sexta-feira, 21 de março de 2014

“Fica em forma com o teu Programa de corrida ASICS”



A necessidade por parte de uma marca em provar a utilidade que possui para o consumidor é cada vez mais uma “arma” de fidelização à mesma. Atualmente torna-se uma “emergência” por parte da marca provar ao consumidor a sua utilidade. É a partir desta perceção de utilidade que é mais fácil para a marca criar laços emocionais com o consumidor.
É na sequência do Brand Content que os cereais FITNESS juntam-se à ASICS e criam uma plataforma, que faz com que a marca alcance uma maior notoriedade, um maior envolvimento – engagement, vinculando assim ambas as marcas a um conceito relevante: “Atinja os seus objetivos de corrida com planos de treino mais inteligentes”.
A plataforma denominada de “MY ASICS” possibilita a qualquer consumidor fazer o seu plano de treino personalizado. O plano é grátis e está desenhado para vários níveis de treino para ser mais fácil ficar em forma e acima de tudo, aproximar-se do consumidor, assumindo que cada consumidor é diferente e merece uma abordagem única. MY ASICS delega a oportunidade perfeita de começar um novo estilo de vida mais saudável e adequado ao perfil, exigências e objetivos de cada utilizador.
Além de fazer com que o consumidor beneficie de um plano de corrida personalizado, a parceria entre a ASICS e os cereais FITNESS, faz com que a plataforma possua um espaço dedicado a uma planificação para uma alimentação equilibrada e com diversas receitas e opções adequadas a cada escolha por parte do utilizador.
Nesta plataforma ainda está presente o conceito Storytelling através da partilha de histórias de sucesso decorrentes da utilização do MY ASICS. É um espaço onde a marca convida o próprio consumidor a comunicar a sua história decorrente da utilização da plataforma e o consequente benefício desencadeado pela utilização da mesma. "78% dos atletas do MY ASICS atingem os seus objetivos de corrida”.
Esta plataforma, que pode ser encarada como uma ação de relações públicas, na medida em que a utilização da mesma não significa que o consumidor compre garantidamente o produto que dá nome ao espaço. Todavia, de forma a incentivar e intensificar a relação positiva criada com o público-alvo, presenteia o consumidor com um vale de desconto no valor de 10, para utilizar em compras de artigos de desporto ASICS, em qualquer loja Sport Zone, em Portugal.
Para finalizar a menção a esta estratégia, que considero uma excelente forma de delegar ao consumidor uma experiência memorável, útil e de relevante impacto no público-alvo, onde a ideia não é essencialmente vender mais acima de tudo comunicar a utilidade que possui, a mesma pode ainda ser comunicada na rede social Facebook e assim partilhar o progresso do utilizador com os seus amigos. “Motiva-te e partilha o teu progresso com os teus amigos”, estando a aplicação do MY ASICS disponível para acesso via Facebook, o que vem intensificar o Marketing Viral à marca e a sua plataforma.

Deixo o link para o site e outro para um vídeo que descrimina de forma dinâmica o conceito da plataforma MY ASICS.

E vocês que acham da plataforma? Denotam utilidade na mesma? Acham que aproxima o consumidor a marca? 

5 comentários:

  1. Olá Marta! Acho um óptimo exemplo daquilo que falamos ontem na aula e de como criar envolvimento com o consumidor via relevância, integração e partilha...incrível!

    ResponderEliminar
  2. De facto, este exemplo ilustra na perfeição uma ação de comunicação com alcance brutal! Uma empresa que foi capaz de ligar todos os vértices, aliando-se a marcas complementares, aproveitando deste modo todas as sinergias inerentes!
    É curioso ver até onde vai a criatividade das empresas de hoje, a inovação é e será o mote para o futuro!

    ResponderEliminar
  3. A plataforma está interessante, mas não traz nada de novo num mercado com muitas ofertas iguais a esta (Nike Plus, Run Keeper, etc.). Julgo que ajudará a Asics a reter os fãs das sapatilhas conhecidas por oferecer boa performance aos runnners e a perceber a comunidade de desportistas. É bem jogado.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Francisco. A plataforma não é propriamente uma inovação, já que existem vários produtos semelhantes no mercado. Contudo, mostra que a empresa não se acomoda e actualiza a sua estratégia respondendo às sempre mutáveis tendências de mercado. É uma boa estratégia de relações públicas, que permite à marca criar um maior envolvimento com o consumidor.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Sim, na verdade Francisco e Ivo têm total razão no que dizem, é apenas mais uma plataforma no mercado com a disponibilização de um serviço idêntico a outros já existente no mercado, como referem. todavia, na minha opinião, continua a ser uma excelente iniciativa de relações públicas e resposta as já existentes no mercado por parte da marca, uma vez que a mesma não se limitou a criar a plataforma, mas acabou por a inovar, como é exemplo a parceria com a marca Fitness, dando mais vida e utilidade a plataforma, que além de realizar planos de corrida para os consumidores/público-alvo, acaba também por lhes oferecer um plano alimentar concebido pela marca linha Fitness. E o mais importante é que mesmo sendo apenas "mais uma" plataforma,consegue alcançar o pretendido pela marca: envolvimento,relevância e partilha para o consumidor.

    ResponderEliminar