quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rede Social portuguesa- YouClient


Viva os portugueses!

Uma start-up portuguesa lançou, há cerca de um mês, a rede social YouClient permite a partilha de opiniões sobre locais e serviços em todo o mundo. Neste momento, o site conta com cerca de 500 utilizadores e mais de cinco mil “spots” criados.

Ora este site permite que os utilizadores procurem e partilhem as suas experiências de consumo nos mais variados espaços e serviços, “seja um restaurante, uma livraria, um médico ou uma universidade”, exemplifica a rede social portuguesa em comunicado. Há uma avaliação, com uma escala de 0 a 5 e a partilha de experiências entre os utilizadores.

O modelo de negócio já existe, exemplo disso é o conhecido site Foursquare. Contudo, a diferença, adianta a noticia, reside no " modelo de financiamento, baseado no conceito de crowdfunding, ou financimanento colectivo. A rede social permite que 500 utilizadores se tornem “fundadores” do site, em troca de 20 euros, 20 reviews (opiniões) e 10 “spots” criados, de acordo com o site Tek. Os “fundadores” têm como missão divulgar o site e em troca recebem 5% das receitas anuais. Outra fonte de receitas do YouClient (que é gratuito para os consumidores) consiste na venda de pacotes comerciais aos donos dos “spots”, que lhes conferem algumas vantagens, como aparecer em primeiro lugar nas pesquisas naquela rede social."

Ademais, vemos a tal questão das causas sociais que já falamos na aula e que a própria autora do site afirma ser essencial: "O YouClient pretende também doar 10% das suas receitas a ONG’s (Organizações Não Governamentais) de vários países. «No mundo actual, é importante demontrar, quer ao público em geral, quer aos outros empresários que o capitalismo pode ser sustentável», afirma no comunicado Filipa Silva, directora de comunicação do YouClient."

O video:

Até ao final do primeiro ano espera atingir 50 mil utilizadores registados.

Bem , diria que temos aqui exemplo de um modelo de negócio diferente, uma rede social, o poder do consumidor de falar sobre os serviços e as marcas...e uma rede social que me parece poder ter sucesso! :)
O próprio nome diz tudo.

2 comentários:

  1. Sem dúvida que, hoje em dia, há uma maior consciencialização daquilo a que chamamos o poder do consumidor. Já nada pode ficar no "segredo dos deuses". Existe uma enorme necessidade de proximidade e partilha a que ninguém consegue ficar indiferente.E se essa partilha for aliada a causas sociais ainda melhor...
    Por outro lado, este tipo de iniciativas faz com que(ou deveria fazer)empresas e marcas fiquem mais atentas à qualidade dos seus serviços e produtos,pois não vão querer ficar,um dia destes, com nota negativa ...
    Muito boa ideia, sim!

    ResponderEliminar
  2. Interessante também a ideia de crowdfunding em troca de um rendimento extra. Ideia que o grupo abordou na apresentação do trabalho sobre a blogosfera - os consumidores também "vendem" (os seus serviços, os seus produtos, os seus posts, as suas recomendações, até as suas bochechas :), etc...) e transformam-se em sellsumers. Uma boa ajuda em tempo de crise económica... Iremos desenvolver este tema nas próximas aulas.

    ResponderEliminar