O marketing direcionado às crianças é essencialmente um jogo lúdico. No entanto, para alcançar os objetivos, é necessário seguir algumas dicas e evitar erros básicos, como explorar sensações negativas (como a necessidade de comprar rapidamente), hábitos prejudiciais (como o hiperconsumismo, o bullying etc) ou promover comparações com outros brinquedos que porventura a criança possa ter.
O ideal é investir em publicidade de produtos infantis – uma publicidade voltada ao adulto, o real capacitado para fazer escolhas a respeito de compras – e não em publicidade infantil – que é destinada às crianças.
Para além da publicidade de brinquedos, como plataforma de vídeo, verificamos empresas que faturaram 500 milhões de dólares por ano com royalties com conteúdo infantil. Tal conteúdo tem tamanho apelo que aderem ao mercado de produtos, como é o caso da febre Baby Shark, do Pink Fong.
O marketing de produtos para crianças exige uma abordagem ética e responsável, priorizando a mediação dos pais e o bem-estar infantil. É essencial que as campanhas sejam planejadas com cuidado, garantindo que sejam adequadas e respeitosas, considerando o impacto das estratégias persuasivas na vida das crianças.
Referências:
https://www.trustiu.com/pt/canal-de-youtube-de-kids-com-mais-de-12m-de-subs-a-venda-preco-37-945-468.html
https://www.youtubekids.com/search?q=baby+shark&hl=pt
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/237390-entenda-funciona-youtube-kids.htm
Olá Isabella! Acredito que, como mãe, estejas bastante próxima dessa forma de marketing. Sinceramente, é uma questão que me acaba por passar despercebida e que bom teres trazido um assunto assim diferente.
ResponderEliminarSem dúvida alguma que as crianças, por si só, podem ser um nicho difícil. Mas a resposabilidade social e ética atrelada ao marketing direcionado a crianças vem a aumentar a dificuldade em implementar corretamente determinadas campanhas.
Pelo o que entendi, o YouTube utiliza diretrizes rigorosas para regular os conteúdos o que me parece ser bastante positivo, tendo em conta que tudo isto pode impactar o desenvolvimento das crianças.
A combinação de oferta de controlo parental e marketing responsável não só protege os jovens, mas também apresenta uma oportunidade valiosa para as marcas se envolverem com as famílias, especialmente para pais sempre ocupados como nós.
ResponderEliminarAinda tenho algumas ressalvas com a plataforma no que diz respeito a algumas burlas nas sugestões de conteúdos para os miúdos, cabe a nós a fiscalização.