terça-feira, 31 de maio de 2022

Metaverso: crimes da vida real no mundo virtual

Esta semana, uma mulher afirma ter sido violada no metaverso, mais especificamente no Horizon World - jogo online criado pela empresa Meta.

A SumOfUs, uma "organização de defesa sem fins lucrativos e comunidade online que faz campanhas para responsabilizar corporações por infrações", publicou o relatório "Metaverse: another cesspool of toxic content", onde relata que uma mulher de 21 anos (investigadora da organização), uma hora após entrar no Metaverso, foi conduzida a uma sala privada numa festa e foi "violada" por outro utilizador, utilizando vocabulário violento e inadequado, enquanto outros utilizadores assistiam o ocorrido.

Este acontecimento não foi o primeiro do mundo virtual. O documento do relato apresenta também o testemunho de outras vítimas de abuso nas diversas plataformas do Metaverso, para além de outros crimes associados à homofobia, racismo e outros comportamentos discriminatórios.

Em sua defesa, a empresa Meta afirma que a mulher não tinha ativado a opção de "limite de distância" da plataforma, uma ferramenta de segurança que é ativada e impede que utilizadores que não sejam amigos se aproximem do seu avatar.

Assim, o Metaverso mostra um lado negro que já é vivido no nosso dia-a-dia real e que tem vindo a ser transposto para o virtual, apresentando cada vez mais conteúdos violentos e inadequados.

A maior preocupação é sem dúvida a probabilidade do Metaverso tornar-se um meio para organizações criminais comunicarem entre si e dentro do seu próprio núcleo, visto não haver uma regularização muito forte neste meio. Será que um caso como este será considerado um crime como no mundo real?

Fonte: 

1 comentário:

  1. Olá Carolina! A presença do metaverso no nosso dia-a-dia é, segundo os estudiosos, já adquirido e incontornável para o nosso futuro próximo. Com este novo advento da tecnologia associada ao relacionamento entre as pessoas, e tal como no advento anterior, o das redes sociais, será necessário criar regras e normas que preservem a integridade humana e boa fé. Por altura do "boom" das redes sociais eram poucos os mecanismos de combate ao assédio, à agressão, ao insulto e à difamação, porém, e quase 20 anos volvidos, existem hoje instrumentos e protocolos atuam sobre esses processos. Acredito que o metaverso irá evoluir no mesmo sentido e garantir que as normas legais e regras éticas fundamentais vigorem também nessa realidade.
    Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar