domingo, 3 de março de 2024

O que nos reserva a Inteligência Artificial?

Quem nunca ouviu falar em Inteligência Artificial (IA)? Nos últimos anos esta tecnologia tem vindo a ganhar robustez, está na ordem do dia e é comentada por tod@s. Questiona-se quais os seus benefícios, aplicabilidade, impacto, segurança, futuro, etc. Se por um lado esta é amada por muitos, por outro há quem fique reticente com esta tecnologia e com tudo o que a envolve.

No nosso dia-a-dia vamos interagindo muitas vezes com a IA, nomeadamente na internet, marketing, educação, entre outros. No entanto, a IA traz consigo alguns desafios às empresas, escolas/universidades…, por exemplo o Chat GPT nas escolas/universidades fez com que fosse necessário criar estratégias, formar os Docentes com o intuito de oferecer ferramentas que permitam detetar quando o texto de um aluno não é da sua autoria. Como este exemplo há muitos outros. Quantas fake news construídas através de IA não são partilhadas nas redes sociais e se tornam virais? 

Em outubro de 2023 a TVI/CNN emitiu uma reportagem intitulada por “Reconhece Manuel Luís Goucha? Pense outra vez: como a Inteligência Artificial confunde a realidade”. Nesta reportagem sobre a IA é apresentado todo o processo utilizado para replicar a imagem e a voz do apresentador, bem como são exibidos alguns vídeos virais realizados através desta tecnologia. 

Reconhece Manuel Luís Goucha? Pense outra vez: como a Inteligência Artificial confunde a realidade

Analisando a reportagem torna-se um pouco assustador a “facilidade” com que a nossa imagem e voz podem ser utilizadas, assim como os falsos “momentos” que são criados. O pormenor com que a imagem é criada poderá fazer com que haja alguma dificuldade em perceber se o que está a ser divulgado é verdadeiro. No entanto, Pedro Domingos, Professor Emérito na Universidade de Washington e especialista em IA, não vê perigos nesta tecnologia, nomeadamente na democracia, uma vez que o ser humano “rapidamente aprende a perceber o que é fake e o que não é”. 

Isto leva-nos a pensar como será o futuro com a IA, uma vez que a tecnologia está em constante evolução e rápida, e de hoje para amanhã tudo pode mudar. 

Tal como já referi anteriormente a IA apresenta alguns desafios, principalmente no emprego. Futuramente haverá menos postos de trabalho devido à IA? Segundo o especialista Pedro Domingos, serão criados mais empregos, alguns vão se perder, e grande parte dos empregos serão modificados, uma vez que a IA permite a automatização de algumas tarefas, e de outras não. Eu tenho algumas reservas quanto a esta temática, pois é claro que se vão perder muitos empregos.

Não são só de desafios que se faz a IA. Vejamos o caso do Marketing Digital. Segundo José Frade (Codiretor PG Digital Business, PBS/UP) a IA revolucionou o Marketing Digital, uma vez que oferece um conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem transformar as estratégias de marketing. Frade refere ainda que a IA “(…) Ajudou a desvendar segredos, aprimorar estratégias e alcançar resultados além da imaginação. Mas, acima de tudo, mostrou aos profissionais de marketing que, mesmo com toda a sua inteligência, a magia verdadeira reside na criatividade humana, na empatia e no toque pessoal que apenas os seres humanos podem oferecer.”

Toda a moeda tem dois lados, isto é, a IA tem as suas vantagens e desvantagens e como em qualquer ferramenta/tecnologia, se bem utilizada poderá trazer muitos benefícios. No entanto, é uma temática em que tod@s devemos estar atentos à sua evolução e aplicabilidade.

E tu o que pensas sobre as implicações da IA no futuro, nomeadamente no que diz respeito ao emprego?

Fontehttps://chatbotslife.com/will-ai-cause-mass-unemployment-f26537e5f25a

Fontes:

6 comentários:

  1. Olá Ana! A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, tendo impacto em várias questões, tal como mencionaste. A referência à reportagem sobre a capacidade da IA replicar a imagem e a voz do Manuel Luís Goucha destaca uma questão preocupante sobre a confiabilidade das informações num mundo digital em constante evolução.
    A afirmação do professor Pedro Domingues acerca da capacidade dos humanos distinguirem o que é "fake e o que não é" pode ser demasiada otimista, considerando a rapidez com que a desinformação se espalha nas redes sociais e em plataformas online.
    Por fim, concordo contigo quanto ao impacto da IA no emprego, pois acredito que a automação associada a esta nova tecnologia pode resultar na perda de postos de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! O desemprego é uma temática que preocupa a população sempre que há uma mudança, e isso verificou-se na revolução industrial com a criação de uma calculadora primitiva. Na altura os profissionais recusaram-se a usar a invenção, pois era vista como uma ameaça ao seu trabalho [1].
      Creio que com a IA alguns postos de trabalho poderão ser extintos, mas surgirão outros.

      Deixo aqui um artigo de 2020 onde é discutido o papel das máquinas relativamente ao desemprego.
      [1]https://studentsforliberty.org/brazil/blog/maquinas-causam-desemprego-definitivamente-nao/

      Eliminar
  2. Olá Ana, parabéns pela tua publicação, gostei muito.
    Em Marketing de Serviço e agora na cadeira de Web Marketing, abordamos a forma como as novas gerações vieram mudar a comunicação, uma vez que deixam de acreditar tanto nos media, considerando mais fidedigno o que é dito nas redes sociais, o WOM e o feedback de outros clientes. A IA por mais vantagens que traga, acaba por mudar tudo isto, apesar dos Zoomers atualmente terem já uma grande capacidade para perceber o que é fake ou não, isto cria desconfiança em todas as gerações, o que me deixa com uma questão... Como é suposto comunicar e publicitar daqui para a frente, se não há confiança por parte dos clientes, se eles não conseguem perceber o que é verdadeiro ou falso? Sinto que isto vai trazer grandes problemas a nível do marketing.

    No que toca à questão do emprego, acredito que profissões menos qualificadas (como por exemplo secretária, fábricas, etc) em que não há muita interatividade com o cliente possam ser substituídas por IA, no entanto acredito que principalmente nos serviços isso seja mais difícil de introduzir pois os serviços vivem de interação humana, entre cliente e prestador, são experiencias. Acredito também que apesar de desaparecerem algumas profissões, surgirão muitos postos de trabalho em novas áreas principalmente no ramo da engenharia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana! A questão que levantas é pertinente. Atualmente os consumidores pretendem ter conteúdo credível e a IA poderá eventualmente levantar aqui algumas dúvidas. Quanto ao emprego concordo contigo. Algumas profissões poderão ser extintas, mas surgirão outras.

      Eliminar
  3. Olá, Ana! Apresentaste um tema muito interessante e que levanta, de facto, muitas questões sociais e éticas. Este tipo de situação tem sido cada vez mais comum, por exemplo, em Espanha, surgiu a primeira apresentadora de televisão criada por Inteligência Artificial- Alba Renai. Apresenta um reality show chamado “Sobreviventes” e é considerada uma influencer com já 7 mil seguidores no Instagram e mais de 14 mil no Tiktok. Já tem publicadas 110 fotos e vídeos não só de promoção ao programa, mas também sobre as suas viagens, dia-a-dia, etc.
    O canal Telecinco, criador desta nova apresentadora, apostou não só na criatividade ao ter utilizado tecnologia inovadora, como também captou a atenção de muitos espectadores. Para além dos espectadores habituais deste tipo de reality show, o canal conseguiu angariar mais público, principalmente jovens curiosos com esta inovação na televisão, querendo presenciar esta situação pioneira em Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor! Com o caso que apresentas podemos tirar duas conclusões: já esteve mais longe ter apresentadores através de IA e a população parece estar a aderir a este tipo de iniciativas. Veremos o que futuro da IA nos reserva.

      Eliminar