sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Tempestades passam. O amor permanece”

O Dia da Mãe está a aproximar-se e as marcas já começam a partilhar as suas publicidades relativas a este dia. Muitas delas em forma de storytelling, como é o caso do Boticário.


O Boticário lançou recentemente a sua publicidade do Dia da Mãe, com a mensagem “Tempestades passam. O amor permanece”. Para a marca, “Nenhum desafio é maior que o amor de mãe. Na maternidade as fases mudam, mas o amor permanece.”


Esta publicidade retrata os desafios reais de educar um filho, nomeadamente na adolescência, e que apesar da tempestade uma mãe está sempre presente quando o filho precisa. A mensagem transmitida pelo Boticário é profunda e forte, e é impossível ficar indiferente, mesmo para quem não tem filhos(as).

Além dos vídeos partilhados neste post, o Boticário publicou no Youtube pequenos vídeos relacionados com o Dia da Mãe, sendo um deles com a sugestão de presente a oferecer às mães, a fragância Lily.


Normalmente nas épocas festivas, as marcas associam-se às storytelling para publicitarem os seus produtos. O objetivo é transmitir mensagens importantes e atuais criando assim, uma ligação de aproximação, bem como atrair a atenção dos seus consumidores. Se o Boticário fizesse uma simples publicidade do seu perfume não atrairia tantas pessoas, como com o storytelling. Num mundo em como o que vivemos, onde no dia-a-dia não há tempo para nada, este tipo de publicidade vem quase como um alerta. Faz-nos pensar e refletir sobre o que se passa à nossa volta, e até mesmo com os nossos comportamentos. Por vezes, estamos tão envolvidos no stress do dia-a-dia que nos esquecemos de quem está sempre lá e que poderá precisar de nós, ou que apenas pretende saber como estamos.

E tu, consideras que os storytellings funcionam quase como um "choque" de realidade?

E porque o Dia da Mãe é todos os dias, Feliz Dia da Mãe!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá Ana,
    A campanha do Boticário para o Dia da Mãe é comovente e genuína, ao abordar a fase da adolescência dos filhos, aquele período marcado por inseguranças, angústias e desentendimentos, a mensagem é clara: "Tempestades passam. O amor permanece."
    Aconselho, também, o seguinte vídeo "AS TEMPESTADES PASSAM, O AMOR PERMANECE: OS TESTEMUNHOS DE MÃES E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA": https://youtu.be/WsADan71c0I
    Os testemunhos apresentados, tanto das mães quanto dos filhos, adicionam uma camada de autenticidade à mensagem, tornando-a ainda mais poderosa. A estratégia de utilizar storytelling é eficaz, pois não apenas promove os produtos da marca, mas também estabelece uma conexão emocional com o público-alvo, especialmente as mães que enfrentam essa fase delicada com seus filhos.

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  3. Olá Ana, agradeço desde já a tua partilha tão simbólica e emotiva. Este curta-metragem promovida pela Boticário, a maior produção da história da marca, retrata de forma sensível e cheia de emoção os conflitos típicos dessa fase da maternidade.
    A utilização de storytelling torna-se uma ferramenta poderosa para inspirar, motivar e influenciar mudanças positivas nas pessoas. Ao compartilhar histórias que evidenciem desafios superados, conquistas alcançadas e transformações pessoais, desperta a esperança, a determinação e a vontade de mudança no público.
    Já em 2022, a Boticário lançou a campanha #MaternidadeSemJulgamentos, com o seguinte mote: “Vamos parar os julgamentos e espalhar mais amor e acolhimento a todas as mães do Brasil”. O vídeo da campanha foi exibido na TV e nas redes sociais, e teve imensas visualizações e partilhas.
    Esta curta-metragem contava uma pequena história em que uma mãe seria julgada em tribunal por várias condutas menos corretas enquanto mãe: não conseguiu amamentar, não criou rotina para a criança, trabalhou demais e passou pouco tempo com a filha entre outras. Estas acusações foram proferidas por uma promotora que é a própria mãe.
    Por fim, quando todo júri presente e possivelmente muitas clientes da marca já estão em prantos, a filha dela, que é a juíza, absolve-a.
    Embora a campanha tivesse sido criticada por algumas mães, a marca conseguiu um alcance enorme e destacou-se num momento de muita concorrência com uma campanha storytelling.

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  4. Olá Ana!! Sou grande fã da abordagem dos storytellings. Acho que resultam sempre em um registo muito bonito e que me acaba por comover! Pelo menos comigo esta esratégia resulta muito bem.

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