segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

A IKEA e o Real Time Marketing

"Boa para guardar livros. Ou 75.800 €", é desta forma que a Ikea promove a estante Kallax na mais recente campanha publicitária da multinacional de mobiliário e decoração sueca, que em poucas horas se tornou viral. 
A campanha inspirou-se na atualidade política para apresentar slogans irónicos e humorísticos, e chamar a atenção. A marca faz referência à Operação Influencer, que levou Portugal a eleições legislativas antecipadas, marcadas para 10 de Março. 



Nas horas seguintes, nas redes sociais, não se falava de outra coisa. Nos grupos de WhatApp, as fotografias que iam sendo tiradas nas ruas também dominavam as partilhas. E foram muitas as marcas que aproveitaram a "boleia" e partilharam conteúdos dm resposta à campanha. Nas redes sociais, entre críticas e elogios à campanha, multiplicaram-se os "memes" inspirados na realidade política, partidária e até futebolística! 





Um excelente exemplo de Real Time Marketing!, i.e., o processo de desenvolver engagement junto do público de forma quase instantânea com baseada em acontecimentos reais ou na atualidade noticiosa. Ou como as marcas cada vez mais não podem invocar um estatuto de neutralidade face ao que as rodeia. Mesmo recorrendo (e porque não?) ao poder viral do humor, como fazem marcas como a Control ou a Licor Beirão! 


Conhecem outros casos de Real Time Marketing que viralizaram...? Que riscos podem acarretar?

Fontes:
https://sicnoticias.pt/pais/2024-01-24-Campanha-da-IKEA-sobre-vida-real-do-pais-torna-se-viral-nas-redes-sociais-2187a134
https://eco.sapo.pt/2024/01/26/comissao-nacional-de-eleicoes-recebeu-queixas-da-campanha-da-ikea-que-se-tornou-viral/
https://www.noticiasaominuto.com/economia/2487815/varias-marcas-apanham-boleia-da-campanha-viral-da-ikea-veja-as-reacoe

2 comentários:

  1. Achei muito interessante professora, o ano passado, 2023, lembro-me que quando saiu o filme da Barbie que foi um enorme sucesso pelo mundo, não se falava de outra coisa, foram muitas as marcas que utilizaram esse sucesso nas suas campanhas publicitarias, fazendo alusão à Barbie, ao rosa, à infância, à nostalgia e ao poder feminino. Como por exemplo o Burguer King (decorações rosa e mesmo comida rosa) ou a GOOGLE que este uns tempos com um tema de fundo alusivo à Barbie, até marcas de roupa como a melissa, a Zara e a C&A lançaram coleções inspiradas no filme.

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  2. Olá Mariana, bem vinda ao blogue! Sem dúvida, o "movimento Barbie" é um bom exemplo! Lembro-me de outros publicados aqui mesmo no blogue, veja se os conhece!

    https://webmktfep.blogspot.com/2021/06/um-pequeno-almoco-portugues.html?m=1

    https://webmktfep.blogspot.com/2021/05/ja-conhecem-mariana-do-continente.html

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