quarta-feira, 7 de maio de 2025

Hurry Up Tomorrow: Onde a música e o cinema se cruzam no Marketing Digital

 Recentemente, um dos principais exemplos onde é possível observar a convergência entre a arte e as estratégias de marketing digital é o novo projeto de The Weeknd, Hurry Up Tomorrow. Com estreia marcada para o dia 15 de maio de 2025 nos cinemas em Portugal, o filme promete ser um sucesso de bilheteira.

Cada vez mais, a noção de que artistas, assim como outras celebridades, são marcas tornou-se algo central no seu sucesso. No caso de The Weeknd, a sua marca pessoal tem sido formada por uma narrativa visual e músicas bastante peculiar, onde cada álbum, videoclipe e campanha publicitária segue um fio condutor.

A importância dada ao personal brading dos artistas tem sido cada vez mais fulcral, uma vez que é um fator essencial para manter a sua relevância ao longo do tempo, assim como é indispensável para conseguir construir uma imagem autêntica e memorável nas plataformas digitais.

Desta forma, The Weeknd usa as redes sociais não só para promover as suas músicas, mas também para reforçar os elementos que marcam a sua identidade. As publicações que o mesmo faz nas redes sociais, como teasers do filme, imagens dos bastidores e anúncios enigmáticos ajudam a manter o público envolvido com o processo de marketing pré-lançamento do filme.


Estratégia de Marketing Multiplataforma e Criação de Hype

A abordagem multiplataforma (estratégia omnicanal) tem sido bastante significativa no marketing associado a Hurry Up Tomorrow. Mesmo antes da estreia, o filme já está a ser promovido de forma intensa e integrada em diversas plataformas, como por exemplo, TikTok, YouTube, Spotify e X (antigo Twitter). Enquanto que no Instagram o foco está sobretudo em imagens cinematográficas de qualidade elevada e pequenos vídeos promocionais e misteriosos, no TikTok a estratégia gira em torno de vídeos de pouca duração alinhados com a estética visual, e, mais uma vez, misteriosa do filme.

Outro ponto marcante da estratégia usada na promoção do Hurry Up Tomorrow é a criação de hype antes do lançamento do filme. Embora a estreia só esteja marcada para meio do mês de maio, a campanha está, e com sucesso, a criar um burburinho significativo entre os fãs e nas redes sociais em geral. 




Outro ponto fundamental da estratégia de marketing associado ao filme é o uso de colaborações estratégias como é possível observar na escolha dos atores que participam no mesmo. A escolha de Jenna Ortega (muito conhecida pela serie “Wednesday” da Netflix, assim como por muitos outros trabalhos) e Barry Keoghan não foi apenas uma decisão inteiramente artística, mas sim uma jogada eficaz de marketing. A participação destas celebridades no filme aumenta consideravelmente o alcance do mesmo, uma vez que ambos por si só apresentam audiências bastante superiores à média.


E tu, estás entusiasmado/a para o lançamento de Hurry Up Tomorrow e curioso/a para ver como a música, o cinema e o marketing digital se vão cruzar neste novo capítulo da carreira de The Weeknd? 👀


Fontes:

https://www.instagram.com/theweeknd/

https://www.elle.com.au/culture/entertainment/hurry-up-tomorrow-cast-plot-release-date/

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/cinema-junta-the-weeknd-jenna-ortega-e-barry-keoghan-veja-o-novo-trailer-de-hurry-up-tomorrow

https://www.tiktok.com/@theweeknd

1 comentário:

  1. Olá António! Depois de comunicar algumas vezes que faria uma pausa na música, surge o cinema. Parece quase um rebrand. Mas o The Weeknd tinha o caminho bem traçado e sólido. Como mencionas, a identidade visual é forte e alinhada em todos os canais. Esse planeamento rendeu uma imagem bastante adequada a cartaz de cinema. A marca humana tem um potencial de expansão notório.

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