quinta-feira, 4 de junho de 2015

Quaresma na revista Cristina: posicionamento e marketing viral

Nos últimos dias, o grande buzz das redes sociais em Portugal (até à notícia da transferência de Jorge Jesus para o Sporting) era a capa da nova edição da revista de Cristina Ferreira, apresentadora da TVI, que apresenta Ricardo Quaresma, jogador do Futebol Clube do Porto, todo nu apenas tapado por um quadro com uma fotografia da apresentadora e directora da revista.



Esta capa gerou um enorme número de comentários pelas redes sociais e blogosfera, ora apelidando-a de mau gosto, de publicidade reles e fácil, de "pirosa", tendo sido mesmo feitas comparações com uma outra foto, polémica e famosa, dos anos 80 em que José Cid aparecia em pose semelhante, apenas com um disco de ouro à sua frente.

Para além dos comentários, esta foto criou um filão enorme de adaptações da capa, originando vários memes, com associações que vão de Angela Merkel, passando por Julen Lopetegui, até Mário Soares.

Ora, Ricardo Quaresma (e sua equipa de comunicação) não perderam tempo e, em vez de se mostrarem insultados com estas atitudes, aproveitaram a viralidade desta iniciativa e propõe premiar as melhores adaptações daquela capa, oferecendo aos três vencedores uma camisola da Selecção Nacional (autografada por Quaresma), ou edições da revista "Cristina", autografadas pelo jogador.

http://ricardoquaresma.blogs.sapo.pt/faz-um-meme-ganha-uma-camisola-2395

Por sua vez, Cristina Ferreira também aproveitou o buzz e afirmou no seu programa na TVI "Se isto é a capa, imagine o interior", procurando capitalizar esse buzz criado e suscitar ainda mais o interesse do seu público-alvo.

E aqui julgo estar o cerne da questão. Aqueles que afirmam que a foto é de mau gosto, fraca, ou sem sentido, já pensaram no que o público-alvo da apresentadora pensa sobre esta foto? É tudo uma questão de posicionamento. Cristina Ferreira e sua equipa não criaram uma capa de revista para apelar aos designers, blogers, ou comentares da praça pública portuguesa. A capa é direccionada ao público de Cristina Ferreira?

E alguém duvida que, nesse sentido, esta edição da revista será um sucesso? Na minha opinião, já é.

3 comentários:

  1. Já é um sucesso, sem dúvida e a forma como ambos aproveitaram este buzz a favor deles é notável. Acho que ainda existe aquela ideia (errada) de que criticar irá prejudicar (depende sempre dos casos, claro) e se calhar não é tanto assim. Neste caso, o que fez foi com que a capa se tenha tornado viral e provavelmente já sabiam à partida que era isso que ia acontecer, logo, objetivo cumprido.
    Confesso que a primeira vez que vi a capa também me surpreendeu um pouco a opção de Cristina Ferreira, não contava com nada assim tão...óbvio :), mas o que é certo é que fica na retina. Estranha-se, mas entranha-se... ;)

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  2. A dimensão desta notícia assim como o buzz gerado nas redes sociais tem um claro impacto na divulgação desta edição. Como tal, seja de mau gosto ou não, certo é que várias pessoas já aproveitaram para criar e divulgar o seu próprio conteúdo. E, como mencionaste, a capa surgiu num período onde o tema “futebol” está a ser bastante discutido o que, por conseguinte, levou a diversos memes sobre esse assunto. Aliás, o primeiro meme que tive conhecimento foi precisamente a do (ex) treinador do Benfica juntamente com o Presidente do Sporting.
    O facto de, como também referiste, não se sentirem ofendidos e ainda conseguirem contornar a situação dando mais abrangência ao tema, mostra como é benéfico ser-se criativo face ao negativismo gerado. Deste modo, não só as pessoas deixam de se focar na notícia inicial, como também têm incentivo para participar, principalmente aqueles que são adeptos do Quaresma e/ou da Cristina.
    Assim, penso que um dos objetivos da edição é precisamente reter a atenção dos millennials obtendo mais notoriedade e promoção da revista.

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  3. As edições da Revista Cristina têm sido sempre peculiares, principalmente desde a última edição que foi alvo de grande propaganda graças ao facto de o "Pedro (Teixeira) ir nu". Como todos sabemos o Pedro Teixeira é uma figura bastante conhecida do público português e por isso foi um grande chamariz para vender a Revista, ainda que não tenha feito capa da mesma!
    Nesta edição, como não podiam deixar de ser, tinham de superar a edição anterior e assim a Cristina Ferreira, num golpe de génio, diria, traz Ricardo Quaresma efetivamente nu (e não apenas "sem camisola" como diz a capa - não deixa de ser curioso dizerem que o "Pedro vai nu" quando aparecia mais vestido que o "Quaresma sem camisola").
    O Quaresma é uma figura carismática deste país e de certeza terá um interesse para além das fotos, contudo não deixa de ser um brilhante golpe de marketing por parte da direção da Revista. O buzz foi imediato e o Quaresma, noutro golpe de génio, aproveitou a situação e fez um passatempo com o objetivo, por um lado, de divulgar a revista, e por outro, de se aproximar dos seus fãs e seguidores.
    Genial Cristina. Genial Quaresma.

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