terça-feira, 8 de abril de 2025

O Enoturismo em Portugal sobreviveria sem o Marketing Digital?

Sim, mas não seria a mesma coisa. Cada vez mais, a comunicação de produtos e serviços depende dos meios digitais, e o Enoturismo não é exceção. Na verdade, pode-se afirmar que o Enoturismo é um exemplo paradigmático do impacto do marketing digital. Sem a comunicação digital, o Enoturismo estaria restrito à oferta dos grandes grupos hoteleiros e dos maiores produtores de vinho.

No entanto, hoje, ao somarmos toda a oferta de Enoturismo em Portugal, observamos que a combinação de pequenos produtores, parceiros de experiências e pequenas unidades hoteleiras já ultrapassa a oferta dos grandes grupos. Diversos nichos têm surgido, e disponibilizam novas opções para o mercado do turismo. O consumidor, agora, tem acesso a experiências que antes estavam fora do alcance da maioria.

No Enoturismo, a oferta é variada: desde alojamento, passeios pelas vinhas, participação nas atividades vitivinícolas até provas de vinho.

A combinação da comunicação digital com o desejo do consumidor por novas experiências, muitas delas fora das grandes cidades, tem impulsionado o crescimento do mercado de Enoturismo, ano após ano. Diversos estudos e notícias associam diretamente o crescimento deste setor ao marketing digital.

No Enoturismo, a comunicação do marketing digital pode assumir várias formas, desde uma simples página online do fornecedor (site, Instagram, TikTok), onde são partilhadas histórias sobre o Enoturismo, como as narrativas de famílias de produtores de vinho, algumas com várias gerações de história até testemunhos de influenciadores. Qualquer iniciativa digital individual não só comunica o serviço ou produto, como também promove o Enoturismo daquela região, ou até do país, que tem vindo a atrair cada vez mais portugueses e turistas estrangeiros.

É claro que as OTAs (Agências de Viagens Online) desempenham um papel crucial neste processo, facilitando a credibilidade da escolha do consumidor. A compra numa plataforma online transmite uma sensação de segurança, e os comentários deixados por outros consumidores reforçam essa confiança.


exemplos da comunicação digital dos nichos:

https://www.instagram.com/liliveloso/reel/DFHB95wNoFD/

https://donamatilde.pt/pt/

https://www.l-and.com/

https://www.quintadesaobernardo.com/

https://arvad.pt/en/

Fontes:

https://bibliotecadigital.ipb.pt/entities/publication/334171d5-7066-4c01-84ce-2ac05b5fab48

https://etoh.agency/pt/por-que-o-enoturismo-deve-considerar-o-marketing-digital/

https://aspectosdovinho.com/o-enoturismo-global-devera-crescer-13-ate-2034/

https://www.publico.pt/2024/11/26/terroir/noticia/enoturismo-crescer-storytelling-licoes-jornadas-enoturismo-2113429


3 comentários:

  1. Olá Francisca, muito bom Post! A realidade é que sem o Marketing digital muitas ofertas autênticas de Enoturismo estariam fora do conhecimento da maioria dos consumidores. Sem o marketing e a forte presença digital o espaço seria dominado apenas por grandes grupos, o que tornaria o espaço muito mais concentrado e com muito menor variedade de oferta. Atualmente, através de um scroll no Instagram ou Facebook, ou até mesmo no TikTok, é possível dar visibilidade a muitas histórias e tradições, permitindo que Portugal expanda o seu mercado e se torne cada vez mais num exemplo forte de Enoturismo. Podemos considerar que o Marketing Digital é um impulsionador de muitos negócios e mercados, o que torna a oferta muito mais competitiva e saudável.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que quando comecei a ler e já vi a resposta pensei: "Mas já deu a resposta da pergunta no início do artigo?! Mas ao continuar lendo percebi que a principal questão é "quão grande foi o impacto do marketing digital no enoturismo?" O marketing digital conseguiu e consegue transmitir o encantamento do enoturismo para o mundo. A possibilidade de compartilhar vídeos, reels e projeções com realidade virtual das vinículas portuguesas, através das plataformas que nos permite ajustar a entrega para o publico alvo e segmentação que desejamos, atrai cada vez mais não só turistas, como investidores de todo o mundo. Essa relação de confiança que a Francisca descreveu também se dá pela formação de "vínculo" entre a empresa e seus clientes, o responder os feedbacks de clientes no Google, interagir com o público com caixinhas de perguntas nas redes sociais, trazem uma aproximação e humanização, assim como transmite que a empresa se importa com a expectativa e experiência do cliente.

    ResponderEliminar
  3. Sem marketing digital, o enoturismo em Portugal teria muito menos visibilidade e alcance

    ResponderEliminar