sexta-feira, 5 de maio de 2017

Os Bloggers de Portugal

Boa noite caros colegas, principalmente Meninas, pois desta vez trago o tema dos “Bloggers” de Portugal numa vertente mais feminina.

Em primeiro vejo ser necessário explicitar a diferença entre Blog, Flog e Vlog, afinal de contas não é tudo a mesma coisa! Os Blogs são um género de diário virtual, onde as pessoas colocam informações relativas à sua rotina, ao seu estilo de vida, costumam partilhar as suas melhores experiências, podendo assim recomendar desde os melhores sítios para desfrutar umas “mini-férias”, ou um simples prato gastronómico em qualquer ponto do mundo. Já os Flogs são derivados dos blogs em que os utilizadores se focam em colocar fotos (sobre tudo e mais alguma coisa) podendo criar “álbuns” virtuais, sendo o Instagram o melhor e mais atual exemplar. Por último os Vlogs, têm foco no conteúdo que são os vídeos criados pelos utilizadores, que são possuidores de uma conta num canal, e também como modelo temos os famosos canais do Youtube.

Reconheço interesse neste assunto dado que cada vez mais a nossa geração, Millenials, se cultiva pelas múltiplas redes sociais e meios confinantes como os Blogs. Falo pela maioria das raparigas, quem nunca de nós precisou de um vestido mais chique para o seu baile de finalistas e não sabe o que escolher? De onde tirou as ideias para o seu? Talvez nos Blogs e redes sociais das celebridades… Ou simplesmente já pensamos em comprar os novos batons matte para o dia-a-dia e não sabemos qual a cor que combinará melhor com o nosso tom de pele? Bem, creio que Todas.

O meio tradicional continua a ser impecável no que toca ao facto da experimentação, atendimento excelente e mais próximo, mas o tempo despendido para ir às lojas e ver o que realmente queremos é escasso, e assim surgem alternativas mais cómodas, acessíveis e convenientes. Atualmente é o meio digital que impera nas nossas vidas, (e na verdade facilita as nossas escolhas), cada vez mais nos habituamos a seguir os pares, os nossos melhores amigos, familiares, as celebridades e os famosos Bloggers! São estes, que através das redes sociais, nos despertam o interesse para ir às suas páginas (Blog, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter…) para os conhecer melhor e estes dar-nos a conhecer as melhores tendências e novidades da semana, sem perder grande tempo pois estamos à distância de um click e temos acesso aos melhores produtos (já testados por estes), onde comprar e com desconto, e onde estão localizados, em todo o país. Isto de uma forma gratuita, o que não acontece no meio tradicional.

O mundo dos blogs tem imensas iniciativas, a mais recente da Momondo que desafiou os bloggers Portugueses, e os premiados serão aqueles que inspiram a empresa e todos os portugueses a viajar mais e mais longe! O vencedor tem de manifestar como características a mente aberta, não ter preconceitos, ser criativo, desinibido, procura novas amizades e novas experiências, onde a curiosidade pelo desconhecido e o desejo de partilhar tudo é primordial!
Outra iniciativa foi da Media Capital que pretende eleger os bloggers e vloggers mais apaixonantes e inspiradores de Portugal ano após ano.

Como referido por Helena Forjaz, Diretora de Comunicação Institucional e Cooperativa do Grupo Media Capital e presidente do júri Blogs do Ano, “Criar competitividade para criar qualidade” define bem o prepósito destas iniciativas! 

Em 2016 o Vlogger do Ano teve como contemplada “A Maria Vaidosa” e o Blog do Ano “Por Falar Noutra Coisa”. As categorias para os Blogs são inúmeras como a Beleza, Culinária, Decoração, Desporto, Educação, Entretenimento, Família, Inovação e Tecnologia, Lifestyle, Moda, Negócios e Empreendedorismo, Política e Economia. E as dos Vlogs: Entretenimento, Lifestyle, Moda e Beleza.
Ora um verdadeiro Blogger tem flog e vlog no seu blog, de forma a marcar e a ser autentico, e por essa razão também concordo com a maioria dos prémios atribuídos. Sem dúvida, uma das minhas favoritas bloggers é a Inês Franco (vencedora da Moda e Beleza), Helena Coelho e Inês Mocho também na parte da Cosmética and Beauty, e através das redes sociais principalmente o Instagram a Jessica Athayde (Jessy James) que venceu o prémio da categoria Personalidade, autentica. 



Quanto aos melhores blogues de viagens portugueses o destaque é para Filipe Morato Gomes, que se intitula "uma espécie de viajante profissional" pois já fez duas voltas ao mundo! No seu blog relata as suas experiências e assuntos relacionados com viagens, já recebeu também o prémio de Melhor Blogue de Viagens Profissional nos Blogger Travel Awards 2015.

Em suma, os jovens conseguem ver nos blogs/flogs/vlogs uma realidade que os ajuda a tomar ações mais rápidas, pelo facto de os utilizadores destes conseguirem a toda a hora informar sobre todos os novos produtos, os melhores destinos, os melhores hotéis, as melhores experiencias, os melhores serviços! E, são estas personalidades que nos fazem sonhar e arriscar! Não nos podemos esquecer que a ATENÇÃO é um bem cada vez mais escasso e nós como consumidores estamos saturados daquilo que nos é imposto como a publicidade abusiva. A nossa geração busca o que nos é útil e não o que nos dão. E se a informação não fosse preciosa e o tempo igual, não estaríamos todos a escrever e a partilhar o melhor de nós e das marcas e das novidades neste blog J isto sim, é informação que nós procuramos.

Deixo os links das iniciativas e de alguns blogs, se quiserem dar feedback sobre outros bons Blogs com assuntos diferenciados agradecia.

Fontes:



Sem comentários:

Enviar um comentário