sábado, 26 de maio de 2018

Hold: a app que premeia os estudantes por não usarem o telemóvel


A Hold, uma aplicação da EdTech, foi desenvolvida e lançada por três alunos, Maths Mathisen, Florian Winder e Vinoth Vinaya, quando estavam a estudar na Copenhagen Business School, na Dinamarca.
A ideia desta app surgiu por sentirem dificuldades em estarem concentrados nos estudos, uma vez que tendo o telemóvel por perto, facilmente se distraiam consultando redes sociais, mails, visitando sites, etc.

De acordo com um estudo de 2017 da Universidade do Texas, ter um smartphone dentro do campo de visão de um estudante pode reduzir a sua produtividade, diminuir a velocidade de resposta e reduzir as notas. Esta app incentiva os alunos a afastarem-se do telemóvel enquanto estudam, em troca de prémios. 


Após fazer o download da Hold e de a iniciar, o estudante tem de se ligar com o Facebook e seleccionar a sua Universidade. Inicia a app logo com 10 pontos e a cada 20 minutos recebe outros 10. Para isso basta carregar no botão Hold e ficar em espera a estudar. O aluno pode trocar os pontos por bens ou serviços, como cafés grátis, desconto no bilhete do cinema ou pipocas grátis no cinema. Os pontos são acumulados apenas no período das 7h às 23h. No Reino Unido os estudantes que usam o Hold também podem trocar os seus pontos por livros escolares que são doados a escolas que trabalham com o UNICEF.
Segundo o CEO da Hold, Mathisen: “Com o mercado de aplicativos da Hold, queremos recompensar os utilizadores por não usarem o telemóvel, em vez de puni-los. Acreditamos que, para os alunos que aspiram alcançar as notas mais altas, é essencial que eles estejam atentos e totalmente envolvidos com o ambiente, permitindo experiências mais ricas e memoráveis, sem a constante distração de um telemóvel”.

A Hold está disponível para iOS e Android na Noruega, Suécia e Reino Unido.
Para quando a Hold em Portugal?

Fonte:
https://www.holdstudent.com/
https://www.sabado.pt/ciencia---saude/tecnologia/detalhe/esta-app-serve-para-o-afastar-do-telemovel

7 comentários:

  1. Olá Pedro. Adorei este post. Como estudante universitária a preparar -me para um exame de seriação considero esta ideia extremamente interessante e útil. Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Boas Pedro, bom post. Uma ideia original, que irá beneficiar os alunos ao focarem mais a sua atenção no estudo, para além de poderem trocar os pontos por produtos e serviços.

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro,
    É com muito agrado que tomo conhecimento, através desta noticia, desta aplicação.
    Eu, como tantos e tantos jovens e menos jovens, admito que sou "mobilephonedependente". Hoje não tanto pelas sms's como noutros tempos, mas particularmente porque os smartphones se tornaram um utensílio utilizado muito para além do simples ligar ou do escrever, fazem com que passemos horas e horas agarrados ao telemóvel, muitas vezes sem termos noção.
    Já traduz o dito popular: "o que tem de ser tem muita força"; mas estou certo que esta é uma aplicação que terá um enorme sucesso, uma vez que será mais um incentivo a 'desligar' do online via telemóvel.
    Por fim, salientaria ainda a lógica invertida, ou seja, uma APP que não procura que cada utilizador a explore a cada instante, mas sim o seu contrário. Sem dúvida um projecto interessante!

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro,
    desconhecia por completo esta aplicação mas achei-a muito boa.
    Atualmente, cada vez mais é difícil desconectarmo-nos do nosso telemóvel, das redes sociais e do scrowl das várias aplicações que temos e que achamos ser fundamental para nosso dia-a-dia.
    Achei que os nossos colegas estudantes da Dinamarca tiveram uma ideia brilhante, não só para nos ajudar a estudar e concentrar como também, quicá no futuro, haver uma funcionalidade dessa app para incentivar um maior contacto social face to face que parece estar a esmorecer nas gerações mais jovens.
    A questão dos pontos e recompensas, na minha opinião, é a cereja no topo do bolo pois é um incentivo extra para os estudantes usarem essa aplicação.

    Por cá, mantenho me com a força de vontade para estudar sem distrações mas muito ansiosa que Portugal receba o app de 'telemóveis' abertos.

    ResponderEliminar
  5. Excelente APP! Embora com o propósito de aumentar a concentração dos estudantes enquanto estudam, penso que esta aplicação terá um impacto maior – a diminuição da dependência dos smartphones por parte dos mais jovens. Por vezes, são pequenas alterações como estas no nosso quotidiano, que a longo prazo têm efeitos positivos na forma de estar com os outros. E concordo com Pedro Pintor, a lógica invertida desta aplicação faz com que os jovens se afastem do telemóvel em vez de os aproximar.

    ResponderEliminar
  6. Esta aplicação acaba por, na minha opinião, ter uma estratégia semelhante a jogos que são criados por parte de empresas para promover as suas marcas. Temos desafios — se pensarmos na ideia de "não ir ao telemóvel" como uma espécie de "jogo"; temos pontos — uma vez que quanto mais tempo passamos fora do telemóvel (completando o desafio) recebemos pontos; temos uma componente social — com a ideia de se juntar ao facebook e vermos "leaderboards" para cada universidade. Basicamente, temos todas as componentes de uma boa estratégia de gamification — o que faltava seriam marcas que pudessem beneficiar dessa relação positiva.


    Ora, o que me chamou à atenção no teu post foi exatamente essa parte que referiste dos prémios serem descontos em restaurantes, cafés, lojas nas redondezas. Eu utilizo uma app que tem um propósito semelhante — a Forest (que funciona como uma espécie de jogo em que se vai "plantando árvores" à medida que não se utiliza o telemóvel/sites que coloquemos numa lista no caso do Chrome) — mas falta nesse exemplo essa componente de transformar uma app útil num modelo de negócio sustentável e/ou uma estratégia de marketing.

    Os millennials (de cuja geração fazem parte muitos dos estudantes universitários de hoje em dia) são uma geração muito difícil para o marketing digital "tradicional" através de mera publicidade — a maior parte de nós usa ad blockers e simplesmente não vemos esse tipo de publicidade enquanto navegamos na Internet. Assim, ao usarem a app e adquirirem esses cupões, estes mesmo público é exposto às marcas, e tem um incentivo para sair do digital e ir fisicamente a estes sítios fazer uma compra.

    Cria-se assim uma relação duplamente benéfica entre as marcas (que ganham assim exposição e consumidores) e os estudantes (que para além de ganharem descontos, têm acesso a uma aplicação útil que os incentiva a não perderem tempo precioso de estudo em, por exemplo, redes sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, para os colegas que estão interessados em aplicações do género, recomendo a Forest (que tem aplicação para iOS e a Android + extensão para o Google Chrome) que mencionei no meu comentário. Não tem essa componente tão interessante de se conseguir ganhar recompensas com o estudo, mas, pelo menos para mim, a componente de "jogo" (poder plantar "árvores" com o meu estudo) é uma ajuda para combater a procrastinação ;)

      https://www.forestapp.cc/en/

      Eliminar