domingo, 21 de março de 2021

The future of shopping: what's in a store?

O e-commerce continua a crescer, players como o Facebook, Tik-Tok e YouTube entram para competir com a Amazon. As lojas físicas globais fecham em cerca de 50%, e a previsão é que as que se mantiverem até 2025 serão as que tiverem experiências e showrooms, atitude Millennials e espera-se que no final de 2024 esta mudança já esteja realizada. Poucos grandes shoppings vão sobreviver. Encontrei este filme que está diretamente ligado com o nosso Web Marketing, extenso mas muito completo, podemos ver a cadeia de fornecimento completa, p.e. da Pinterest.

2 comentários:

  1. Boa tarde Helena

    A realidade é mesmo essa! O E-Commerce tem evoluído muito ao longo dos últimos anos, cada vez mais disponível através de vários canais de venda. A solução tem que ser sempre construída em função do cliente, customer centric, pela criação de valor , a sustentabilidade do negócio.

    A frequência com que fazemos compras online tem vindo a crescer significativamente, fortemente motivada pela conjuntura atual, apesar que somos a nível europeu um mercado com menor volume de compras online.

    Cada vez mais temos consciência da importância dos desafios digitais do nosso quotidiano, a revolução do comércio digital. Com o impacto negativo da pandemia atual surge cada vez mais a necessidade de consolidar negócios no mundo digital, aliado também à necessidade de reestruturamos a forma de pensar o E-Commerce das organizações. Há uma forte adesão ao mundo online. Por essa razão, o E-Commerce é uma tendência emergente que está a reformular o mercado digital, seguindo portanto a tendência global.
    Uma moda que veio para ficar!
    Confinados e privados de socializar, a rotina dos consumidores mudou rapidamente e os hábitos de consumo adaptaram-se ao “novo normal”. Da mesma forma que os comportamentos dos consumidores mudou, também os negócios têm de reinventar estratégias e adaptar os seus modelos para responder às novas necessidades de consumo.

    As maiores empresas do mundo são tecnológicas e todos certamente concordam que a lógica dos negócios mudou. Num mercado tão global, competitivo e a evoluir a um ritmo tao veloz, o desafio das empresas passa pela integração total e mais eficiente, a inteligência artificial , o Omni Canal. As marcas que estão presentes nas lojas físicas devem manter o foco e reinventarem-se, diferenciarem-se na criação de valor ao cliente, nomeadamente: um discurso, uma empresa, os mesmos objetivos, a mesma dinâmica, a otimização e eficiência dos processos e recursos.

    Obrigada!
    Paula Pires

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  2. Olá Helena! Muito interessante este vídeo, é mesmo sobre o "nosso Web Marketing" :) as imagens da Nike Store ilustram mesmo bem a ideia de omnichannel e de como, apesar do crescimento do online shopping, as lojas físicas não morreram, bem longe disso. Haveremos de discutir alguns dos tópicos focados no vídeo em próximas aulas...stay tuned!

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