segunda-feira, 29 de maio de 2023

Guerra de Marcas no Streaming

Quando falamos no setor de streaming, podemos destacar algumas marcas que o público identifica prontamente, uma das quais a NETFLIX, que se viu, em Fevereiro deste ano, alvo de grandes críticas por parte do público após anunciar que iria deixar de ser possível a partilha de contas, exceto se o cliente fosse assinante dos pacotes Standard ou Premium. Caso contrário, para a partilha de contas entre indivíduos que não habitassem na mesma residência, iria ter de ser pago um custo adicional de 3,99€/mês.


Esta medida, que entrou em vigor em Portugal a 22 de Fevereiro, provocou grandes manifestações de descontentamento por parte dos utilizadores, o que levou a que milhares de clientes recorressem às redes sociais para anunciar que iriam cancelar a assinatura.

Para além de Portugal, esta medida, que entrou em vigor em países como Espanha, Canadá e Nova Zelândia, previa uma redução significativa do número de subscritores, no entanto, acabou por se revelar uma campanha de sucesso, isto porque, apesar de todo o buzz criado à volta desta decisão considerada polémica, a verdade é que apenas no primeiro trimestre, e segundo dados divulgados pela empresa, a plataforma ganhou cerca de 1,75 milhões de novos subscritores. Este aumento de utilizadores deve-se ao facto de que quem usava contas “emprestadas” começou a ativar a sua própria conta, ou noutros casos, os subscritores começaram a pagar pelos membros extra, o que, não só aumentou o número de subscritores, como também as receitas da empresa.

À exceção da América Latina, onde se registou uma perda de clientes, esta decisão estratégica da Netflix, parece ter trazido resultados satisfatórios em todos os países onde já foi implementada, tanto que a plataforma de streaming anunciou que pretende alargar a medida a todos os territórios onde está presente.

Não estivéssemos nós numa era onde tudo é falado e comentado, as críticas a este anúncio não tardaram em aparecer, incluindo por parte de uma plataforma rival.

São várias as marcas que conhecemos que mantêm uma “guerra de marcas”, desta vez, o mesmo aconteceu no mundo do streaming.


Foi na conta de Twitter da Amazon Prime Video do Reino Unido, que foi partilhada uma publicação como forma de reprovação. A conta recorreu então a uma publicação da Netflix de 2017 onde se lê “Love is sharing a password” (“Amor é partilhar a palavra-passe”), e partilhou uma imagem com a pergunta “Who’s watching?” (“Quem está a ver”), em baixo, como resposta, aparecem seis perfis onde é possível ler “Everyone Who Has Our Password ❤” (“Todos os que têm a nossa palavra-passe ❤”).

Desta forma, a Amazon Prime Video, dá a entender que não tem nada contra com quem partilha as contas no seu serviço de streaming, ao contrário do seu concorrente, a Netflix.

Estavam a par desta recente guerra de marcas? 

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