domingo, 19 de abril de 2015

Alors on Twitter

O cantor belga Stromae lançou este mês um vídeo de animação invulgar para o seu mais recente single "Carmen". O vídeo tem como personagem principal o cantor, em versão desenho animado e o seu amigo "Tweeter", um pássaro azul que representa a rede social Twitter.


O vídeo transmite uma mensagem forte do cantor, que denuncia a obsessão pelas redes sociais de hoje em dia e que a popularidade tem um preço alto a pagar.

À medida que o vídeo se desenvolve vai adotando um lado escuro, onde o poder alienante do seu amigo pássaro azul (ícon da rede social) vai aumentando de tamanho, e vai ficando ameaçador, possessivo e ciumento, acabando por controlar a vida do protagonista. Uma metáfora que nos diz que os seguidores vão exigindo mais e mais atenção da sua parte, fazendo com que ele perca as coisas boas da vida.

Situações do quotidiano em que ele deveria prestar atenção às pessoas importantes da sua vida e vê-se privado pois o seu "amigo" requer cada vez mais atenção.



Stromae cria publicações que ironizam as postagens mais comuns da rede social, como fotos de comida, fitness e outras superficialidades. Rapidamente o video se transforma num "Twitter Apocalypse" onde todo o individuo é totalmente dependente do "maldito" pássaro para viver, representando a dependência das redes sociais da geração net.






O "Tweeter" após acabar com a vida do cantor e de mais umas quantas celebridades (Lady Gaga, Obama e Rainha de Inglaterra) volta á sua vida e passa para a próxima vítima.

O vídeo é direcionado por Sylvain Chomet, diretor de filmes de animação francês, conhecido por L'illusionniste e Paris, je t'aime e é, para mim, um dos mais brilhantes dos últimos tempos.

O que acharam? O que acham desta relação obsessiva do uso de redes sociais, para obter o sentimento de proximidade com celebridades?




4 comentários:

  1. Este é um exemplo muito engraçado de como os seguidores têm uma elevada influência no quotidiano dos artistas (e também das marcas). Devido ao facto de serem seguidos por milhares (às vezes milhões) de pessoas e de serem constantemente bombardeados com tweets, só demonstra mais uma vez que estamos perante uma geração que quer fazer parte e ser informada continuamente. Além disso, muitos dos seguidores são fãs ativos que “exigem” ser esclarecidos quando existe um boato ou por exemplo quando são divulgadas fotografias denominadas “controversas”. E, tal como o exemplo do Zayn Malik, é possível observar as consequências que a falta de reação imediata tem. Logo, trata-se de um trade off. Se por um lado não reagirem ou fornecerem pouca informação, transmitem a ideia de desinteresse, o que poderá prejudicar a sua reputação. Por outro lado, o facto de terem constantemente que manter os fãs/consumidores atualizados prejudica-lhes a privacidade.
    Como tal, é normal que os artistas tenham a preocupação de expor de certa forma a sua vida pessoal visto que é o preço a pagar por terem admiradores que vivem numa época em que os conteúdos são divulgados quase instantaneamente e têm algum poder para arruinar a sua reputação em segundos. Mas, as redes sociais só vêm atenuar o efeito da fama. Isto porque, a falta de privacidade também se deve à pressão da fama. Um caso bem conhecido foi o de Britney Spears que inclusive rapou o cabelo e perdeu a custódia dos filhos.
    Assim, do meu ponto de vista, é preciso ter especial atenção ao que é publicado pois existem diversas interpretações e perceções e já se sabe como os fãs são instáveis e rapidamente alteram a sua opinião. Portanto, é fundamental ter em conta o efeito bola de neve já que assim que é partilhado um determinado conteúdo, que posteriormente não se quer disponível por várias razões (como o caso da Sagres), nunca será eliminado. Deve então haver um equilíbrio entre o que é publicado e a frequência com que o é feito para evitar casos extremos em que os próprios artistas sentem que devem justificações a pessoas que no fundo não conhecem. Não é incrível como estes "desconhecidos" têm tanta influência na vida dos artistas?

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  2. Se alguém tinha de fazer isto, só poderia ser o Stromae. Um excelente artista com uma consciência social inquestionável. Muito bem!

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  3. Na minha opinião, foi uma ideia de génio aliar a música à critica neste caso, da sociedade. Ouvir música é estar a divertir-te, é estar com amigos, é festa... e desta forma, capta a atenção do consumidor principalmente dos mais jovens cuja concentração é tão difícil de ser conseguida. De uma forma diferente e original, conseguiram fazer uma grande critica à sociedade dos nossos dias, onde as partilhas online são maiores e mais importantes que partilhar um momento offline mas com os amigos/família. No meu entender, as Tecnologias vieram ajudar o consumidor, trouxeram dinamismo e inovação mas em exagero pode ser traiçoeiro (como relata o vídeo).

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  4. Não conhecia o vídeo, mas está fantástico e muito atual. Sou das que considera que devemos acompanhar as tendências, mas sem dependermos demasiado delas, quer pessoal quer profissionalmente. O melhor que nos acontece na vida, o melhor que podemos fazer por alguém é sempre offline. No mundo do marketing/comunicação/publicidade, por muito que tudo seja bem feito e devidamente direcionado, se no momento de existir um contacto pessoal não funcionar direito, de nada serve o trabalho feito até aí. Não há nada que substitua um atendimento pessoal bem feito e personalizado.

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