segunda-feira, 29 de maio de 2023

Come On Barbie, Let’s go Party em 2023

A indústria do cinema tem desempenhado um papel crucial na promoção de marcas e produtos, e a Barbie é um exemplo disso. Em 2023, a icónica boneca da Mattel protagoniza um novo filme, que tem gerado grande expectativa entre fãs de todas as idades.



Como é que o marketing sobre o novo filme da Barbie tem influenciado as vendas das bonecas?

A divulgação prévia do novo filme da Barbie tem despertado uma grande antecipação e engagement do público. Trailers, teasers e campanhas promocionais são amplamente partilhados nas redes sociais, criando discussões e aumentando a visibilidade da marca. O público fica ansioso para conhecer as novas aventuras da Barbie no “big screen”, o que naturalmente aumenta o interesse pelas bonecas relacionadas ao filme.

O novo filme da Barbie procura manter-se atual ao abordar narrativas envolventes e temáticas relevantes, desde empoderamento feminino até questões de inclusão e diversidade. A Mattel utiliza então o poder da nostalgia, aproveitando toda essa saudade para reinventar a Barbie de modo a refletir os valores contemporâneos. Poderemos então encontrar, quer no novo filme, como nos novos modelos das bonecas, Barbies de diversas idades, tamanhos, etnias, estilos e profissões.

Estas histórias inspiradoras e representativas têm o poder de se conectarem emocionalmente com o público, tornando as bonecas da Barbie uma escolha desejada para recriar as aventuras vistas no filme.



Estratégias de marketing digital
O marketing digital desempenha um papel fundamental na promoção do novo filme da Barbie. A Mattel utiliza plataformas online, como redes sociais, sites e canais no YouTube, para compartilhar conteúdo relacionado com o filme. A criação de vídeos, imagens, assim como a criação de um template que com o auxílio da personalização através de UGC, aumentam o alcance da campanha e geram buzz em torno da marca. Além disso, a Mattel investe em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o filme e os produtos da Barbie sejam facilmente encontrados pelos consumidores online.

Colaborações com os atores e user generated content
Uma tática eficaz de marketing digital adotada pela Mattel foi a parceria com os atores do filme para criar 24 posters com o mesmo template. Cada poster identificava um ator bem como a personagem que iria reprensentar. Com isto conseguiram associar a diversidade de origens dos atores e atrizes com a diversidade de Barbies que existem neste momento no mercado, estimulando o interesse do seu público e ampliando o alcance da mensagem.

Estes posters tornaram-se tão virais que foi criado um template para os utilizadores das redes sociais criarem o seu próprio poster com a imagem que pretenderem.






O impacto nas vendas
Prevê-se que o lançamento do novo filme da Barbie em 2023 tenha um impacto significativo nas vendas das bonecas. A combinação de uma narrativa cativante, estratégias de marketing digital eficazes e engagement do público resulta num aumento da procura pelos produtos relacionados com o filme. Irá ainda ser criada uma linha exclusiva relativamente ao filme assim como merchandise. É então expectável que crianças e adultos desejem obter as bonecas, até por que existe alguma colecionabilidade dentro do mundo das Barbies.




Fontes:

https://www.washingtonpost.com/business/2023/04/21/barbie-movie-mattel-adults/
https://pt.linkedin.com/pulse/o-que-filme-da-barbie-pode-te-ensinar-sobre-marketing-em-órbita

4 comentários:

  1. Olá Bia,

    A estratégia de marketing para promover o novo filme da Barbie parece que está a obter resultados positivos não só para o filme como para a venda das bonecas. A forma como a Mattel está a utilizar o marketing e a exposição do filme nas redes sociais está a criar muito material divertido para UGC. Além disso, a abordagem de inclusão e diversidade, tanto no filme quanto nos novos modelos de bonecas, mostra que a empresa está atenta na procura de valores contemporâneos. Esta conexão emocional com o público e a representatividade oferecida certamente irá influenciar de forma positiva as vendas das bonecas da Barbie.

    Parabéns pelo Post.
    Beijinhos

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  2. Olá Bia!

    Desde mais muitos parabéns pelo artigo!

    A Mattel foi bastante inteligente a utilizar o poder da nostalgia e associá-lo a valores atuais, com as diferentes idades, tamanhos, etnias e estilos. O que se sabe do filme até agora também ajuda a criar esta sensação de ansiedade boa e curiosidade para o seu enredo, pelo que vão querer também relembrar do seu passado e comprar as bonecas novamente.
    É curioso esta questão, que depois levanta outros debates: já vi alguns memes pela internet que depois nos mostram as pessoas que quando eram crianças e não tinham possibilidade de comprar um Barbie agora fazem-no, muito por causa do buzz que a campanha do filme está a ter.
    Os atores escolhidos também ajudam e muito à divulgação do filme e da marca no digital, e mesmo o template de posters criado para as imagens da Barbie foi um sucesso enorme e colocou mais uma vez o filme, que ainda nem saiu, nas bocas do mundo.
    Com isto, acredito mesmo que o lançamento do filme tenha mesmo um impacto direto enorme nas vendas destas bonecas, e que esse consumo ainda vai crescer, e tornar-se tendência nas novas gerações, por exemplo.

    Beijinhos e bom trabalho!

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  3. Olá Beatriz!

    A estratégia para promover a barbie é bastante inteligente, dado que fez parte da infância da maioria das pessoas, tendo cada vez mais em conta a inclusão! O filme foi uma forma brilhante de tornar a barbie em algo real e de certa forma mostrar como é que a sociedade seria se fossemos todos como "ela".
    As redes socias foram fundamentais nesta promoção, pois os utilizadores poderiam utilizar o template e criarem postes personalizados com a sua identidade, mostrando a todos que ser barbie é ser diferente, mas ter valores acima de tudo.

    Obrigada pela partilha!

    beijinhos

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  4. Olá Beatriz!
    Antes demais, parabéns pelo ótimo artigo. Foi, sem dúvida, uma ótima recuperação de um assunto que marca a atualidade.
    Fiquei positivamente surpreendida por perceber que alguém mais na turma gostaria de falar sobre este ícone que se tornou a Barbie, ainda que segundo um ângulo e perspetiva diferente. Efetivamente a marca domina no que toca à intemporalidade permitindo que, em qualquer altura e contexto, num momento em que se fundem as barreiras do espaço e tempo, por causa da revolução digital, qualquer pessoa encontre um modelo com o qual se identifique. As histórias da Barbie são infindáveis, bem como as aventuras que procura vender.
    http://webmktfep.blogspot.com/2023/06/barbie-coisa-mais-bonita-que-voce-pode.html Deixo-te o meu texto, caso queiras conhecer um pouco mais sobre a adaptabilidade da marca às necessidades da Gen Z.

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