sábado, 5 de junho de 2021

Email Marketing, Como assim?

O E-mail é um meio de comunicação muito utilizado nos dias de hoje e, se bem aproveitado, contribui para o aumento de visitas e reconhecimento de uma marca. E-mail marketing consiste em comunicar com potenciais clientes através de mail, estas comunicações são realizadas através de plataformas próprias para o efeito que enviam mensagens para pequenas ou grandes quantidades de contactos sem serem considerados spam ou que infrinjam com a regulamentação geral de proteção de dados.

Esta estratégia é utilizada mais frequentemente nos casos como comunicar descontos em produtos ou saldos, confirmar uma compra que um cliente realizou numa loja online, comunicar novos lançamentos de produtos, informar sobre alterações no site ou na loja online, informar que foi publicado um novo artigo no blog e vender um produto físico ou digital.

Mas porque é que o e-mail marketing deve ser adotado pelas empresas? Tendo a empresa uma boa rede de contactos mediante os consumidores interessados no tipo de produtos ou serviços que a empresa comercializa, esta estratégia irá possibilitar uma melhor interação com o público e um relação de proximidade, também será possível educar o público, sendo fundamental para que estes percebam a importância do conteúdo comercializado e as soluções que a empresa tem para os seus problemas, proporcionando também um alcance incrível, promove os conteúdos e possibilita a criação de automação da comunicação.

No entanto, no caso da empresa seguir a estratégia deve estar atenta para não cometer erros básicos que podem deitar tudo a perder, como por exemplo comprar listas de e-mail, não segmentar as campanhas, não parar de enviar e-mails entre outros imensos erros que se deve evitar quando o assunto é marketing digital.

O e-mail marketing é uma excelente estratégia a seguir, cada mensagem eletrônica enviada é uma oportunidade de comunicar diretamente com um possível consumidor e por isso devemos de nos focar em escrever material que realmente tenha valor para quem irá ler pois se este valor não existir o consumidor irá considerar esta leitura como perda de tempo.


Fontes:
Rockcontent (2020), Tudo Sobre E-mail Marketing. Disponivel em: https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-email-marketing/
Paulo Faustino, Marketing Digital na Prática, ISBN 9789897543890
Filipe Carrera, Marketing Digital na versão 2.0, ISBN 9789726189282

1 comentário:

  1. Paulo, ainda bem que trouxeste este tema ao blog :)

    Dada muitas vezes como uma ferramenta obsoleta, é magnífico como o e-mail tem conseguido reinventar-se ano após ano e como ainda é hoje em dia o principal meio de comunicação usado em ambiente profissional.

    Os profissionais e empresas ligadas à oferta de ferramentas de marketing e comunicação perceberam o potencial que o e-mail ainda traz às boas práticas de comunicação nos dias de hoje.

    Temos o E-goi e o Mailchimp, que são dois casos de sucesso tremendo ao nível de soluções de e-mail marketing. As funcionalidades são cada vez mais desenvolvidas, e hoje em dia diria que são mesmo uma obrigatoriedade nas estratégias de marketing de muitas empresas.

    Temo que a morte anunciada do e-mail tenha sido demasiado precoce. E a aposta crescente no e-mail marketing prova isso mesmo.

    ResponderEliminar