domingo, 19 de maio de 2013

ZMOT

Antes da era 2.0, e segundo o modelo tradicional de consumo, o consumidor tomava conhecimento de determinado bem através de um estímulo (ou awareness), que decorria à distância, e que o incentivava à tomada de decisão. Posteriormente existia o “primeiro momento na loja” no qual existia um contacto com o vendedor e visualizava o bem na “prateleira”. De seguida o consumidor ia para casa e dava-se o segundo momento da verdade ao experimentar esse bem e todas as impressões que daí decorrem.



Mas tudo mudou nesta era digital em que vivemos e em que a internet tende a comandar o comportamento dos consumidores. Segundo o e-book do Google, quando o consumidor se depara com um anúncio de televisão, uma publicação num fórum, uma interação de um amigo sobre determinado bem, inserindo-o num passa-a-palavra, ele tende, tanto quanto antes, a fazer uma pesquisa online e a tornar-se num claro prosumer. E é nesse momento que se dá o primeiro contacto, online, não físico, entre o produto ou serviço e os potenciais clientes. Para caracterizar este momento foi utilizado o acrónimo ZMOT - “Zero Moment of Truth” ou “Momento Zero da Verdade”.
O ZMOT acontece antes do primeiro momento da verdade, em que se dá a aquisição na loja, e como resultado da experiência, do encantamento gerado ou não, e das publicações que possam surgir– segundo momento. Este é um fenómeno que tem influenciado as decisões acerca dos mais variados produtos – desde os mais dispendiosos, como casas e carros, até aos mais vulgares, como alimentos e vestuário.
Este “Momento” tem algumas características peculiares e importantes:
·         Acontece online e, portanto, é em tempo real;
·         Dá o controlo ao consumidor que escolhe onde quer ver as especificidades do bem ao invés de ter de acreditar somente naquilo que a empresa comunica;
·         É do foro emocional uma vez que, como se trata de uma necessidade que precisa de ser satisfeita, o consumidor investe tempo a pesquisar;
·         Não se trata de uma comunicação bidirecional entre empresa e consumidor mas é mais que isso – é multidirecional: envolve empresas, especialistas, amigos, estranhos, etc.
E é nesta última especificidade que as empresas devem estar atentas, e apostar numa boa estratégia de marketing digital e em ter visibilidade online para atrair consumidores que depois podem gerar um word-of-mouth (ou word-of-mouse) positivo que vai ser significativo e preponderante na tomada de decisão de outros consumidores.
Então mas como se ganha este momento de verdade?

3 comentários:

  1. É o verdadeiro social shopping...muito dificilmente controlável pelas marcas. O espectro de escolha do consumidor aumenta muito face ao processo tradicional de consumo pela própria navegação na net, informação disponível, recomendações, "quem comprou isto também comprou aquilo"...Uma boa estratégia é a das marcas incorporarem e reproduzirem este ambiente social nas suas próprias plataformas. O caso da Toyota, de que fala a Sónia no seu post, é um bom exemplo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente como o consumidor está cada vez mais informado, mais interessado, mais exigente é imperativo que as marcas procurem estar exactamente onde eles estão para satisfazer todas as suas necessidades. Têm, portanto, de incorporar este mundo online no mundo offline de modo a ter todos os mecanismos para se manterem na corrida pela conquista da atenção do consumidor, que já é tão escassa. No entanto vai sendo cada vez mais importante estar presente no mundo online e lutar por se distinguirem dos demais.

      Eliminar
  2. I simply wished to thank you very much again. I do not know the things that I would have used without the whole aspects of that theme. Completely was the hard situation in my position, nevertheless coming across the well-written avenue you resolved it forced me to leap over fulfillment. I'm just happier for this service and so trust you realize what a great job that you're getting into educating people today with the aid of your web page. I'm certain you have never met all of us.

    ResponderEliminar