quinta-feira, 30 de junho de 2011

Facebook Disfarçado

Já muito se tem debatido sobre o impacto das redes sociais nas marcas e para cada pessoa, nos tempos de hoje. Se por uma lado, permite uma maior proximidade com os consumidores, uma maior interacção dos mesmos com a marca, uma inclusão da pessoa no mundo social, com um sentido de pertença, entre outros; por outro lado, pode levar à destruição da reputação de uma marca ou mesmo a complicações para uma pessoa durante a hora de trabalho.

É de conhecimento geral que os "chefes" não gostam que os trabalhadores acedam às redes sociais durante o trabalho. Por esse motivo, a Diesel criou um aplicação, a Excelbook, que visa "disfarçar" a rede social como se fosse uma folha de cálculo do Excel. Esta "app" permite que seja feita uma ligação ao Facebook, com actualização de mensagens e conversação com amigos a aparecerem em colunas, a partir do que parece ser um ficheiro de Excel. Está disponível para PC ou Mac no site da Diesel.


Cada vez mais as redes sociais são levadas ao extremo, deixando a dúvida se de facto trás mais vantagens do que desvantagens. Nos EUA existem já mesmos clínicas de "desintoxicação" do Facebook, essencialmente, devido à criação do jogo Farmville.

Podemos encontrar vários exemplos de pessoas prejudicadas na sua vida e no seu trabalho devido a este vício que cada vez ganha mais força.

Qual o comportamento ideal a ter? Como controlar?

3 comentários:

  1. Já nada me surpreende nos dias de hoje. A sociedade americana já à muito tempo provou ser um pouco estranha e sui-generis (não esqueçamos o facto de eles originalmente serem o cruzamento dos nativos com os colonos). O aparecimento das clínicas de desintoxicação sao um caso extremo mas que não surpreende depois de ter visto anteriormente casos de mão que mataram o filho pelo facto de este não a deixar jogar farmville... http://www.tomsguide.com/us/Alexandra-Tobias-Farmville-Guilty-Jacksonville-Florida-facebook,news-8512.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Também já tinha publicado um post sobre este programa. Já o experimentei mas sinceramente não gostei muito. Uma edição com powerpoints era capaz de ser melhor visualmente!

    ResponderEliminar
  3. Olá Tiago,

    Não sabia, mas de qualquer modo também acho que não é muito atractivo. Mas este extremos são um pouco assustadores. E com o Google + que vem colmatar algumas falhas do facebook os extremos, provavelmente, serão muito maiores...

    ResponderEliminar