sexta-feira, 25 de maio de 2018

Robô escreve Harry Potter

Sim parece estranho ler que alguma forma de inteligência artificial possa desenvolver algo artístico ou criativo, mas de certo modo foi isto que a empresa Botnic Studios desenvolveu.
Harry Potter and the Portrait of What Looked Like a Large Pile of Ash” ou em português "Harry Potter e o Retrato do Que Parecia Ser um Grande Monte de Cinzas" que pode ser visto aqui.

É um capitulo de 3 paginas produzido por um algoritmo robô, este que foi alimentado com todo conteúdo produzido pela autora JK Rolling sobre o mundo mágico de Harry Potter e assim desenvolveu estas paginas baseado em um comportamento que prevê o que vem a seguir ao texto e assim foi criada este pedaço de literatura. Desenvolvidos por diferentes autores que ajudaram a guiar este algoritmo, o resultado foi algo estranho e com pouca lógica.

Mas o que podemos entender com isto, os bots dos meios digitais estão evoluindo em sua capacidade de resposta ao utilizador e isto pode ter uma grande ramificação no futuro. Apesar de não ser um conceito relativamente novo para o marketing, a capacidade de um bot aprender com o conteúdo presente pode o tornar mais autónomo no futuro e assim desenvolver a comunicação digital.
Relativamente à uma inteligência artificial altamente desenvolvida, que possa dialogar com os seres humanos de igual para igual, ainda pode ser um conceito de ficção científica, mas o interessante é que estes bots ja estão a aprender com o nosso comportamento e isto é algo que nos faz abrir os olhos para o futuro.

Fontes:
http://time.com/5062514/harry-potter-robot/
https://www.theguardian.com/books/booksblog/2017/dec/13/harry-potter-botnik-jk-rowling
https://io9.gizmodo.com/that-freaky-bot-written-harry-potter-chapter-got-turned-1822958446

Sem comentários:

Enviar um comentário