e honestamente ainda não consegui formar bem uma opinião fundamentada acerca do tema.

    Da mesma forma que me faz alguma confusão, levanto outro tipo de questões.

    Acho difícil questionar alguma menina/mulher sobre terem sido fãs de algum artista quando eram pequenas e não citarem logo um nome. Justin Bieber, One Direction, Selena Gomez, Miley Cyrus?
    Acho difícil questionar alguma menina/mulher sobre uma série da infanto-juvenil de eram fãs e não se lembrarem logo de várias. Jessie? Hannah Montana? Boa Sorte, Charlie? Violetta?

    Viamos os cantores, as séries e parecia que era naquilo que nos queríamos tornar. Mas agora não acham que falta um bocadinho de tudo isso às crianças? É como se os nossos antigos artistas favoritos, em que projetávamos os nossos gostos, agora fossem os influencers que as crianças veem na internet.

    Parece que a separação de conteúdo infanto-juvenil e conteúdo adolescente não existe. O TikTok junta mais do que uma geração, o que pode estar a unir gostos.

    Acredito que deva ser levantada ainda a questão sobre a pressão que é imposta para as meninas crescerem cada vez mais rápido. Isto não é de agora... No TikTok corre muito uma frase "em pequenas faziamos penteados e maquilhavamos as bonecas, agora que crescemos somos as nossas próprias bonecas". Isto é um tema que acredito que seja muito mais complexo do que apenas uma influência de uma rede social... Podem ser anos de construção social que nos estão a direcionar a meninas que cada vez querem crescer mais rápido, dado a tudo aquilo que as rodeia.

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  3. Olá Inês! Aqui conseguimos ver o poder e a influência que as redes sociais têm nas crianças e como o acompanhamento/monitorização dos pais é muito importante nestas idades.
    Este mês, a TVI emitiu uma reportagem sobre o fenómeno “Sephora Kids” onde três crianças entre os 11 e 12 anos deram o seu testemunho. Elas referem que estando maquilhadas se sentem mais confiantes, poderosas, com mais auto-estima e que o skin care retarda as rugas.
    É preocupante ver crianças que iniciam a sua rotina de skin care com 10-11 anos e uma das suas preocupações são as rugas e não brincar. Será que mais tarde estas mesmas crianças já não se conseguirão ver ao espelho sem estar maquilhadas?
    A longo prazo estas decisões trarão consequências a nível psicológico.

    Deixo aqui a reportagem: https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/66105f860cf2dff02b74de5d

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