segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tendências Digitais 2015



A Microsoft propõe-se desde 2013 a estudar e publicar as tendências digitais e a evolução do comportamento dos consumidores online. No relatório para 2015, um dos pontos que achei mais interessante foi a classificação dos internautas segundo as motivações para estar online, o “Digital Consumer Needs Model”.
Este modelo define quatro grandes espectros, por sua vez agrupados entre as motivações internas e externas para o comportamento digital:



Dimensão externa:

1.       Exploração – O digital é a porta para exploração do mundo que rodeia o consumidor. As atividades digitais são motivadas ora pela descoberta – experimentação, novos produtos, novas experiências, pesquisa intensiva- ora pela diversão – entretenimento, vídeos, jogos, clips.

2.        Ligação – O digital permite ao consumidor partilhar vivências, sentir-se conectado aos outros. A atividade online pode ser impulsionada pela necessidade de se sentir integrado num grupo - de “togetherness”, o que leva a um maior foco na partilha de opiniões, numa busca pelo sentimento de pertença – ou pela sensação de intimidade – aprofundar de amizades, e relações, com atividades maioritariamente focadas no contacto interpessoal individualizado através de email, chat ou chamadas de vídeo.

Dimensão interna:

1.       Performance – O digital permite o foco total no “eu”, no indivíduo. Este pode ser motivado por status – atividades focam-se no culto da imagem, em atualizações de perfil e atividades em público, ou por conquistas – busca pela performance individual, com as atividades digitais mais alocadas à pesquisa e registo de informação particularmente relevante para o consumidor.

2.       Controlo – O digital é instrumento de controlo das necessidades internas do consumidor. As atividades são influenciadas pela busca de equilíbrio – atividades ligadas à música e conteúdo em streaming – ou pela procura de ordem – gestão da incerteza, atividades mais mecânicas, como por ex. banca, notícias, meteorologia.


Conhecer as motivações psicológicas intrínsecas às atividades online dos consumidores é não só interessante como extremamente útil às empresas, que podem assim ter uma base mais sólida para a recolha de dados. As empresas passam neste contexto a melhor enquadrar comportamentos e melhor prever preferências, dando sentido a tanta interação desenvolvida com os internautas. O relatório é muito interessante e de fácil leitura ( ainda que mesmo resumido fosse demasiado extenso para este espaço) e está disponível online, bem como a versão resumo, em http://advertising.microsoft.com/en/digital-trends.



Mas estou curiosa: Se tivessem que responder ao Survey da Microsoft e enquadrar a vossa motivação online num dos espectros de cada dimensão, quais escolheriam?

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