segunda-feira, 20 de maio de 2013

Criar frases com o corpo_Campanha PUMA


A marca Puma convida fãs a criarem frases com o corpo na nova campanha de publicidade à sua linha de perfumes Sync

Em linha com o artigo do Jornal de Notícias, publicado na página da disciplina (no passado dia 16 de Maio), sobre o Prosumer, aqui fica um exemplo que corrobora a opinião de Andrew Lipman: “Há que construir plataformas, o cliente faz o resto.”

Nesta campanha, a Puma convidou 25 bailarinos de Freestyle a criarem um dicionário de dança, associando um movimento a cada palavra. Colocou o vídeo numa plataforma criada para esta campanha (associada ao site da marca) e os fãs são convidados a usarem palavras deste “dicionário” e construírem assim, frases. O objectivo é partilharem estas frases/coreografias, através do Facebook, Tweeter e E-mail.

Vejam o dicionário de dança (vídeo de apresentação da campanha):


A Puma criou assim a plataforma, e o cliente faz o resto! Podemos aqui identificar o conceito de Prosumer, em que é o cliente que faz o produto, ou neste caso, faz a própria campanha publicitária e inclusivamente fá-la “circular”, partilhando-a. Lipman vai mais longe e defende que o produto não deve ter uma participação do cliente individual na sua produção ou na sua publicitação, mas sim uma participação colectiva, significando que as empresas devem utilizar o marketing participativo numa lógica de nicho/grupo com interesses comuns. E é o que acontece com esta campanha da Puma. A primeira pessoa que constrói uma frase vai partilhá-la com alguém com quem tem interesses em comum. E possivelmente esta pessoa fará o mesmo. Neste caso, o interesse comum pode ser a dança, a própria marca, ou simplesmente o que é inovador e cria curiosidade.

Desta forma, a Puma consegue chegar a um público jovem e dinâmico (utilizadores frequentes da internet, jovens com um papel activo nas redes sociais e fortes influenciadores que gostam de participar e dar opinião).

Funcionando numa lógica de partilha, podemos também falar em Marketing Viral, no sentido de que mesmo que eu não construa uma frase, se achar interessante o que o meu amigo partilhou comigo, vou partilhar com outras pessoas, criando-se o efeito word of mouth.

Esta campanha prima pela originalidade, mostrando uma forma de comunicar, fora do habitual: através da dança. A linguagem corporal já é reconhecida por todos, mas neste caso, aliada às potencialidades das redes sociais, está a ser aproveitada engenhosamente pela marca, para chegar a um público jovem, que procura a inovação e/ou até um público mais específico apreciador deste tipo de dança e da beleza da comunicação através dos movimentos. 

Podem ver a plataforma da campanha em: http://www.pumadancedictionary.com/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário