Recentemente, um dos principais exemplos onde é possível observar a convergência entre a arte e as estratégias de marketing digital é o novo projeto de The Weeknd, Hurry Up Tomorrow. Com estreia marcada para o dia 15 de maio de 2025 nos cinemas em Portugal, o filme promete ser um sucesso de bilheteira.
Cada
vez mais, a noção de que artistas, assim como outras celebridades, são marcas
tornou-se algo central no seu sucesso. No caso de The Weeknd, a sua marca
pessoal tem sido formada por uma narrativa visual e músicas bastante peculiar,
onde cada álbum, videoclipe e campanha publicitária segue um fio condutor.
A
importância dada ao personal brading dos artistas tem sido cada vez mais
fulcral, uma vez que é um fator essencial para manter a sua relevância ao longo
do tempo, assim como é indispensável para conseguir construir uma imagem autêntica
e memorável nas plataformas digitais.
Desta
forma, The Weeknd usa as redes sociais não só para promover as suas músicas,
mas também para reforçar os elementos que marcam a sua identidade. As
publicações que o mesmo faz nas redes sociais, como teasers do filme, imagens
dos bastidores e anúncios enigmáticos ajudam a manter o público envolvido com o
processo de marketing pré-lançamento do filme.
Estratégia de Marketing Multiplataforma e Criação de Hype
A
abordagem multiplataforma (estratégia omnicanal) tem sido bastante significativa
no marketing associado a Hurry Up Tomorrow. Mesmo antes da estreia, o
filme já está a ser promovido de forma intensa e integrada em diversas
plataformas, como por exemplo, TikTok, YouTube, Spotify e X (antigo Twitter). Enquanto
que no Instagram o foco está sobretudo em imagens cinematográficas de qualidade
elevada e pequenos vídeos promocionais e misteriosos, no TikTok a estratégia
gira em torno de vídeos de pouca duração alinhados com a estética visual, e,
mais uma vez, misteriosa do filme.
Outro ponto marcante da estratégia usada na promoção do Hurry Up Tomorrow é a criação de hype antes do lançamento do filme. Embora a estreia só esteja marcada para meio do mês de maio, a campanha está, e com sucesso, a criar um burburinho significativo entre os fãs e nas redes sociais em geral.
Outro
ponto fundamental da estratégia de marketing associado ao filme é o uso de
colaborações estratégias como é possível observar na escolha dos atores que
participam no mesmo. A escolha de Jenna Ortega (muito conhecida pela serie
“Wednesday” da Netflix, assim como por muitos outros trabalhos) e Barry Keoghan
não foi apenas uma decisão inteiramente artística, mas sim uma jogada eficaz de
marketing. A participação destas celebridades no filme aumenta
consideravelmente o alcance do mesmo, uma vez que ambos por si só apresentam
audiências bastante superiores à média.
E tu,
estás entusiasmado/a para o lançamento de Hurry Up Tomorrow e curioso/a
para ver como a música, o cinema e o marketing digital se vão cruzar neste novo
capítulo da carreira de The Weeknd?
Fontes:
https://www.instagram.com/theweeknd/
https://www.elle.com.au/culture/entertainment/hurry-up-tomorrow-cast-plot-release-date/
Olá António! Depois de comunicar algumas vezes que faria uma pausa na música, surge o cinema. Parece quase um rebrand. Mas o The Weeknd tinha o caminho bem traçado e sólido. Como mencionas, a identidade visual é forte e alinhada em todos os canais. Esse planeamento rendeu uma imagem bastante adequada a cartaz de cinema. A marca humana tem um potencial de expansão notório.
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