quinta-feira, 15 de maio de 2025

XXXXXXXX e a CPI das Bets

Neste post vou introduzir-vos à polémica da XXXXXXXX e a CPI das Bets. Antes de irem ao Google tentem ler até ao final e descobrir a influencer. Se já foram ou sabem, confirmem se o nome mistério não vos aparece nos 5 primeiros resultados quando digitam 'CPI das bets'. 

Babado, confusão e gritaria 

Primeiro de tudo, esclarecer que CPI é a sigla para 'Comissão Parlamentar de Inquérito'. A CPI encontra-se ocupada a investigar escândalos com casas de apostas e o seu impacto no orçamento das famílias brasileiras. A abertura do caso foi proposta pela senadora Soraya Thronicke em novembro de 2024, em virtude dos gastos bilionários de agregados beneficiários da Bolsa Família em plataformas de apostas, via Pix (o Pix é um método instantâneo de pagamento criado pelo Banco Central).

Agora vamos entrar na polémica. O motivo da comparência ao Senado Federal deve-se à influenciadora utilizar, alegadamente, o alcance nas suas redes sociais para fazer publicidade de apostas e jogos. Numa reportagem da Revista Piauí citam que o contrato da XXXXXXXX com a 'Esportes da Sorte' tinha uma cláusula de "cachê de desgraça alheia". Sim, isto quer mesmo dizer que, a ser verdade, quanto mais as pessoas perdiam dinheiro com apostas, mais ela recebia. 

O seu depoimento deveria responder a questões relativas aos cachês recebidos com publicidades e contratos com grandes empresas de apostas. Ela esclareceu que o contrato previa faturação sobre o lucro da casa de apostas e não sobre as perdas dos apostadores. Mas recusou responder qual o maior valor recebido em publicidade. 

Se já estiverem a desesperar, aqui vai uma ajuda: 


Não, ela não se enganou no evento. Se já sabem quem é, provavelmente acharam estranho. Se não sabem, pasmem-se pela pessoa da imagem de cima ser a mesma que casualmente se apresenta assim:


 ... e assim... 

A Virginocente

Há quem diga que o look despretensioso apela a uma imagem humanizada. Uma jovem mãe, simples, inocente, que nem percebe a gravidade do assunto, e tão intelectual quanto os seus óculos a fazem parecer para estar associada a tal escândalo. A consultora de branding e imagem política Deniza Gurgel afirma: "Mãe é uma imagem que é associada a bondade, cuidado e dedicação ao próximo. Só existem associações positivas relacionadas à maternidade. O marido junto com ela também é um outro elemento importante dentro desse processo de comunicação"Sobre o copo térmico rosa de que se faz acompanhar e que os seguidores estão habituados a ver nas redes sociais, a especialista esclarece:  "É um ponto de identidade para que as pessoas que a seguem consigam perceber que ela continua sendo a mesma pessoa. E isso ajuda a trazer confiança e estabilidade dentro do processo de comunicação e gestão de marca dela". 

Mas o assunto vai além da moda como estratégia de comunicação e criação de narrativa (bem diferente da habitual). Logo após o depoimento, seguem-se stories de agradecimento a senadores e um desconto no website da marca da influenciadora: 

Stories em que a influenciadora agradece aos senadores e anuncia desconto no site da WePink — Fonte: Poder360

Após este fashion statement, mais de 200 mil seguidores deram unfollow. O que a nossa protagonista não esperava era perder seguidores em troca de os oferecer aos senadores, cujo momento de fama na transmissão ao vivo no Youtube rendeu fãs (não apoiantes!). 

Senador pede fotografia à influencer — Foto: TV Senado

Já perceberam de quem se trata? Em caso afirmativo, ou não, deixo-vos com esta imagem da sessão fotográfica da influencer do Dia das Mães: 


Fotografia da sessão fotográfica do Dia das Mães — Foto: Rafael Manson/Divulgação

Não estranhem tanto a mudança de visual materno autêntico para luxuoso e poderoso, que o 'A Idade da Inocência' ficou em 1993.

O que têm a dizer sobre este caso? 

A- A VIRGINIA estava atrasada e pegou na roupa às cegas
B- A política está a ser redesenhada pelo marketing digital e os influencers
C- Deixem os ricos em paz 
D- Foi só uma estratégia de crossmedia branding muito bem planeada 


Fontes: 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/saiba-o-que-disse-virginia-a-cpi-das-bets/?utm_source=chatgpt.com

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/virginia-perde-mais-de-230-mil-seguidores-apos-ser-interrogada-em-cpi/

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/virginia-na-cpi-quando-a-politica-se-curva-ao-espetaculo/ 

https://www.poder360.com.br/opiniao/a-inocencia-da-maternidade-estrategia-de-virginia-para-a-cpi-das-bets/ 

https://investalk.bb.com.br/noticias/mercado/cpi-das-bets-entenda-o-caso-que-levou-a-influenciadora-virginia-a-depor-no-congresso 

https://entretenimento.r7.com/vivaavida/prisma/makes-e-afins/look-de-virginia-fonseca-para-depor-em-cpi-das-bets-e-criticado-nas-redes-sociais-14052025/ 

https://www.eufemea.com/2025/05/virginia-fonseca-na-cpi-especialistas-analisam-look-e-apontam-estrategia-de-imagem/ 

https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/o-que-esta-por-tras-do-look-de-virginia-para-depor-na-cpi-das-bets 

1 comentário:

  1. Olá, Mara!

    A Virgínia Fonseca é, sem dúvida, um fenómeno nas redes sociais. Desde o nascimento das filhas, Maria Alice e Maria Flor (esta última até estampada na camisola usada na CPI), os seus seguidores dispararam, muito por partilhar o dia a dia em família, o que a aproximou ainda mais do público.
    A influenciadora, já conhecida por promover plataformas de apostas, conforme mencionado no seu post, perdeu centenas de milhares de seguidores após o depoimento, marcado por críticas à sua postura, considerada por muitos como inadequada perante a gravidade dos temas discutidos, como o impacto das apostas no orçamento familiar e possíveis esquemas financeiros associados.
    Durante a sessão, foi questionada pela senadora Soraya Thronicke sobre o uso de “contas fake”, contas de demonstração, usadas em vídeos promocionais. Inicialmente, Virgínia admitiu usar uma conta atribuída pela plataforma, alegando que jogava como qualquer utilizador comum. No entanto, essa afirmação levantou dúvidas sobre a veracidade das experiências mostradas nas suas redes, uma vez que contas de demonstração podem ser programadas para mostrar ganhos irreais, influenciando seguidores de forma enganosa.

    Dentre as opções que disponibilizou, penso que toda esta exposição, apesar da controvérsia, pode ser entendida como uma estratégia de branding pessoal aliada a um uso inteligente de cross media, ao manter a sua presença relevante tanto nas redes sociais como em canais institucionais e noticiosos. Uma movimentação arriscada, mas estrategicamente coerente com a forma como construiu, e mantém, a sua marca pessoal.

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