segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Agora no Prós e Contras

Os Prós e Contras do Facebook. Dez anos depois, quais as consequências?Como está a mudar a sociedade?Os benefícios e prejuízos da rede social mais utilizada no mundo e também em Portugal. Está o Facebook a revolucionar as nossas vidas?


O que acham desta nova forma de viver, onde a felicidade muitas vezes é medida por "likes"?

Deixo-vos aqui este vídeo:

6 comentários:

  1. O FB é sem duvida a maior rede social do mundo, isso concede-lhe sem duvida um "poder" incrível bem demonstrado por este vídeo que em determinada medida também nos alerta para os perigos desta rede.
    No entanto, se a nível individual é uma enorme ferramenta de socialização, pois permite encontrar, reencontrar amizades antigas, fazer novas, partilhar momentos de angustia e prazer com que nos é mais próximo, parece-me importante no âmbito da disciplina transpor a barreira do individual e pensar na parte empresarial. Acham que será possível a uma empresa ignorar que esta rede existe? continuar a passar ao lado da mesma? se sim, até quando? Deixo apenas mais uma questão simples, quando pretendemos procurar um simples numero de telefone de um restaurante qual o primeiro sitio onde o fazemos, nas paginas amarelas, ou ligar o smartphone e pesquisar se o restaurante tem FB?

    ResponderEliminar
  2. Considero que sem dúvida alguma o facebook mudou a vida das pessoas, em vários aspectos. Como o exemplo do Pedro, pequenos pormenores como procurar um número de telefone ou mesmo informações sobre o endereço, promoções de uma determinada empresa é maioritariamente realizada a partir do FB. Se a empresa não estiver presente, o consumidor acha de certa forma estranho. Considero que cada vez mais, ignorar o FB pode ser uma desvantagem para as empresas. A sua participação activa na rede, torna-se um passa-a-palavra fantástico, com as partilhas que podem surgir entre consumidores.

    ResponderEliminar
  3. é bem verdade!
    ao ler os vossos comentário relembraste-me de um artigo que escrevi quando fui consultora web
    http://www.goweb.pt/pt/noticias/go/artigos-opiniao-web-reputacao-online-das-empresas7

    ResponderEliminar
  4. Acho que o grande foco da sociedade atualmente é as redes sociais. Claro que tem vantagens as também desvantagens. É impressionante como vivemos num big brother real! Sei onde estão, sei como estão, sei classificações, sei dados pessoais... começa a ser demais a partilha de informação que até então era restrita e agora está disponível para quem a quiser usar para bons ou maus fins.

    ResponderEliminar
  5. Já devem conhecer, mas um estudo divulgado por investigadores da Universidade de Princeton compara a rede social a uma doença infecciosa que se espalhou e que estaria agora em vias de desaparecer, podendo perder até 80% dos utilizadores até 2017. Humoristicamente, o Facebook respondeu, divulgando uma pesquisa realizada usando os métodos semelhantes dos investigadores de Princeton, que revelava que a universidade norte-americana iria deixar de existir em 2021...:) Entretanto, a brincar a brincar, segundo a Marktest, só em 2013, 27% dos portugueses abandonaram as redes sociais por "falta de interesse"...

    ResponderEliminar
  6. Efectivamente estes estudos que a professora indica do abandono das redes sociais por falta de interesse parecem-me bastantes interessantes. A empresa Facebook tudo faz para tentar atrair os seus utilizadores mas só algo efectivamente inovador é que conseguirá manter os utilizadores fiéis.
    Não podemos esquecer o que acontece ao Hi5 quando o Facebook apareceu! Simplesmente deixou de ser utilizado. Eu posso dizer que deixei de utilizar o Hi5 porque o Facebook estava na moda e oferecia-me ferramentas que o Hi5 não me oferecia. Portanto, considero que as redes sociais acabam por ter um tempo de duração mais ou menos curto.
    E posso dizer que já ponderei diversas vezes fechar a minha conta no Facebook porque este já não me oferece nada de novo. Por exemplo, esta nova aposta no seu décimo aniversário de criação de um video com alguma coisa do nosso percurso no Facebook, não é de todo relevante. Não é nada que pessoalmente me espante, me faça reagir com um “wow”. Para mim não deixa de ser uma compilação de fotos e commen ts colocados por cada um de nós e que nada de novo acrescenta. Não há o factor surpresa!
    E é a falta deste factor supresa e também o facto de já estar mais do que banalizado que me causa um certo desinteresse. Por isso, não me espanta de todo que haja já um abandono das redes sociais e que possivelmente este abandono irá aumentar.

    ResponderEliminar