segunda-feira, 8 de abril de 2024

Youtube Kids - O Marketing Direcionado às Crianças

Com mais de 20 milhões de utilizadores semanais, o YouTube Kids firmou-se como uma aposta de sucesso do YouTube, especialmente durante a pandemia, oferecendo conteúdo audiovisual específico para crianças. Destinado a crianças dos 2 aos 12 anos, o YouTube Kids permite aos pais controlar o que seus filhos assistem e apresenta uma interface adaptada mais colorida e simplificada.





  
A publicidade na plataforma deve obedecer a diretrizes bastante específicas, sendo o YouTube conhecido por pagar pesadas multas por violação das mesmas. Para as marcas, é uma plataforma publicitária ideal para promover suas mensagens a toda a família, com forte potencial de conversão, o que justifica explorar as possibilidades para aumentar as vendas.

O marketing direcionado às crianças é essencialmente um jogo lúdico. No entanto, para alcançar os objetivos, é necessário seguir algumas dicas e evitar erros básicos, como explorar sensações negativas (como a necessidade de comprar rapidamente), hábitos prejudiciais (como o hiperconsumismo, o bullying etc) ou promover comparações com outros brinquedos que porventura a criança possa ter.
O ideal é investir em publicidade de produtos infantis – uma publicidade voltada ao adulto, o real capacitado para fazer escolhas a respeito de compras – e não em publicidade infantil – que é destinada às crianças.

Para além da publicidade de brinquedos, como plataforma de vídeo, verificamos empresas que faturaram 500 milhões de dólares por ano com royalties com conteúdo infantil. Tal conteúdo tem tamanho apelo que aderem ao mercado de produtos, como é o caso da febre Baby Shark, do Pink Fong.





O marketing de produtos para crianças exige uma abordagem ética e responsável, priorizando a mediação dos pais e o bem-estar infantil. É essencial que as campanhas sejam planejadas com cuidado, garantindo que sejam adequadas e respeitosas, considerando o impacto das estratégias persuasivas na vida das crianças.


Referências:
https://www.trustiu.com/pt/canal-de-youtube-de-kids-com-mais-de-12m-de-subs-a-venda-preco-37-945-468.html
https://www.youtubekids.com/search?q=baby+shark&hl=pt
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/237390-entenda-funciona-youtube-kids.htm

2 comentários:

  1. Olá Isabella! Acredito que, como mãe, estejas bastante próxima dessa forma de marketing. Sinceramente, é uma questão que me acaba por passar despercebida e que bom teres trazido um assunto assim diferente.

    Sem dúvida alguma que as crianças, por si só, podem ser um nicho difícil. Mas a resposabilidade social e ética atrelada ao marketing direcionado a crianças vem a aumentar a dificuldade em implementar corretamente determinadas campanhas.

    Pelo o que entendi, o YouTube utiliza diretrizes rigorosas para regular os conteúdos o que me parece ser bastante positivo, tendo em conta que tudo isto pode impactar o desenvolvimento das crianças.

    ResponderEliminar
  2. A combinação de oferta de controlo parental e marketing responsável não só protege os jovens, mas também apresenta uma oportunidade valiosa para as marcas se envolverem com as famílias, especialmente para pais sempre ocupados como nós.
    Ainda tenho algumas ressalvas com a plataforma no que diz respeito a algumas burlas nas sugestões de conteúdos para os miúdos, cabe a nós a fiscalização.

    ResponderEliminar