A morte da rádio já foi anunciada há muito. No entanto, podemos verificar que isso não é bem assim e a prova disso é a rúbrica de rádio “Extremamente Desagradável” da rádio Renascença, onde Joana Marques aborda, com humor, temas atuais da cultura portuguesa. Em 2023, foi o terceiro ano consecutivo em que ganha o prémio de podcast mais ouvido em Portugal, com mais de 18 milhões e 600 mil downloads e mais de 17 milhões de visualizações em plataformas como o Youtube.
Esta rubrica ganha particular interesse para as marcas, uma vez que chega a muitas pessoas e a diferentes públicos, uma vez que o público que ouve na rádio é diferente do público que ouve em plataformas digitais. Empresas como a FNAC e a Dacia tem aproveitado para fazer publicidade por este meio, usando a dinâmica existente entre a Joana, a Ana e Inês, as locutoras das 3 da manhã para passar a sua mensagem, sempre com humor envolvido. Ao assistir este vídeo, podemos ver que o primeiro minuto, são passados a fazer publicidade a uma destas empresas mencionadas, que neste caso é à FNAC.
E vocês, também ouvem este podcast? Será que é um meio de publicidade eficiente?
E vocês, também ouvem este podcast? Será que é um meio de publicidade eficiente?
Olá André! Adoro o podcast da Joana!! Acho ótimo as empresas aproveitarem podcasts para fazer publicidade, especialmente quando são, de facto, podcasts que chegam a diferentes públicos.
ResponderEliminarNo Watch.tm o Pedro Teixeira da Mota faz também publicidade aos cacifos Locky (que falamos na aula)! No Bate Pé, o Rui e a Mafalda fazem publicidade à Pleno e ao ActivoBank. Vemos que é uma abordagem já muito utilizada pelas marcas...