Há 20 que a Dove é conhecida por promover campanhas de diversidade e aceitação do corpo. A nova campanha, realizada recentemente, centra-se especificamente no impacto que a Inteligência Artificial (IA) tem na definição e perceção de beleza.
A campanha visa alterar a representação das mulheres geradas pela tecnologia que, por vezes, refletem estereótipos sociais. O lançamento da campanha, apelidada “The Dove Code”, foi realizada para 33 mil participantes em 20 países diferentes, verificando-se que uma em cada três mulheres está sob constante pressão no que respeita a alteração da aparência por consequência de padrões de estética definidos pela tecnologia.
Após o seu lançamento e estudo realizado aos participantes, constatou-se que 2 em cada 3 mulheres prescindiram de um ano das suas vida para alcançar o padrão de beleza ideal. Atualmente, as mulheres estão 2 vezes mais propensas em priorizar a beleza em consequência da IA, comparativamente há duas décadas. E, por último, 9 em cada 10 mulheres, acredita que a verdadeira definição de beleza é sermos autênticas, sermos nós mesmas e aceitar as nossas imperfeições.
Dentro da mesma campanha, existe o chamado “código” que tem como principal foco, analisar o efeito que as imagens geradas por IA têm sobre a beleza. Deste modo, a marca assume o compromisso de não utilizar as imagens de IA para criar ou distorcer as imagens de mulheres.
Constataram ainda, que a IA não consegue captar a verdadeira definição de beleza no sentido humano, uma vez que apenas se limita a representá-la da maneira como a descrevemos. Assim, a marca está empenhada em reformular a definição de beleza no mundo da IA no futuro.
É possível ainda ter acesso a um guia que estabelece novos padrões digitais que representam a beleza, oferecendo igualmente dicas sobre como criar imagens que reflitam a verdadeira diversidade da beleza.
Desta forma, a Dove aborda questões pertinentes relacionadas à representação da beleza e a influência que a tecnologia tem em cada um de nós. Ao priorizar a redefinição dos padrões de beleza gerados pela IA, promove-se uma mensagem de autenticidade e aceitação, estimulando as mulheres a valorizarem-se porque aquilo que são, em vez de se compararem com padrões irreais.
Acredito que a marca tem uma iniciativa bastante positiva, uma vez que impulsiona uma visão mais inclusiva e realista de beleza. E vocês que acham desta nova campanha?
Fontes:
Dove
desafia padrões de beleza impostos pela IA (meioemensagem.com.br)
A beleza
na era da IA | Beleza Real (dove.com)
O
Estado Real da Beleza | Beleza Real (dove.com)
Dove
promete não usar imagens geradas por IA pela representação da beleza real –
Marketeer (sapo.pt)
Olá Inês achei o teu post muito interessante e pertinente visto estarmos numa sociedade em que os padrões de beleza e valores sociais estão a mudar e o empoderamento da Mulher tornou-se uma realidade patente.
ResponderEliminarPor outro lado, e de destacar que o Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgou dados alarmantes sobre o aumento da incidência dos transtornos mentais em todo o mundo, com aumento superior a 25% de novos casos de depressão e ansiedade.
A Dove desta forma continua alinhada com a sua visão em que garante ‘’acreditar em um mundo onde a beleza é fonte de confiança, e não de ansiedade, estando numa missão para ajudar a próxima geração de mulheres a desenvolver uma relação mais positiva com a forma como se vêm, ajudando-as a aumentar sua autoestima e reconhecer todo seu potencial.’’ in ensorialbr.com/dove-marketing-de-oportunidade-e-valorizacao-da-mulher/.
Obrigada pela partilha!
Olá Inês! Mais um ótimo post. A Dove toca num ponto essencial. A IA pode criar uma beleza completamente irrealista, da qual mesmo que saibamos que é irreal podemos cair na tentação de nos compararmos! É importante que as marcas, com poder de fala, procurem desmitificar estas questões.
ResponderEliminarHá uns tempos existiu uma polémica com os filtos do tiktok e instagram, porque eles alteravam completamente as nossas feições, criando novamente um ideia falta de padrões de beleza. Deixo um link de um artigo que fala um bocadinho mais a fundo sobre esta questão:
https://capricho.abril.com.br/beleza/filtro-da-beleza-irreal-e-polemico-do-tiktok-reforca-padroes-de-beleza/
Gosto dos posts que nos convidam a olhar para a tela que esconde um cofre, mas afinal qual é o padrão de beleza ideal? 1 em cada 3 mulheres sente a pressão de modificar a sua aparência devido ao que vê online, mesmo sabendo que se tratam de imagens manipuladas ou geradas através de IA. O surgimento da IA constitui uma das maiores ameaças à beleza real dos últimos 20 anos, o que significa que a representação natural é mais importante do que nunca. As campanhas de marketing da Dove emocionam sempre.
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