segunda-feira, 8 de abril de 2024

O User Generated Content da The Ordinary: quando o menos é mais!

A marca de cuidados para a pele que, muito sustentada pelos influencers e pelo advocate marketing, explodiu no TikTok! A conta oficial da marca no TikTok já conta com mais de 1 milhão e meio de seguidores. A The Ordinary é uma marca com tecnologias clínicas reconhecidas e eficazes, oferecidas a um preço justo e acompanhadas de um discurso transparente.

Pesquisas realizadas entre maio de 2020 e maio de 2021, revelam que a The Ordinary emergiu como a marca de skin care mais procurada no mundo, contando com um espetro de produtos que vai de soros a hidratantes compostos pelos ingredientes certos, desde ácido hialurônico a retinol.


O design dos seus produtos é bastante simples e a simplicidade pode ser acusada de culpada de todo este sucesso. A The Ordinary quer focar-se na proposta de valor central do seu produto, ignorando aquilo que seria mais visual e, supostamente, mais atrativo. Mas a realidade é que a simplicidade atraiu mais do que qualquer outra tentativa de identidade visual.

Assim, estes produtos procuram ser o mais transparentes possível, pois a marca acredita que os consumidores devem saber exatamente aquilo que estão a colocar na sua pele, tomando decisões conscientes sobre os químicos que estão a aplicar.

O minimalismo do design do produto físico transporta-se completamente para o digital, onde as redes sociais da marca vão ao encontro da transparência que se pretende.


A marca não quer vender a embalagem, mas sim aquilo que está dentro dela. Não existe esforço para nada chamar a atenção a não ser os compostos de cada um dos produtos. Sem sequer existir uma especificação de qual o tipo de pele adequado para cada um dos produtos. Mas então como vamos saber que precisamos mesmo daqueles produtos? O User Generated Content é a solução.

A sua estratégia de marketing vai muito além da sua embalagem e não podemos deixar passar o grande peso que a marca tem no mundo digital e como cresce mais e mais através dos seus próprios consumidores nas redes sociais. 


Entre milhões de vídeos, são eles que vão desmitificando os enigmas da marca. Os consumidores e influencers explicam como usam os produtos da The Ordinary e clarificam para que serve cada um dos diferentes compostos químicos que a marca utiliza nos seus produtos. No TikTok é criado uma espécie de arquivo educacional sobre a marca. 

Este conteúdo gerado por utilizadores - o User Generated Content - é diretamente utilizado pela marca para se afirmar ainda mais nas plataformas online e interagir com o seu público. A The Ordinary partilha os seus consumidores, pessoas reais que experienciaram os seus produtos, humanizando a marca e incentivando que outros utilizadores partilhem as suas experiências.


É também de destacar a estratégia de preços da The Ordinary que se centra principalmente na acessibilidade, um fator de grande sucesso para a marca. Na indústria de skin care vem a trazer algo controverso, diferenciando-se dos demais na medida em que destrói a ideia de que cuidados para a pele têm de ser dispendiosos para serem eficazes.

Simplicidade e transparência na embalagem, nas suas composições e nos seus preços. Este é um caso em que o menos é mais! 

Claro que as embalagens nos chamam a atenção e podem ser o ponto diferenciador para comprarmos ou não um produto, mas sem dúvida alguma que a The Ordinary conseguiu ser totalmente disruptiva. O seu minimalismo consegue ser ainda mais atrativo e estético do que qualquer design.

Na minha opinião, a simplicidade dos produtos, que quase me parecem "fármacos", traz ainda mais credibilidade a algo que deve possuir grande qualidade para aplicarmos na pele. 

Estes seriam designs comuns de antigos produtos de beleza:

À exceção da Nivea, só pela embalagem acho que conseguimos de imeadiato dizer que não são produtos muito recentes...

Parece-me que a The Ordinary veio a revolucionar completamente a indústria de skin care, mas este assunto daria muito mais tempo de conversa... O CeraVe e a Byoma, marcas que acredito também que se tentem enquadrar neste nova onda, aproveitando também as redes sociais para se fazer ouvir. 

Ainda assim, acho que nenhuma delas consegue ser tão simples quanto a The Ordinary! 

Conhecem mais algum caso? Acham que uma marca de cuidados para a pele traz mais credibilidade se desenhada desta forma? 😁

Fontes:

https://www.sephora.pt/ORDIN-HubPage.html

https://www.bigblue.co/blog/the-ordinary-viral-skincare-brand-with-over-1-3m-followers-on-tiktok

https://www.tiktok.com/@theordinary

https://www.bigblue.co/blog/the-ordinary-viral-skincare-brand-with-over-1-3m-followers-on-tiktok

https://303.london/blog/the-power-of-simplicity-how-the-ordinarys-marketing-captivated-millions/

https://www.havstrategy.com/marketing-strategy-the-ordinary/


2 comentários:

  1. Alô Ana, ótimo post como sempre!
    Num mundo com tanta informação e tanta coisas a acontecer ao mesmo tempo, simplicidade é tudo. Os packagings neutros e clean facilitam percepção da informação colocada nos mesmos e da a ideia de algo natural, mesmo que não seja.

    Já tinha ouvido falar desta marca através de amigas e vídeos no tiktok e no instagram de raparigas que sigo e admito que a minha vontade de adquirir estes produtos aumenta a cada dia.

    O UGC é um meio de comunicação pull pois a nova geração confia muito mais nos outros consumidores do que nos media, nas publicidades e cada vez confia menos nos influenceres, portanto o user generated content permite atingir mais eficazmente os consumidores e estabelecer um relação mais próxima com os mesmos. Já para não falar que é marketing gratuito para a empresa, é um earned media, pois a marca tem produtos realmente bons que do ponto de vista dos consumidores merece ser partilhado divulgado. É um tipo de comunicação muito credível.

    Outra marca que me vem à cabeça ao pensar neste tipo de conteudo é a Freshly Cosmetics, que não só tem produto de cuidado de pele, mas de corpo e cabelo. Inicialmente conheci a marca através de de uma influencer de alguma dimensão, mas depois comecei a ver cada vez mais videos e publicações com reviews e pessoas a mostrar o antes e depois e decidi experimentar. Até hoje não larguei a marca e partilho-a com todos os meus amigos!!

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    1. Olá Mariana! Obrigada pelo teu comentário :) Já uso The Ordinary, mas confesso que não conhecia a Freshly Cosmetics! Sendo que gostaste tanto dessa marca irei informar-me mais acerca dela... Estou sempre a tentar encontrar produtos cada vez melhores (e acessíveis) para cuidar da minha pele. Agradeço a partilha.

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