segunda-feira, 21 de março de 2011

Parabéns Twitter!

O Twitter, rede social que se alimenta de mensagens curtas (microblogging) celebra hoje 5 anos de existência.
O novo fenómeno contabiliza cerca de 200 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, como celebridades do cinema e da música bem como políticos e cresceu 700% em apenas 1 ano. Está valorizado em 7,3 milhões de euros e tem sido alvo de interesse da Google e do Facebook.
O actor Ashton Kutcher e a cantora Britney Spears têm um número de seguidores no Twitter superior à população da Irlanda, Noruega ou Panamá. Tem especial relevância em zonas de conflito, como foi o caso das revoluções dos últimos meses no mundo árabe.
O verbo "twittar" (escrever na comunidade virtual Twitter) é um vocábulo que consta no dicionário da Porto Editora 2011.
Ao longo dos próximos dias, um dos fundadores, Jack Dorsey, vai contar a história do serviços através da sua conta pessoal e anunciou números destes impressionantes 5 anos:
- de 8 funcionários, tem hoje 400
- só num dia, 12 de Março, foram criadas 572000 contas novas, número recorde
- só num dia, 11 de Março, registou-se o número recorde de tweets diários, 177 milhões
- foi preciso esperar 3 anos, 2 meses e 1 dia para conseguir 1 bilião de tweets; agora, este número acontece todas as semanas
Onde vai parar o Twitter?
PS1: uma vez que este aniversário coincide com o Dia Mundial da Poesia, o Twitter convida todos os seus utilizadores a espalhar poesia em tweets, publicando poemas com 140 caracteres ou menos. Para entrar na corrente, basta usar a hashtag #poetweet :-)
PS2: e Viva a Primavera!

2 comentários:

  1. :) assim não vale: também ia colocar isto no blog :D

    Mas, indo de encontro ao importante: 5 anos de história com 140 caracteres. Algo fenomenal e que alterou a história moderna da nossa sociedade.

    Parabéns ao TWITTER!!!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é um fenómeno em países como os EUA e o Brasil, mas será que algum dia poderá ser algo ao nível do Facebook?

    Confesso que não o conheço muito bem mas tenho dúvidas que algum dia chegue a ser verdadeiramente "mainstream", não só porque visualmente é pouco apelativo e "user-unfriendly", mas também porque me parece ter um potencial limitado.

    Na minha opinião é apenas mais uma moda, tal como o "Second Life" foi em tempos (longíquos)...

    ResponderEliminar