quinta-feira, 12 de abril de 2018

Mais duas alternativas para pagar os seus impostos

O mundo online está a desenvolver-se a cada dia que passa, alcançando todos os setores. Recentemente, a Autoridade Tributária lançou uma aplicação designada por Situação Fiscal. Esta pode ser adquirida na App Store ou no Google Play e está disponível para sistemas IOS ou Android.
Para entrar nesta aplicação só precisa de pôr o número de identificação fiscal e a senha de contribuinte.

Depois de entrar tem 4 opções: pode verificar a qualquer momento se os seus dados pessoais estão corretos, tais como, a morada e o IBAN; pode ver que pagamentos é que estão em falta, o seu prazo e pode mesmo pagar naquele momento; pode ver que reembolsos é que o Estado lhe deve e se já o fez ou se está em falta; e, por fim, pode aceder ao portal das finanças.

Na aplicação aparecem todos os pagamentos referentes aos Impostos, como o IVA, IRC, IRS, IUC e IMI, assim como, as dívidas.
A grande vantagem é então reduzir a probabilidade de se esquecer de efetuar um pagamento pois, atualmente, é rara a pessoa que passa um dia sem ir ao telemóvel.
Segundo o ministro das Finanças, Mário Centeno, é também possível o pagamento de impostos por pagamento direto, com excepção do IVA, que segundo o mesmo "vai evitar coimas e custos associados por falta de pagamento de impostos nos prazos legais". As finanças já sabem quanto tem de pagar e avisam-no 15 dias antes, retirando o valor estipulado da sua conta no dia previsto, eliminado assim o pagamento de multas por atraso no pagamento.
Para aderir ao débito direto, basta ir ao portal das finanças. Na primeira página encontrará disponível a entrada na aplicação e depois é só carregar em pagamento e em pedido de adesão. É muito importante confirmar o IBAN, escolher o limite máximo do débito e definir até quando quer fazer esses débitos diretos. No fim, aparece um contrato com todos os dados para confirmar que está tudo correto.
A Ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou que o débito direto permite uma poupança de 2,9 milhões de euros em custos administrativos, assim como, 7,145 horas, valores muito elevados.
De facto, no ano anterior a este, 2017, o montante de coimas por falta de pagamento do IUC rondou os 54 milhões de euros. Ambas as novas funcionalidades têm como objetivo evitar as multas por atraso nos pagamentos, tentando utilizar os meios mais utilizados pelos contribuintes de forma a que estes não se esqueçam do que têm a fazer.
Atualmente, o contribuinte pode pagar através de referências no multibanco ou através do MB Way ou ainda através do QR Code, nos locais de pagamento que estejam equipados com estes leitores. As várias opções permitem assim que o contribuinte opte pelo meio mais cómodo para si.


Se detetar um erro pode ligar ao seu banco e pedir para que lhe devolvam o dinheiro, não sendo preciso pedir autorização às Finanças. É possível ainda alterar ou cancelar os débitos diretos a qualquer momento.
Desta forma, o pagamento de impostos pode ser feito de forma cómoda, simples e segura. Aspetos essenciais para os dias de hoje. Atualmente, as pessoas procuram resolver os seus problemas em qualquer momento do dia e em qualquer lugar, e estas funcionalidades permitem exatamente isso. Dão a possibilidade de uma pessoa utilizar o mundo online para efetuar pagamentos e verificar que está tudo em ordem, ao mesmo tempo, que reduzem em larga medida os custos associados a estes pagamentos.

Fontes:
https://www.msn.com/pt-pt/video/noticias/como-evitar-multas-por-atraso-no-pagamento-de-impostos/vi-AAvMq5o?ocid=spartandhp
https://www.publico.pt/2018/03/02/economia/noticia/nova-aplicacao-movel-permite-aos-contribuintes-pagar-impostos-e-consultar-situacao-fiscal-1805198
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco-lanca-nova-aplicacao-para-consultar-e-pagar-impostos

Sem comentários:

Enviar um comentário