quarta-feira, 10 de maio de 2017

O fenómeno Salvador Sobral

Já todos/as ouvimos falar de Salvador Sobral, o artista português que está a representar Portugal no festival Eurovisão e sobre o qual paira uma onda de orgulho e adoração, não só por parte dos portugueses, mas também dos/as restantes europeus/eias. Nas redes sociais, veem-se inúmeras partilhas, "gostos" e comentários positivos de pessoas de várias idades, tais como:

  • "MAS HAVERÁ ALGUMA COISA QUE ESTE "MENINO" NÃO CANTE BEM?!...Isto começa a ser muito sério." (Vítor Alves)
  • "Boa sorte em Kiev Salvador Sobral ! Só vejo o festival, porque estás lá! Mereces o microfone de cristal e muito mais!! Mas mesmo sem o microfone, serás para mim sempre um vencedor ! Boa viagem, muito sucesso na tua carreira e tudo do melhor para ti! 😘 ❤️❤️" (Cidmary Gonçalves)
  • "Salvador a espalhar magia! Portugal está tão bem representado... adoroooo! Se não ganharmos agora... Nunca mais ganharemos... é um facto! 😊😊 obrigada Salvador, força!" (Bé Mar)

É a primeira vez que um concorrente português tem tanto sucesso e há quem considere que Salvador é a melhor participação de sempre de Portugal neste festival.


O tema “Amar Pelos Dois” e a simplicidade de Salvador conquistaram fãs de todo o mundo desde muito cedo, havendo, até, alguns covers da canção, como é o caso deste que aqui deixo, feito por um grupo de alunos de uma escola espanhola em plena sala de aula, que a cantam de forma emocionante e lhe desejam muita sorte e felicidades:


Ainda antes da primeira fase de eliminatórias, Salvador Sobral era já um dos preferidos dos/as seguidores/as da Eurovisão, pois, esta segunda-feira, a sua música já contava com 6.320 votos na votação online promovida pela organização do festival, conferindo-lhe o 2º lugar na lista de favoritas à vitória, estando atrás do concorrente italiano.
Ontem, terça-feira (09/05/2017), Salvador qualificou-se para a final da Eurovisão com uma atuação bastante distinta das dos outros países que foram a concurso. O vídeo de 28 segundos da atuação, publicado pela página de Facebook do festival, conta com 1,5 milhões de visualizações, sendo o mais visto de todos/as concorrentes. Nesta e noutras redes sociais, leem-se vários comentários de louvor à prestação portuguesa, muitos deles de estrangeiros/as.

Portugal: 49,000 reações, 3,088 comentários e 21,619 partilhas.
Fonte: Observador
A imprensa espanhola tem sido a maior apoiante de toda a imprensa internacional, sendo que jornais como o El País afirmam que a qualificação de Portugal não os surpreendeu. Os jornalistas do Reino Unido, de entre os quais o The Sun, o The Guardian e a BBC, afirmam que "Salvador Sobral deu uma prestação comovente" e o nosso país pode finalmente ganhar neste fim-de-semana. Mas nem os jornais dos países que não estão automaticamente qualificados para a final - ao contrário dos dois anteriores - ficaram isentos em relação ao artista português. No site australiano News.com.au lê.se que Salvador “derreteu corações e provocou uma das maiores ovações com o seu tema Disney-jazz”. Outros países renderam-se à atuação portuguesa: Eslováquia, Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Irlanda.

Usando as palavras do site RTL (Países Baixos): “Quem teria pensado? Que aquele rapaz estranho que apareceu em palco a parecer o Joe Cocker ia roubar os corações da Europa inteira?”. Mas a verdade é que Salvador Sobral foi talhado para ser um grande cantor e está cada vez mais perto de dar a vitória da Eurovisão a Portugal, em parte graças ao mediatismo que o envolve e à canção escrita pela sua irmã.

Fonte:
http://observador.pt/2017/05/10/salvador-sobral-foi-literalmente-perfeito-saiba-o-que-se-diz-la-fora/

1 comentário:

  1. Muito bem Inês! Todo o mediatismo que anda a volta do Salvador é merecido, principalmente pelo seu desempenho ao longo destes meses. Ainda bem que, pela primeira vez em algum tempo, Portugal voltou a levar música para o Eurovisao.

    ResponderEliminar