sexta-feira, 1 de março de 2024

Aitana, a influencer criada por IA

Os influenciadores têm sido cada vez mais usados por empresas para tentar atrair novos clientes. Este tipo de marketing consiste numa parceria entre uma marca e produtores de conteúdos digitais, em que estes promovem produtos da empresa, em que tentam passar uma imagem de independência, no sentido em que o gosto pelo produto é genuíno e não “comprado”. Para fazer face a isso, tem também surgido legislação para que, quando se trata de publicidade paga, os criadores de conteúdo sejam obrigados a que a identifiquem como isso.


Para além disso, a Inteligência Artificial (IA) é algo que tem crescido muito nos últimos anos. O surgimento de Chatbots, o Chat GTP, entre outros tem massificado esta nova tecnologia. O marketing não tem fugido a isto. A IA tem oferecido às organizações oportunidades para otimizar estratégias, melhorar resultados e otimizar a experiência do usuário. Uma das principais aplicações da IA é no SEO - Search Engine Optimization. Isto ajuda a empresa a alcançar posições mais relevantes em motores de busca como o google e assim trazer mais tráfego para o seu site. Para além disso, também permite para contribuir para a personalização dos conteúdos que aparece a cada utilizador. Juntando estas duas realidades, surgiu uma influencer criada por inteligência artificial – Aitana. Foi criada por uma agência de marketing e em 5 meses, tornou-se num caso de sucesso mundial.

       
Esta influencer ganhou 10 mil euros no seu melhor mês e, em média, dá à empresa 3 mil euros mensais. Foi criada e sendo aperfeiçoada ao longo de 5 meses. Idealizaram uma jovem oriunda de Barcelona, de 25 anos, com cabelo cor-de-rosa e um rosto de supermodelo. Realiza parcerias com diversas marcas e até à partilha de fotografias mais sensuais numa plataforma similar à OnlyFans, a Fanvue, onde apenas os seus subscritores poderão ter acesso às suas imagens “mais intimas”.

Há vários comentários a elogiar a sua beleza e que estão apaixonadas por ela. Realço o comentário rodeado por uma linha preta, em que uma figura criada por IA, é considerada elaborada por Deus!


Um famoso ator latino-americano enviou-lhe mensagem a convidá-la para sair, não sabendo que se tratava de que Aitana não existia. A agência de marketing que a criou desenvolveu uma história por detrás da influenciadora. Trata-se de alguém entusiasta do fitness, determinada, extrovertida, carinhosa e com um carácter complexo, tendo por base o que as pessoas gostam. No entanto, vai contrariamente ao que atualmente as marcas tem feito, no sentido em que as mais novas gerações valorizam mais corpos reais, a autenticidade e a inclusão, advindo daí várias críticas.

Isto alerta-nos para os perigos da IA e quais os limites que deverão ser impostos para a segurança de todos.

Referências:
https://tsecommerce.com/blog/regras-influenciadores/
https://www.marcogouveia.pt/marketing-de-influencia-o-que-e/
https://www.nit.pt/compras/moda/chama-se-aitana-e-influencer-e-ganha-10-mil-euros-por-mes-mas-foi-criada-por-ia
https://www.instagram.com/fit_aitana/?utm_source=ig_embed

2 comentários:

  1. Olá André, realmente é muito assustador perceber como a IA está a evoluir e que realmente a podemos confundir com humanos. É uma excelente forma de enganar as pessoas como por exemplo o tal festival "Fyre Festival" que a professora mencionou ontem na aula, apesar de neste caso ter sido um homem mesmo 😅😶.
    Se a legislação está a mudar para os influencers mostrarem se a publicidade é paga ou não, também terá de haver legislação e regras para a IA, para que possamos realmente confiar nela, principalmente no que toda á proteção de dados.

    Relativamente ao teu comentário acerca de a imagem da Aitana não estar de acordo com os gostos e valores das novas gerações, eu acredito que a Geração Z consiga mais facilmente perceber que se trata de IA do que outras gerações e que essa aparência é principalmente usada para atrair as outras gerações em que a autenticidade, os corpos reais, a inclusão e equidades não são valores tão essenciais como para os Zoomers.

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  2. André, achei este um exemplo interessante a refletir sobre a interação do marketing de influência e o avanço da inteligência artificial (IA) na área do marketing digital! De realçar que de facto os influencers ("reais" ou "IA made") se tornaram uma parte significativa das estratégias de marketing de muitas empresas, por oferecerem uma forma de alcançar os consumidores que muitas vezes os vêem somente como pessoas comuns que partilham as suas opiniões e experiências. Mas sou também da opinião que é fundamental manter a transparência, especialmente quando se trata de publicidade paga, para que os consumidores estejam cientes de que se trata da promoção de produtos ou serviços.

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