sexta-feira, 29 de abril de 2011

TSF, a nova Ensitel? Como destruir uma reputação de anos em poucas horas-parte II

Sem querer entrar em qualquer tipo de critica ou comentário político (senão não saíamos daqui), coloco um link para um artigo muito interessante sobre o buzz negativo que se abateu sobre a TSF depois de um forum onde participou o Primeiro Ministro (que foi tudo menos parcial) e que está a arruinar a imagem de credibilidade construida pela TSF ao longo de décadas.

http://mktportugal.com/blog/?p=3175

2 comentários:

  1. Márcio, imagino que quem tenha assistido a este programa deva ter-se sentido muito admirado com a aparente falta de isenção na generalidade.

    Acho, no entanto, que este episódio é muito diferente daqueles que se passaram com a Ensitel e o Fernando Nobre. Como se pode ler no artigo e na declaração da empresa, o esquema de funcionamento do programa pode levar a que estas situações ocorram inadvertidamente, pelo facto de um conjunto de pessoas pertencentes a uma facção se registem para falar antes de todos os outros. Muito provavelmente isso terá acontecido, pois o marketing político nos dias de hoje também está muito evoluído!

    O facto de o director da TSF ter comentado esta situação na página oficial do facebook é uma evidência de que a empresa ouviu e respeita as opiniões dos seus seguidores. Parece-me que foi um caso isolado em que infelizmente o sistema se virou contra a própria empresa, e provavelmente deveriam considerar a rever a sua forma, mas o mais certo é que daqui por 1 ou 2 meses já ninguém se lembre deste episódio.

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  2. Concordo em certa medida com o que diz o Tiago.

    É sempre difícil para uma empresa ou marca estabelecer um equilíbrio entre a necessidade de dar importância ao que dizem os seus consumidores e não querer destacar demasiado um acontecimento negativo. Julgo que a resposta rápida que foi dada e atitude subjacente faz parte da solução.

    No entanto, o caso mostra novamente a ideia da "faca de dois gumes", mas desta vez aplicada a clientes fidelizados. Apesar de todas as vantagens de ter este tipo de clientes (passa-palavra positivo, recompra, insensibilidade ao preço, etc), a ligação próxima que têm com a empresa/marca fá-los desenvolver sentido de posse. Investigações recentes mostram que os clientes mais violentos nas suas críticas (e que se dão "ao trabalho" de criticar) são geralmente os mais fidelizados. No fundo, eles apenas não querem que a empresa lhes dê motivos para deixarem de ser clientes, pois no fundo querem manter-se.
    Por isso, de alguma forma, a reacção dos ouvintes da TSF não deixa de ser um bom sinal, se bem gerida e interpretada pela empresa.

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