quarta-feira, 29 de maio de 2019

A Guerra das Cervejas nas Festas e Eventos Culturais

Os principais eventos culturais têm habitualmente como patrocinadores empresas/marcas que se comprometem com estes eventos, não só para fazer negócio e vender os seus produtos, como também os utilizam para reforçar a marca, a sua imagem e associá-la às novas tendências, respondendo às exigências dos consumidores.


Em Portugal, duas das principais marcas que competem por ter o seu nome associado a grandes eventos e estarem presentes com os seus produtos nos mesmos são a Sagres e a Super Bock, que se têm degladiado nesta competição em vários contextos: Queimas das Fitas, Festivais de Verão e Festas Populares. As Festas de Lisboa são mais um exemplo, em que este ano será a Sagres a patrocionadora, depois de ter perdido este 'palco' para o concorrente em 2009.



Como tal, o regresso é uma grande oportunidade para a comunicação da empresa se destacar e colocar a sua imagem e nome na cidade e na 'cabeça' do público.
Estando o presente ano a ser um ano marcado pela agenda ecologista e ambiental, particularmente pelos jovens, a Sagres aproveitou para apostar num conceito amigo do ambiente, seguindo a exigência crescente da população, poupando-se ao risco de se ver criticada pelo excesso de utilização de plástico descartável. Além disto, Lisboa será em 2020 a Capital Verde Europeia, vindo a propósito esta iniciativa, agradando também a Câmara Municipal de Lisboa.



Decidiram assim, não só utilizar copos reutilizáveis nos seus postos de venda, como reduzir de 230 para 12 os pendões a afixar na cidade, reduzindo a poluição visual e ambiental que estas estruturas implicam. A par disto, as 12 estruturas a utilizar serão também elas reutilizáveis.



Fontes:
https://marketeer.pt/festas-de-lisboa-sagres-aposta-em-comunicacao-sustentavel/
https://marketeer.pt/sagres-patrocina-festas-de-lisboa-e-super-bock-ruma-a-braga/

1 comentário:

  1. Os copos poderão ser reutilizáveis mas isso não quer dizer que os consumidores os vão realmente reutilizar. Penso que traria melhor imagem às grandes marcas de cerveja se, no final de cada dia do evento, patrocinassem a limpeza do recinto defendendo a não poluição ambiental. Não chega o simples facto de dizerem "não poluam, aqui estão copos reutilizáveis". É preciso dar o exemplo nas suas produções e em campanhas visíveis e esforçadas contra a poluição ambiental. Uma outra ideia para este tipo de eventos seria cada pessoa ter direito apenas a dois ou três copos por sessão mas, por outro lado, isso poderia ter efeitos nefastos no consumo evitando assim que a empresa lucrasse tanto como seria esperado. O capitalismo, apesar de comprovada a sua utilidade para a economia internacional, tem o seu lado negro que é preciso combater com um maior nível de fiscalização e de controlo.

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