domingo, 14 de maio de 2017

O que é o SEO?

No novo mundo digital, qual é a empresa que não quer cliques gratuitos e mais tráfego no seu website?
Eu diria que esta questão é retórica uma vez que as empresas já não tratam deste tema como uma pergunta, tratam sim como um facto: todas as empresas querem alcançar e permanecer nas primeiras posições dos motores de Busca, predominantemente no Google e no Bing o que por si só é uma garantia de mais tráfego no website da empresa.

Por detrás do incremento dos resultados orgânicos das ferramentas de busca, está o conceito de SEO (Search Engine Optimization). O SEO é então o key factor para atingir um melhor posicionamento nos motores de busca, de forma orgânica. Isto é, sem ser pela via de anúncios pagos.
A Otimização para os Motores de Busca (tradução de SEO em português) pode ser definida como a função de aperfeiçoar as páginas para que os motores de busca as considerem relevantes e por isso serão destacadas perante as demais. 

Na prática, o SEO é o conjunto de boas práticas e estratégias para evidenciar conteúdo, com o objetivo de potenciar e melhorar o posicionamento (indexação) de um site/blogue nos resultados dos motores de busca sendo, por este modo, possível incrementar a quantidade e a qualidade dos visitantes da página (nos resultados naturais/orgânicos). Assim, será possível garantir tráfego contínuo ao longo do tempo, sem qualquer tipo de custo (cliques gratuitos).

“As pessoas têm tendência para olharem apenas para os primeiros 10 resulta­dos dos motores de busca”. Estas palavras foram proferidas por Sergey Brin e Lawrence Page, fun­dadores do Google.
Ora, perante esta afirmação torna-se ainda mais importante otimizar uma página web de forma a que esta surja melhor classificada possível nos motores de pesquisa, idealmente nas primeiras dez posições.

De modo a usufruir de uma otimização sólida, uma qualquer página web deverá conter os seguintes aspectos:
       Conteúdo de Qualidade
       Experiência do utilizador
       Usabilidade
       Velocidade do site
       Compatibilidade entre dispositivos
       Links internos
       Autoridade
       Meta descrições e title tags
       Imagens bem catalogadas
       Bons cabeçalhos/títulos
       URL Friendly
       Comentários
       Link para Redes Sociais

Por outro lado, não deverá conter keywords em excesso, anúncios desrespeitosos e fora do contexto, conteúdo duplicado e texto/links ocultos.

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Por último, partilho a imagem seguinte que contém os 10 primeiros sites "nacionais" com a melhor classificação a nível de SEO, segundo a plataforma similarweb.com.




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