quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A Inteligência Artificial e o Marketing Fake Out-of-Home

Sem qualquer dúvida que a Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais falados do ano passado. A explosão do Chat GPT e de diversas apps que se mostraram capazes de, através de algumas fotos nossas, criarem imagens realistas em cenários, roupas e momentos que nunca aconteceram na realidade. Seria fácil de expectar que as empresas aproveitariam estes avanços tecnológicos para inovarem nas suas campanhas publicitárias… E assim foi!

Depois de pesquisar um pouco sobre estas publicações cheguei ao acrónimo FOOH, que traduz a expressão inglesa Fake Out-of-Home. Este novo tipo de publicidade faz uso de CGI (computer-generated imagery), uma tecnologia de ponta, que com auxílio da Inteligência Artificial, cria imagens hiper-realistas de anúncios que nunca existiram no mundo real. Desta forma, as marcas procuram chamar atenção e gerar envolvimento.

A Maybelline e a Jacquemus foram duas das marcas que aproveitaram esta nova forma de publicitar.





claro que marcas e outras instituições portuguesas também se juntaram.




Todas estes exemplos foram divulgados em formato de vídeo e confesso que assim que vi a publicação do FC Porto fiquei na dúvida quanto à sua veracidade. Aquilo que me fez mais rápido perceber que seria algo fictício foi o facto do céu estar limpo e se perceber até que estava sol, sendo que na exata semana em que o vídeo foi divulgado estava a chover bastante.

Ao dar uma vista de olhos rápida nos comentários de algumas destas publicações percebemos rapidamente que tudo isto gera muita dúvida, sendo que as marcas preferem deixar o público na dúvida, sem nunca fazerem qualquer tipo de aviso prévio acerca da inverdade destas imagens.




Pode isto gerar algo parecido às já muito discutidas Fake News? Pode gerar uma necessidade de desmitificar e desmentir campanhas?


10 comentários:

  1. Temos verificado, de facto, uma crescente aderência às publicidades FOOH, que, na minha opinião, é uma excelente forma de captar a atenção do consumidor. No entanto, a população poderá mesmo acreditar que é algo verdadeiro, e que ao descobrir que apenas se trata de uma aplicação da Inteligência Artifical, poderão sentir-se enganados pela marca, gerando perda de confiança do público.
    Conheço outro exemplo, um video da àgua micelar da Garnier, em que demonstra totalmente a eficácia do produto. Deixo o link da publicação abaixo: https://www.instagram.com/reel/C2AVr8-KC3V/?igsh=MWlpOGIxenRhbjNsaA%3D%3D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisca! Obrigada pelo teu comentário :) Realmente, a falta de informação e sensibilidade para avaliar veracidade do que surge na internet de determinadas pessoas ou grupos de pessoas pode resultar em algo problemático. Sabendo que é falso, posso admitir que o vídeo da Garnier está muito bem feito e chega ser até de admirar a capacidade destas publicidades serem tão realistas.

      Eliminar
  2. Muito interessante o tema que escolheste Ana, é uma forma de deixar as pessoas intrigadas, aumenta o número de pesquisas e leva as pessoas a procurar os locais para confirmar se é real. Por norma são coisas muito difíceis de ignorar e passar despercebidas. Considero uma forma de publicidade mesmo muito original, que chama muita a atenção para a marca em questão, quanto mais ousados melhor!

    Na realidade basta ser uma pessoa atenta como tu para perceber que não é real, mas nem todos estamos tão atentos, o que nos deixa curiosos e com vontade de saber a resposta à pergunta "é real?".

    No entanto há pessoas mais sensíveis que podem levar esta estratégia publicitária como uma mentira, um engano e perder a fé na marca, portanto acredito que as marcas devam olhar muito bem para o seu público alvo e tentem perspectivar qual será a sua reação, fazer alguma pesquisa sobre a reação dos consumidores a FOOH de outras marcas.

    Deixo aqui o exemplo da Netflix que "colocou um preservativo gigante no Obelisco em Buenos Aires", em 2023, para promover o lançamento da 4ª temporada sua série "Sex Education", foi baseada numa campanha de consciencialização de DSTs feita há muitos anos.
    https://www.youtube.com/watch?v=z9PKI--lrz0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana! Obrigada pelo teu comentário :) Também conhecia essa sobre a série "Sex Education"! No fundo, considero esta publicidade incrível, mas é sempre de levantar a possibilidade de grupos menos informados que vão acreditar nisto como se acreditassem numa fake new. Chega a ser controverso.

      Eliminar
  3. A ascensão da IA como uma ferramenta proeminente no universo do marketing é verdadeiramente impressionante e também um tema presente no nosso dia-a-dia e em diversas das cadeiras que o mestrado em Gestão de Serviços já nos conseguiu proporcionar. O conceito de Fake Out-of-Home (FOOH), explorando CGI e IA para criar anúncios realistas representa uma revolução intrigante no panorama publicitário. Confesso que o tópico já me era familiar, porém não conhecia o acrónimo FOOH.
    É fascinante observar marcas como a Maybelline e Jacquemus a adotarem essa abordagem inovadora. No entanto, a dúvida gerada em torno da autenticidade dessas imagens, como destacado pelo exemplo do FC Porto, levanta questões importantes.
    A falta de clareza acerca da veracidade dessas campanhas, muitas vezes sem qualquer aviso prévio, pode gerar um paralelo com as problemáticas das "Fake News". A confusão resultante pode suscitar a necessidade de desmistificar e desmentir tais campanhas para manter a integridade e confiança do público.
    Para complementar o conteúdo que já foi falado nos comentários anteriores, deixo mais um exemplo que viralizou e gerou bastante polémica: Uma Barbie gigante a caminhar em frente ao arranha-céus Burj Khalifa no Dubai, para promover o filme que saiu no ano passado.
    https://www.instagram.com/p/Cu7JcqHJqsV/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! Obrigada pelo teu comentário :) Eu adoro a Barbie e essa publicidade em específico é das minhas FOOHs favoritas!

      Eliminar
  4. Olá Ana, bem vinda ao blogue! Tal como discutido no post seguinte da Francisca, vale (quase) tudo para captar a atenção de uma audiência cada vez mais volátil e que "já viu tudo". As marcas apostam em campanhas diferenciadoras, mesmo que por vezes arriscadas, para disputar o "share-of-mind" dos consumidores, e o FOOH é um bom exemplo! Até alguns influenciadores são já baseados em CGI (https://www.wired.com/story/lil-miquela-digital-humans/), sendo um dos casos mais conhecidos a Lil Miquela (https://www.instagram.com/lilmiquela/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá professora! Obrigada pelo seu comentário :) Também já conheço alguns desses influenciadores... Sem dúvida uma nova era da internet e do web marketing!

      Eliminar
  5. Acredito também que a publicidade FOOH chama muito a atenção dos consumidores em geral, pois eu também fico impressionada com tamanha criativade do setor de Marketing das empresas. Porém, isso pode mesmo gerar uma desconfiança por parte do cliente, visto que os mesmos podem sentir-se enganados pela tecnologia, principalmente as pessoas mais velhas e com poucos recursos/conhecimentos tecnológicos.

    Muitas empresas grandes estão investindo bastante na marca, ou seja, criam e divulgam campanhas publicitárias "pesadas" para atrair novos consumidores. Isso para a empresa é bom, pois quanto maior a receita, maior é a possibilidade do lucro. Mas por outro lado, pode gerar uma "poluição visual", pois muitas campanhas vistas todos os dias em diversos lugares fica cansativo, gerando um desconforto nas pessoas. Locais como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro, realmente existe essa tal "poluição visual".

    Em São Paulo, no Brasil, a Natura, empresa brasileira de cosméticos/perfumaria, também criou uma campanha FOOH, conforme o link abaixo:

    https://cosmeticinnovation.com.br/natura-e-tresemme-marcas-abusam-das-campanhas-com-midia-ooh-em-sp/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafa! Obrigada pelo teu comentário :) Não conhecia a campanha que partilhaste, mas aí está mais um grande exemplo desta nova moda feita com IA.

      Eliminar