segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ideias brilhantes... ou talvez não!

Google, Facebook, Groupon, iPad... ícones da Geração Net e da sociedade actual, de tal forma que para muita gente deve ser difícil imaginar o mundo sem eles.

E para os que se lembram, quem nunca pensou que podia também ter inventado algo tão simples e com tanto sucesso? Pois fiquem de consciência tranquila, porque tudo isto já tinha sido pensado e criado antes de ter o sucesso que tem hoje, e de acordo com a história acabou por não resultar...


Parece que não basta ter uma boa ideia e algum dinheiro para a concretizar, e falando de negócio electrónico é preciso muito mais do que isso como podemos comprovar através destes exemplos. É que na altura em que estas ideias surgiram os seus criadores estavam demasiado à frente no tempo para a sociedade, ou então não foram capazes de as massificar, ou simplesmente cometeram erros que se pagam caro...

Mas encarando as coisas pelo lado positivo, é muito provável que nos dias de hoje tenhamos um conjunto de condições sociais que proporcionam muito mais facilmente a geração e desenvolvimento deste tipo de negócios. Pelo menos eu acredito nisso! E vocês, concordam comigo?

É preciso dar um pouco mais de crédito a Mark Zuckerberg, do que apenas olhá-lo como um plagiador sem escrúpulos!

http://www.businessinsider.com/startup-failures-2011-5

3 comentários:

  1. Sem dúvida Tiago, concordo mesmo contigo... O excesso de ocupações diárias, o facto de trabalharmos maioritariamente com um portátil é sem dúvida uma causa para o sucesso destas novas aplicações... Mas será que levará ao abandono do marketing tradicional?

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro-me do askjeeves! :)
    Acho que o fiquei a conhecer através de um filme ou algo semelhante...

    Estou de acordo contigo Tiago quando dizes que possuimos um conjunto de condições que facilitam este tipo de negócios. Muitos dos exemplos que são mostrados no link, não funcionaram porque a tecnologia ainda não estava suficientemente desenvolvida. E, a percentagem de indivíduos com acesso à Internet era demasiado reduzida para que estas ideias tivessem sucesso.

    Agora, em relação ao abandono do marketing "tradicional", acho que por enquanto essa situação deverá andar afastada.
    Acho que o marketing tradicional é semelhante ao "novo dispositivo de transmissão de conhecimento por via óptica, de nome comercial Book"
    Para quem não conhece:
    http://youtu.be/3QMVoHOJ5A0

    Há coisas que se tornam parte de nós! :)

    ResponderEliminar
  3. Lol Fábia! Acho que ainda vamos continuar a ver muito marketing tradicional. Quem sabe até um dia isto mude tudo outra vez e voltemos ao marketing de massas...

    Por enquanto parece-me é que é fundamental para as empresas/marcas que se lançam ao desafio nesta altura procurarem ter uma estratégia de comunicação e abordagem ao mercado que contemple o mundo electrónico.

    ResponderEliminar