terça-feira, 30 de maio de 2023

Cookies: Personalização vs. Privacidade

Todos nós, em algum momento da nossa vida, já entramos num website e nos deparamos com uma faixa com algum texto, texto esse que possivelmente até começamos a ler mas rapidamente nos fartamos, devido à densidade do mesmo. Geralmente, essa faixa apresenta um botão a dizer “Aceitar tudo” ou “Aceitar e fechar”. Estou quase certa de que, pelo menos uma vez na vida, já todos clicamos numa dessas opções inconscientemente (ou não) para conseguirmos aceder apressadamente ao conteúdo do site em questão sem termos algo a perturbar o nosso campo de visão.

Essa faixa é conhecida como “Banner de consentimento de Cookies e privacidade” e a sua função é informar os visitantes do site sobre a utilização de Cookies, bem como a coleção de dados e práticas relacionadas à privacidade, estando explicados nesse texto resumidamente quais os cookies que serão utilizados e que tipo de dados serão recolhidos.


Provavelmente também já vos aconteceu terem determinada conversa sobre um produto ou serviço com um amigo ou familiar e mais tarde, quando abrem as redes sociais, surgir anúncios relacionados com a conversa que tiveram. Inclusive também tenho (quase) a certeza de que já se questionaram se haveria alguém a ouvir as vossas conversas.

Será coincidência terem optado por “Aceitar Tudo” e aparecer-vos conteúdo idêntico ao da conversa que tiveram através de publicidade?


Mas afinal o que são os “Cookies”?

Podiam ser as famosas bolachas americanas com pepitas de chocolate, no entanto, no meio digital tem outra simbologia. De acordo com a Webopedia, são um tipo de mensagem fornecida por um servidor/navegador da web que tem como objetivo “identificar os utilizadores e possivelmente preparar páginas da web personalizadas ou guardar informações de login do site”. Uma vez que um servidor web não possui memória, o site que está a ser visitado transfere um arquivo Cookie do navegador para o disco rígido do computador, possibilitando que o website memorize as nossas preferências e nos apresente sugestões do nosso interesse.

Do ponto de vista do marketing, os Cookies desempenham um papel fundamental na eficácia das campanhas no digital ao rastrear o comportamento dos utilizadores e ao permitir que as empresas ajustem e personalizem as suas estratégias, direcionando anúncios específicos para determinados segmentos de mercado. Além disso, fornecem informações sobre as preferências dos consumidores, permitindo às empresas o ajuste dos conteúdos disponibilizados para aquele consumidor, contribuindo para um maior envolvimento com o mesmo e para a maximização dos resultados das campanhas de marketing digital.

A verdade é que em alguns momentos da nossa vida até pode ser muito conveniente receber recomendações sobre algum tipo de produto/serviço idênticos ao que procuramos, facilitando-nos trabalho, como por exemplo quando nos encontramos a fazer compras online e nos aparece a secção “Talvez lhe interesse” ou “Complemente o seu look”, que, por vezes, facilita muito a nossa pesquisa.


 As plataformas de streaming, como a Netflix ou HBO Max também são um bom exemplo da utilização de Cookies, uma vez que se baseiam em conteúdo anteriormente visto para sugerir outros conteúdos dentro do mesmo género.


Assim, os Cookies têm-se revelado ser uma ferramenta cada vez mais importante no que diz respeito à personalização da nossa experiência online. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, um em cada cinco consumidores estão dispostos a pagar até 20% a mais por produtos e serviços personalizados. Além disso, são vários os setores que se aproveitam da recolha de dados dos utilizadores para personalizar a experiência dos mesmos, como ilustra a seguinte imagem:


No entanto essa inovação não vem sozinha, trazendo consigo grandes riscos associados, nomeadamente ao nível da privacidade. Esta tem sido um tema amplamente debatido com a evolução tecnológica que assistimos, visto que ao permitir a personalização dos sites também poderá estar a pôr em causa a privacidade dos utilizadores, podendo ocorrer fugas de dados ou até mesmo invasão da privacidade dos consumidores.

Nesse sentido, de modo que a utilização de Cookies seja vantajosa quando aplicada ao Marketing Digital ou Comércio Eletrónico, é fundamental que haja uma transparência entre as marcas e os respetivos consumidores aquando da recolha de dados através dos Cookies, fornecendo informações claras e consequentemente permitindo que estes tenham controlo sobre as suas preferências de privacidade bem como o nível de personalização do site e ainda os dados compartilhados com terceiros, transmitindo-lhes, assim, confiança enquanto navegam no site.

Cada vez mais se tem trabalhado em alternativas de forma que seja possível a coexistência da personalização sem comprometer a privacidade dos utilizadores, começando essas opções a ganhar vida com o aparecimento e desenvolvimento da Inteligência Artificial e o Processamento de Dados Local que proporcionam a personalização dos websites sem haver a necessidade de partilhar essa informação com terceiros e também possibilitam a análise de dados sem a necessidade de rastrear individualmente os utilizadores. Além disso, a implementação de práticas de anonimização de dados também poderá passar por uma solução, passando os Cookies a ser utilizados apenas para recolher informações agregadas e não identificáveis individualmente.

Para as empresas com plataformas online, tem sido um desafio manter o equilíbrio entre a personalização e a privacidade, no entanto têm investido em recursos de privacidade e mecanismos que permitam aos utilizadores controlar a utilização dos seus dados nos seus sites. A transparência, a adoção de práticas de anonimização e o respeito ao consentimento dos utilizadores são passos importantes para garantir que a personalização seja feita de forma ética e responsável, tendo sempre em vista a privacidade dos utilizadores.


Posto isto, deixo-vos com as seguintes questões:
- Já alguma vez pensaram sobre a questão da privacidade e quais os impactos que isso pode ter?
- São o tipo de pessoa optam por “Aceitar Tudo” ou que, delicadamente, rejeitam permissão a permissão, quando não existe opção de “Rejeitar Tudo”?


Fontes:
https://www.webopedia.com/insights/all-about-cookies/
https://infobase.com.br/personalizacao-vs-privacidade-no-marketing/

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